terça-feira, 12 de abril de 2016

ESPETÁCULO PAIXÃO DE CRISTO FOI APRESENTADO EM LAURO DE FREITAS


O fim de semana em Lauro de Freitas foi recheado com a apresentação de um dos mais importantes eventos das artes cênicas baianas, a Paixão de Cristo, que foi realizado na sua 18ª edição, na arena montada na Praça da Matriz, nos dias 9 e 10 de abril. Com as arquibancadas lotadas, o espetáculo foi apresentado para cerca de 6 mil pessoas durante os dois dias, mesmo acontecendo duas semanas após a Semana Santa. Isso porque o sucesso do espetáculo está nas inovações que a direção artística de Duzinho Nery propões a cada ano.


A Primeira Dama da cidade Drª Adriana Paiva assistiu o espetáculo com a sua família.

O espetáculo que iniciou com um texto marcante de Jesus dialogando com os apóstolos sobre o que iria acontecer consigo. Seus sofrimentos, suas angustias, sua traição e por fim sua humilhante morte numa cruz. E de forma espetacular surge a imagem do Cristo crucificado no calvário simultaneamente, sendo que o ator que dialogava com os apóstolos foi Victor Kizza e o crucificado na abertura, foi o coreógrafo e bailarino Deivison Antunes, que também assinou todas as coreografias da montagem.

Jesus Cristo dialogando com os seus apóstolos

Em seguida, Jesus enfatiza a importância do diálogo com a sociedade sobre o respeito as crianças e a inclusão das pessoas portadoras de deficiências, cena onde os apóstolos no momento em que impossibilitam a aproximação das crianças, são conscientizados pelo mestre, que diz: "Deixai vir a mim a crianças e os puros de coração, pois deles é o reino de Deus".

Jesus Cristo carrega uma criança, simbolo da pureza que todos devem ter

As cenas "pagãs" da época de Cristo também foram inseridas no contexto e de forma enfática, com muita sensualidade e ousadia, levando o público ao delírio. Demonstrada na cena na entrada de Salomé (Marcela Reis), carregada numa liteira por soldados e da Pecadora Pública (Alessandra Budihna), que dançou com a música Luxúria, de Isabella Taviani. Mesmo logo depois de ser perdoada por Jesus, após se livrar do apedrejamento em praça pública.

Marcela Reis interpretou Salomé

O espetáculo foi bastante enxuto, logo após a entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, praticamente inciou o julgamento, óbvio depois da cena de conspiração das Sacerdotizas (Eliz Moreno, Joelma Luz, Lila Luz e Ruth Marinho) e dos Fariseus (Alan Nery, Luide Prins, Ruan Almeida e Sheila Dias) e da Compra de Judas (Gustavo Busson). 

Jesus Cristo (Kizza), na Entrada Triunfal em Jerusalém

O sinédrio comandado por Caifás interpretado pelo experiente ator Júlio César Mello, foi um show a parte, juntamente com o tetrarca da Galiléia, o rei Heródes (Luide Prins) e em seguida onde culminou a condenação de Jesus, quando o Governador Pôncio Pilatos (Roberto Sheyps), lava as mãos e o entrega para ser crucificado.

Julgamento de Jesus no Sinédrio por Caifás, interpretado por Julio César Mello

Antecedendo a cena da Crucificação, tem a forca de Judas Iscariotes, o traidor. Onde o Demônio (Alan Nery) junto com a sua legião, aparece de forma apoteótica, com direito a coreografia com efeitos pirofágicos, e para ratificar a forca, surge um texto arrebatador de arrependimento do apóstolo que entregou Jesus com um beijo. 

Alan Nery interpretando Satanás e a sua legião de demônios

Logo em seguida, tem a cena emocionante da crucificação, onde Jesus é retirado da cruz e colocado nos braços da sua mãe Maria (Cissa Brito), numa bela imagem do "Pietá", quando os apóstolos recebem o corpo de Jesus e colocam no sepulcro, sob a trilha sonora cantada ao vivo por Lucas Ferreira.

Jesus crucificado no Calvário

A peça finaliza com a ressurreição, onde em seguida Maria Madalena (Alessandra Budihna) vai visitar o sepulcro e não encontra o corpo de Jesus e se desespera, mas o próprio Cristo aparace até a ela e pede anunciar para que todos vão a Galiléia e assim finaliza um espetáculo belo que merece ser visto todo ano, porque nunca se repete, sempre tem novidades que emocionam o público.


Os belos figurinos dos personagens principais foram assinados por Luis Claudio de Vasconcelos, que também caprichou nos adereços.

O figurinista do espetáculo Luis Claudio de Vasconcelos

Vejam outras fotos do espetáculo, créditos de Viviane Sales.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.