sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Governador e prefeito entregam chaves de Salvador ao Rei Momo

O Rei Momo e o governador Rui Costa
O governador Rui Costa abriu oficialmente o carnaval de Salvador, nesta quinta-feira (12/2), ao lado do prefeito da cidade, ACM. Neto.
“Que a paz e a harmonia sejam as marcas deste Carnaval", disse Rui Costa, no Campo Grande, logo após participar, ao lado do prefeito da capital, da entrega da chave simbólica da cidade ao Rei Momo.
“A preocupação principal do governo é com o bem-estar das pessoas e trabalhamos para isso. Peço agora que todos façam sua parte para evitar a violência. Que a alegria impere", sugeriu.
Rui foi saudado pelos músicos Luiz Caldas, o grande homenageado da festa, e por Bell Marques. “É bom ver o Carnaval da Bahia valorizar suas origens", comemorou o ex-vocalista do Chiclete.
Luiz Caldas, criador da Axé Music, disse que é uma honra ser a primeira atração no circuito do Campo Grande. “Enche meu coração de alegria, porque a gente conseguiu criar um gênero musical que é baiano. Quando eu subia no trio, a gente utilizava o ritmo pernambucano, que é o frevo, o ritmo paraibano, que é o galope. Eu sentia a necessidade não só de pular, mas de dançar também, [por isso] eu trouxe essa música”.  
Segundo o secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, “o Carnaval 2015 dá continuidade a uma tendência que o Governo do Estado vem construindo, de reforçar o Carnaval Pipoca, que é muito mais democrático”. Pelegrino informou que o Governo do Estado investiu R$ 70 milhões na festa, patrocinando a festa em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Barreiras, Rio de Contas, Maragogipe e outras cidades no interior do estado.
O Rei Momo Alan Nery pediu a todos que se divirtam à exaustão, celebrando a festa mais importante da cidade. “São 30 anos de Axé Music, que maravilha! Espero que venham mais 30, 60 anos e com essa celebração com todos os artistas da terra. Estou muito feliz em poder participar disso”, salientou. Ele ainda deu um conselho aos foliões: “A onda é curtir com moderação, com respeito ao próximo, à diversidade, à sexualidade, a tudo, porque o Carnaval da Bahia é isso.”

O prefeito ACM Neto acrescentou que esse, certamente, será o melhor dos carnavais. “Gosto e conheço essa folia. Participo da folia desde criança, mas, é claro, que agora com a responsabilidade de prefeito, fico mais focado no trabalho. Há uma tendência cada vez maior do Carnaval da pipoca, democrático, e é essa a marca que quero deixar: a do Carnaval onde as pessoas puderam ir pra rua, tiveram condições de curtir a festa com toda a alegria”, disse.
 
Neto destacou ainda que espera que os milhares de baianos e turistas que curtirão as festas de rua o façam lembrando que esse é um momento de confraternização. “Vamos receber cerca de 700 mil visitantes, que se somam a quase um 1,5 milhão de baianos. Aqui tem diversão para todo mundo, para todos os gostos e idades, então eu convido a todos para virem para a rua, com tranquilidade, animação e moderação também. É importante que esse seja um momento de paz, de confraternização”, observou.

Com presença de Rui, prefeito entrega chave da cidade para Rei Momo


As chaves da cidade foram entregues na noite desta quinta-feira (12) pelo prefeito ACM Neto para o Rei Momo, no Campo Grande.  Alan Nery, 25 anos e 120 kg, é o Rei Momo deste ano. O governador Rui Costa e a cantora Daniela Mercury estavam presentes na abertura oficial da folia.

A cerimônia aconteceu no Camarote Oficial da Prefeitura, no Campo Grande. Luiz Caldas depois se apresentou com a música "Fricote", marco inicial da axé music, que comemora 30 anos e é homenageada pela folia este ano.
Em coletiva, o prefeito agradeceu Daniela Mercury por voltar ao circuito Osmar depois de anos de festa e lembrou que ela foi uma das pioneiras no circuito Dodô. Daniela disse que está emocionada em voltar ao Campo Grande e voltou a lembrar que "amanhã tem maldição na Barra" - brincadeira com a sexta-feira 13 e sua personagem para esse ano, a Rainha Má.