quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bancada do PMDB na Câmara indica Leonardo Quintão como novo líder

09/12/2015 11h38 - Atualizado em 09/12/2015 12h06

Bancada do PMDB na Câmara indica Leonardo Quintão como novo líder

Leonardo Picciani ainda tenta coletar assinaturas para reverter situação.
Ala está descontente com a proximidade do peemedebista com o governo.

Parte da bancada do PMDB na Câmara protocolou nesta quarta-feira (9) a indicação do deputado Leonardo Quintão (MG) para ser o novo líder do partido, em substituição ao deputado Leonardo Picciani (RJ), que se isolou de partes da sigla ao se aproximar do Palácio do Planalto. A troca é automática, já que todas as assinaturas foram validadas pela Câmara.
O documento protocolado pela ala dissidente do PMDB tem a assinatura de 35 deputados peemedebistas, o que representa mais da metade da bancada, que possui 66 deputados.
No entanto, o atual líder do PMDB se articula para coletar assinaturas suficientes para permanecer no cargo. Ele conta com a volta de dois deputados licenciados, que atualmente atuam como secretários estaduais no governo do Rio de Janeiro: Marco Antônio Cabral e Pedro Paulo.
Segundo o deputado Lúcio Vieira Lima (BA), que liderou a coleta de assinaturas, dois fatos mais recentes contribuíram para o desejo de substituir Picciani. O primeiro, disse, foi não ter consultado os integrantes da bancada para indicar os nomes da comissão especial que analisará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Picciani indicou nomes considerados mais moderados, o que desagradou a ala dissidente dentro do PMDB favorável ao impedimento da petista.
O segundo motivo, ainda de acordo com Vieira Lima, foi Picciani ter comentado de “forma deselegante” a carta escrita pelo vice-presidente da República, Michel Temer, à presidente Dilma em que relata uma série de episódios que demonstrariam a falta de confiança da petista nele.
Picciani chegou a dizer que considerava que a carta revelava que o vice não tinha interesse no “fortalecimento da bancada”.
Fernanda CalgaroDo G1, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.