quinta-feira, 13 de agosto de 2015

“QUEM SOU EU PARA JULGAR” DECLARAÇÕES DO PAPA FRANCISCO CONSIDERADA PROL LGBT VIRA BANDEIRA DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA EM PARADA GAY.

A campanha divulgando a 9ª Parada Gay de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador sugere aos católicos e a população em geral que antes de atacar um LGBT, faça autocrítica. Se não tiver pecado, atire a primeira pedra.

Alan Nery, o prefeito de Lauro de Freitas Dr. Márcio Paiva, o Padrinho da Parada Gay em 2014 Duzinho Nery, Djair de Deus (Pirikito) e a Princesa Drag 2014, o ator transformista Valerie O´harah 


Lauro de Freitas, Bahia, 13 de agosto de 2015 – Da assessoria.


Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, deve receber milhares de pessoas da região para celebrar a diversidade por ocasião da realização da 9ª Parada do Orgulho Gay domingo, 16 , a partir das 14h, na Avenida Beira Rio, paralela à Estrada do Coco. A programação que segue até as 20h consta Djs, Banda Topera e a cantora Elaine Fernandes e banda M18 como principais atrações.

O Trio Super D, arrastando multidão na Parada Gay de 2014, no Portal Beira Rio

Para celebrar a diversidade a organização escolheu este ano como tema a expressão: “Quem sou eu para julgar”, que já esta sendo divulgada por meio de cartazes e folhetos, como mote da Parada Gay.  A frase destina-se aos católicos baianos e população em geral e foi baseada em uma declaração do Papa Francisco feita em julho de 2013. Ao se referir aos homossexuais e a relação com a igreja católica o pontífice declarou 'Se um gay busca Deus, quem sou eu para julgar', na época a frase causou muita polemica entre os setores conservadores da Igreja Católica, entretanto foi recebida pelos homossexuais como alívio e abertura das portas da Igreja para aqueles que sofriam entre a fé e sua orientação sexual.  

A divulgação da mensagem por meio da campanha tem endereço certo. Destina-se aos católicos e aos demais cristãos sugerindo seguir o exemplo do pontífice,  assim, antes de atacar a honra e dignidade de um gay, lésbica, travesti ou pessoa transexual com base na sua orientação sexual, faça auto crítica e se não tiver pecado, atire a primeira pedra. De acordo com Duzinho Nery, que compõe a organização do evento a campanha não tem finalidade de provocação. “ O que queremos é que cada um viva e deixe o outro viver em paz” disse.  O ativista cita como exemplo a situação seguinte. “Um pai ou mãe aceita que um filho, adultere um documento, uma carteira de estudante, um diploma de conclusão de curso para conseguir um emprego, mas não aceita que a vizinha tenha um filho gay” desabafou informando ainda que na cabeça de pessoas como estas isto não seria um crime, mas ser homossexual sim.

Duzinho Nery entre os homenageados da IX Parada Gay de Lauro de Freitas 2015, o presidente do GGB (Grupo Gay da Bahia) Marcelo Cerqueira e o Decano do Movimento LGBT Luiz Mott.

O evento este ano rende homenagens aos artistas engajados e ativistas que atuam na defesa dos direitos da categoria, que de acordo com a organização, ainda sofrem vitimas das mais variadas expressões do preconceito, como homofobia, lésbofobia e transfobia. A cantora baiana Elaine Fernandes recebe faixa de madrinha da IX parada, a modelo Tina Nunes, princesa do carnaval de Salvador em 2015, recebe faixa de princesa e na categoria de ativismo Luiz Mott e Marcelo Cerqueira recebem homenagens especiais. 

Conhecido como decano Luiz Mott é fundador e atual presidente de honra do Grupo Gay da Bahia (GGB), étnico -historiador professor aposentado titular de Antropologia na Universidade Federal da Bahia, um destacado ativista brasileiro em favor dos direitos dos civis da categoria, conheça a história do agraciado.

Paulistano filho da escritora Odete de Barros Mott e do italiano Leone Mott , após formar-se em sociologia pela Universidade em uma universidade francesa, lecionar na Unicamp em São Paulo, foi convidado pela professora Consuelo Ponde de Senna, para assumir a cadeira de professor na UFBA no inicio dos anos oitenta. Na Bahia, andando na Barra com seu então namorando, um jovem sociólogo, Mott foi agredido com socos e chamamentos ultrajantes  por um homem que passava pelo calçadão do Farol.

Diante da situação violenta o professor decidiu  fundar o Grupo Gay da Bahia, publicando um anúncio no jornal Lampião da Esquina, convidando as bichas da Bahia a “rodar a baiana”, foi assim que nasceu o GGB em 28 de fevereiro de 1980, hoje com 35 anos de fundação. Por mais de duas décadas o GGB e Luiz Mott enfrentou sozinho o estigma da Aids e o preconceito contra os homossexuais. Luiz Mott foi o autor do primeiro folheto de prevenção ao HIV/Aids junto aos gays e também protagonizou a primeira pichação pública contra o preconceito com as frases “ cheguei sou gay”.

Na categoria ativismo Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB). Cerqueira foi um dos incentivadores da criação do movimento lgbt na cidade, teve intensa participação da realização da I Parada Gay de Lauro realizada na Orla de Ipitanga em 10 de setembro de 2006 e ainda incentivo à criação do grupo gay local. Ainda atuou como Diretor do Departamento de Gestão Ambiental e Coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atenção Especializada (SAE) da prefeitura municipal.  

Dr. Emanuel Carvalho, Padrinho da IX Parada Gay de Lauro de Freitas 

As homenagens seguem reconhecendo parceiros da causa na cidade. O médico Dr. Emanuel Carvalho ex-vereador e atual subsecretário da Secretaria Municipal de Saúde será o padrinho. E tem mais honrarias, na sequência, Silvana Paranhos a rainha e Claudio Falcão, que foi escolhida a princesa-drag para animarem o trio oficial durante o percurso.

A madrinha da Parada Gay 2015, a cantora Elaine Fernandes

Durante o evento será realizada atividades de prevenção e promoção à saúde como distribuição de folhetos educativos e preservativos masculinos. A 9ª Parada Gay é uma realização da Comissão de Gays de Lauro de Freitas e conta com apoio da Prefeitura Municipal, da Arte Gay e do Fórum Baiano LGBT.

SERVIÇO:
O que: 9ª Parada do Orgulho Gay de Lauro de Freitas;
Quando: domingo,  16 de Agosto;
Horário: 14h às 20h;
Concentração: Estrada do Coco, proximidades da Loja Mega Insinuante.

Telefone de contato: (71) 9183-3194 - Djair de Deus (Pirikito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.