segunda-feira, 20 de outubro de 2014

FIT BAHIA 2014 - 8ª EDIÇÃO DO FESTIVAL NACIONAL IPITANGA DE TEATRO - DE 22 A 29 DE NOVEMBRO EM LAURO DE FREITAS - BA


OPORTUNIDADE DE APRENDER - CONHEÇA O SUFIXO "ISMO" E "DADE"



O sufixo “ismo” vem do grego e indica uma ideologia, um sistema a ser seguido, algo consolidado como regra ou, que se acredita ser uma regra. Ex: positivismo, cristianismo, helenismo, jornalismo e etc., O "ismo", designa um conjunto de crenças ou doutrinas de um determinado grupo, ex: escolar, religioso, filosófico, teatral, político e musical.


Na medicina indica patologia, doença. Isso confunde e leva a uma analogia já que a própria raiz 'vocabólica' condena. Alguns no que tange a religião compreendem errado. 
Essa confusão também atinge esferas da sociedade: Homossexualismo. Para a Medicina o termo deixou de ser tratado como patologia por volta de 1985 e muda para "homossexualidade", o sufixo "dade" é adicionado, significando "modo de ser", comportamento.

O sufixo “-dade” é acrescido a adjetivos para formar substantivos que expressam: estado, situação ou quantidade, ex: “igual+dade = igualdade”, “leal+dade = lealdade”, “mal+dade = maldade”, etc. 
Ao receber tal sufixo, adjetivos terminados em “-az”, “-iz”, “-oz” e “-vel” reassumem a forma latina, uma das quais é “-bil”. Assim, o adjetivo “amável” forma o substantivo que a ele se refere retomando a forma que tinha no latim: “amabile”, sem o “e” final: “amabil-“. Soma-se a ele o sufixo “-dade”, desta forma: “amabil + idade = amabilidade”. 
O sufixo “-dade” no exemplo de “amabil-i-dade” é acrescida vogal de ligação por motivo de eufonia e facilidade de pronúncia. Então temos o sufixo “-dade”, como em “bondade” e “-idade”, como em “volatilidade”.
São muitos os substantivos formados a partir da forma latina do adjetivo correspondente, que indicam estado ou situação empregados de forma adequada:
- “O presidente foi tratado com muita amabilidade pelo anfitrião” – “Amabilidade”: condição de amável. 
- “No debate, discutiu-se a invariabilidade do advérbio” – “Invariabilidade”: condição ou estado de invariável. 
- “Deficientes enfrentam problemas, como falta de acessibilidade e desrespeito” – “Acessibilidade”: condição de acessível. 
- “As medidas contribuirão para dar sustentabilidade à extração da castanha” – “Sustentabilidade”: condição de sustentável. 
Hoje é comum a inadequação do emprego dos substantivos assim formados. O problema aumenta na razão direta da proliferação de nomes que contêm o sufixo “-idade” por confusão com nomes correlatos:
- “Composições receberam melhorias de confortabilidade e condições de acesso” – O correto é “conforto”. 
- “Isso foi feito para evitar certa irritabilidade na população” – O correto é “irritação”. 
- “Vamos verificar a condição de habitabilidade do imóvel” – O correto é “habitação”. 
Nos três exemplos não existe o traço condição ou estado, não cabe o substantivo terminado em “-idade”. Faz-se necessário, antes de empregar substantivos com o sufixo considerado, vermos se o sentido tem a ver com “condição” ou “estado”
É raro o neologismo em religião com sufixo "dade", mas temos "cristandade" que quer dizer: Conjunto de povos ou países cristãos. No sentido específico, esta palavra representa uma corrente de pensamento. A palavra cristandade foi usada na Idade Média para distinguir os cristão ocidentais europeus mais "puros" daqueles do outro lado do mundo, mais "sujos", que poderiam ser remidos pelo sangue de cristo. Embora não tenha hoje uma conotação negativa, muitos cristãos não aceitam essa palavra, pois acreditam que ela está revestida de práticas totalmente corrompidas.

Resumo: - o sufixo "dade" caracteriza individuo e o sufixo "ismo" grupo, sistemas de crenças. Fazer parte de um desses "ismo" não é ser doente, mas infelizmente só no papel, já que estar comungando de muitos credos atuais ou milenares, é estar adorando o deus do fundamentalismo e
Sobre o sufixo "ismo" seria prudente dizer que representa a idéia de "movimento constante em torno de... Assim isentamos qualquer julgamento sobre a palavra que carrega tal sufixo e entendemos o conceito que ela quer expressar.

Mi - Cps, 12/06/11

Representantes do movimento LGBT anunciam apoio a Aécio


Representações partidárias ligadas ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) divulgaram uma carta de apoio ao candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. As representações são de partidos da base do tucano e do próprio PSDB: Diversidade Tucana (PSDB), PV Diversidade (PV), PPS Diversidade (PPS), PTB Diversidade (PTB), LGBT Socialista (PSB) e Rede Diversidade (Rede), ligado à Marina Silva.

Apesar do apoio, as representações criticam a aproximação do candidato de figuras políticas consideradas conservadoras e homofóbicas. "Gostaríamos de cobrar do candidato uma posição mais firme de comprometimento com nossas reivindicações e uma fala decisiva anti Levy Fidelix, Malafaia, Bolsonaro e Feliciano em seu possível governo", disse Vanderlei Fernandes, da Rede Diversidade.
 
A carta também critica as diretrizes de governo da campanha à reeleição de Dilma Rousseff (PT) por usar o termo "opção sexual". "É um claro aceno às forças que lutam contra os avanços da cidadania LGBT, já que o termo é notoriamente rechaçado pelos movimentos sociais", diz o texto.

Com informações do Estadão.

Ex-ministra Gleisi Hoffmann recebeu R$ 1 milhão em esquema da Petrobras


A senadora petista e ex-ministra da Casa Civil do governo Dilma, Gleisi Hoffmann, foi citada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como uma beneficiada do esquema de desvio de dinheiro na estatal. 

Em sua delação premiada ao Ministério Público Federal, Costa afirmou que Gleisi, senadora pelo Paraná, recebeu R$ 1 milhão em 2010 para a campanha ao Senado. 

Em 2011, no início do governo da presidente Dilma Rousseff, ela se licenciou do mandato para assumir o cargo de ministra-chefe da Casa Civil, posto que ocupou até fevereiro deste ano.
 
O ex-diretor da Petrobras disse que recebeu pedido para "ajudar na candidatura" de Gleisi. A solicitação, afirmou o ex-diretor da Petrobrás, foi feita pelo doleiro Alberto Youssef.
 
Costa e Youssef são alvo da Operação Lava Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal para combater o que considera uma organização criminosa que se instalou na Petrobrás para promover corrupção e lavagem de dinheiro.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

DUZINHO NERY DESABAFA NO FACE CONTRA AOS ATAQUES DO PT AO PRESIDENCIÁVEL AÉCIO NEVES

DESABAFO:
Estou vendo o baixo nível na disputa eleitoral do PT - Partido dos Trabalhadores. Espalhando nas redes sociais que o presidenciável AÉCIO NEVES é usuário de cocaína. Se é verdade ou mentira, não sei, não posso afirmar e não me interessa.
Mas estou pasmo com a tamanha hipocrisia do povo brasileiro e baiano, que ainda utiliza este jogo sujo para manchar a imagem de Aécio Neves para os eleitores nas vésperas da eleição.
Dados oficiais afirma que o Brasil é o 2º maior consumidor de cocaína do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estudo mostra que o país responde hoje por 20% do mercado mundial da droga, coincidentemente, este crescimento se deu durante o governo da presidente Dilma.
O que me deixa pasmo, é o PT usar este artifício, para atingir a imagem de um ser humano, de um político exitoso e de um pai de família que é Aécio Neves. E tudo isso apenas para lograr êxito na eleição de 26 de outubro, o jogo do vale tudo para permanecer no poder.
Quero aqui apenas explicitar, a enorme hipocrisia deste povo que lança em Aécio uma afamada culpa, sem provas e com o foco exclusivamente eleitoral. Com certeza todos nós conhecemos dezenas de políticos e de gestores que usam esta e outras drogas, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, da esquerda, da direita, do centro e se vacilar, até ao lado de muitos que andam julgando o presidente Aécio, e quiçá até enfiando no nariz estas desgraças demasiadamente. Vítimas da falta de políticas sociais que a Dilma, não fez. Sendo mais um no meio dos mais de 6 milhões de brasileiros que já experimentaram cocaína ou derivados.
O levantamento mostra, inclusive, uma mudança do papel no Brasil no tráfico internacional. Antigamente, o país era usado como rota de passagem para a cocaína, que vinha da Colômbia, Bolívia e do Peru e seguia para os EUA ou a Europa. Hoje ela já para por aqui – até 60% da droga produzida na Bolívia tem o nosso território como destino.
Ainda entre os usuários de cocaína, 78% disseram que acham fácil conseguir a droga e 10% admitiram já ter vendido alguma parte do que tinham, ou seja, praticaram tráfico. O que a Dilma fez para diminuir esta situação? Nada.
OU SEJA, AO INVÉS DA CAMPANHA DE DILMA QUERER ATINGIR O AÉCIO COMO CONSUMIDOR DE COCAÍNA EM PLENA CAMPANHA, ELA DEVERIA SE PREOCUPAR EM DIMINUIR O TRÁFICO E TIRAR O NOSSO PAÍS DESTA TRISTE ESTATÍSTICA. TEMOS CONSCIÊNCIA QUE O VÍCIO DE DROGAS, DILACERA VIDAS E EXTINGUI FAMÍLIAS. E ESTE FATO, DE SERMOS O SEGUNDO MAIOR CONSUMIDOR DE COCAÍNA DO MUNDO, DEIXA O BRASIL NUMA SITUAÇÃO VERGONHOSA, QUESTÃO DE DEFICIÊNCIA SOCIAL, DE SAÚDE PÚBLICA.
ACORDA DILMA!!! FAÇA A SUA PARTE, VOCÊ É A GRANDE IRRESPONSÁVEL POR ESTE CRESCIMENTO DO USO DE DROGAS EM NOSSO PAÍS.
NOSSOS JOVENS ESTÃO MORRENDO, VÍTIMAS DESSE TRÁFICO DEMASIADO QUE VOCÊ JAMAIS COMBATEU.
AGORA, QUERER ATINGIR O AÉCIO, ISTO É FÁCIL DEMAIS!!!