sábado, 16 de agosto de 2014

Alunos da rede pública de L. de Freitas recebem óculos pelo projeto Olhar Brasil


 
A entrega de mais de cinquenta óculos a estudantes da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas foi realizada na manhã desta sexta-feira (15). A ação integra mais uma etapa do “Projeto Olhar Brasil” e “Programa de Saúde na Escola-PSE” que visa oferta de atendimento oftalmológico, realização de exames e óculos gratuitos. As iniciativas são da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Saúde (Sesa).

Alunos das escolas municipais Santa Rita, Senhora Valentina Silvina Santos e Jardim Talismã passaram por consultas e tiveram diagnóstico de problemas na visão confirmado. Esses estudantes foram acompanhados dos pais às escolas e receberam os óculos. Até dezembro a Prefeitura pretende contemplar cinco mil alunos pelo projeto.

A oftalmologista e secretária municipal de Educação (Semed), Adriana Paiva, destacou o olhar diferenciado para educação na gestão. “É outro cuidado, temos uma visão diferenciada. A gente consegue enxergar a dificuldade dessas crianças no aprendizado e trabalhamos na diminuição da evasão escolar. Vim para dentro das escolas e faço questão disso e também de estimular e sensibilizar as famílias. Desse jeito mostramos o cuidado que temos com as nossas crianças”, disse a especialista.

O secretário de Saúde, Bruno Barreto, pontua a importância da ação. “Vamos triar cinco mil crianças até o final do ano e atender todos os alunos da rede municipal com exames oftalmológicos. Aquelas que tenham necessidade de utilizar óculos de grau para correção, a gente retorna à escola entregando esses óculos. Essa ação de hoje é a finalização de um ciclo do projeto que encerra justamente com a entrega dos óculos”, afirma.

Jonatas Lobo Santos, 13 anos, do 5º ano da Escola Municipal Santa Rita, foi um dos alunos que recebeu óculos. “Agora tenho certeza que poderei melhorar minha leitura, meu aprendizado e até para assistir televisão vai ser melhor”, comemora. A idosa Alaíde Rosa de Jesus, 74 anos, avó da aluna do 5º ano, Talia de Jesus, 13 anos, se sentiu aliviada com a iniciativa. “Achei uma coisa muito boa que aconteceu comigo e minha neta, porque ela vai melhorar os problemas de vista. A prefeitura me deu esse presente me tirando tanta preocupação já que não teria como comprar”, desabafa.

Foto: Agecom / Lauro de Freitas