segunda-feira, 28 de julho de 2014

AO INAUGURAR CENTRO PANAMERICANO DE JUDÔ, MINISTRO ALDO REBELO ANUNCIA CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE EM LAURO DE FREITAS

Durante a solenidade de inauguração do Centro Pan-Americano de Judô na praia de Ipitanga em Lauro de Freitas, na manhã desta segunda-feira (28), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo parabenizou o município por receber o equipamento e anunciou implantação do Centro de Iniciação ao Esporte, que é outro equipamento do Ministério do Esporte.
 
De acordo com o ministro o centro irá acolher 13 modalidades olímpicas. “Aqui em Lauro de Freitas esse centro irá acolher todos os esportes de quadra, porque as quadras são em tamanho e em piso oficial para basquete, handebol, voleibol, futebol de salão e para esgrima, ginástica, boxe e judô e poderá atender três mil pessoas por semana”, informa.

 O ministro ainda informou que a verba está reservada, a licitação está em provável andamento e reforçou. “Está tudo pronto para que a gente tenha aqui em Lauro de Freitas esse Centro de Iniciação ao Esporte, como já existe em outras cidades da Bahia”, afirma.

O prefeito Márcio Paiva comemorou a notícia e declarou que esse é, sem dúvida, uma grande ferramenta para a construção de um dos maiores projetos da gestão municipal. “Vejo a luta pela inserção social de jovens através do esporte como uma das políticas públicas mais importantes de qualquer governo. Lauro de Freitas agradece a sensibilidade do ministro e do Governo Federal em escolher a nossa cidade para implantar mais um equipamento importante nesse processo”, comenta.

PREFEITURA DE LAURO REQUALIFICA CANTEIROS DA CIDADE

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), promove ainda mais mobilidade e conforto a munícipes e turistas. A requalificação de canteiros e identificação de entradas de localidades e regiões da cidade oferece melhor estética e comodidade.
 
Na entrada da região de Portão, Vida Nova e Caji, além da instalação de placas com a identificação na entrada destes locais, são realizadas obras de paisagismo. As intervenções vão desde o plantio de grama tapete, piso de concreto para pedestres, até a instalação de floreiras (cerca de madeira ao redor das flores) com madeiras de eucaliptos e o plantio de palmeiras, assim valorizando estes pontos da cidade, onde passam diariamente centenas de pessoas.
 
Além de Portão, Caji e Vida Nova, outras regiões estão sendo identificadas com esta padronização que facilita a circulação de munícipes e turistas. A Sesp realiza estudo para identificação de outros pontos da cidade a serem beneficiados pelas intervenções de paisagismo.

FÓRUM DE SECRETARIAS SO TRABALHO: LAURO DE FREITAS MARÇA PRESENÇA EM EVENTO

 
Na manhã desta quarta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria da Juventude e Trabalho (Sejut), participou do Fórum Estadual de Secretarias do Trabalho. Na oportunidade foram discutidas políticas públicas voltadas para o sistema de trabalho dos cerca de 100 municípios presentes no evento.
 
O secretário da Sejut, Adelon Mira, sinalizou que a participação de Lauro de Freitas foi importante, pois contribui na formatação do Sistema Único de Trabalho (SUT). “O SUT tem o objetivo de tornar as políticas de trabalho mais inclusivas”, pontua.
 

ATLETAS DO VÔLEI VISITAM PONTOS TURÍSTICOS DE LAURO DE FREITAS

Em clima do vôlei a cidade sedia o Campeonato Brasileiro de Seleções de Vôlei Infanto Juvenil 2014, no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) – promoveu na manhã desta quarta-feira (23), uma visita com os atletas em pontos turísticos da cidade.
 
No período da manhã os atletas de Rondônia e Pernambuco conheceram os índios Fulni-ô e Kariri-Xocó, da Reserva Thafene, em Quingoma; passearam pela Barragem do Rio Joanes; e conheceram o Terminal Turístico de Portal. Já no período vespertino foi à vez da delegação da Paraíba que conheceram as praias e demais atrativos turíscos da cidade.     
   
O Campeonato - O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em parceria com a Federação Baiana de Vôlei (FBV), e tem apoio da Prefeitura. Os jogos da 2ª divisão, Sub-18, ocorrem até o dia 26, sempre a partir das 9h, no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser adquiridas através do site www.cbv.com.br

MORRE PREFEITA DE SÃO FRANCISCO DEO CONDE, RILZA VALENTIM (PT)

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), morreu na noite desta quinta-feira (24). Segundo informações, ela estava internada no Hospital Aliança e faleceu na unidade. O vice-prefeito da cidade, Evandro Almeida (PP), deve assumir o comando do município.
 
 
Segundo informações do PT, a prefeita sofria de anemia falciforme e passou mal durante a semana, morrendo na noite de hoje - de acordo com o hospital, ela sofreu uma embolia pulmonar decorrente da doença e faleceu por volta das 17h30 de hoje. O velório acontecerá na Câmara de Vereadores do município, nesta sexta-feira (25), durante todo o dia. O enterro será às 16 horas no cemitério local.
 
No último dia 17, ela participou com outros prefeitos e com o governador Jaques Wagner da primeira reunião do Colegiado da Entidade Metropolitana da RMS.
 
A prefeita foi reeleita em 2012 e ainda tinha mais 2 anos do segundo mandato pela frente. 
 
Rilza, que era natural de São Francisco do Conde, tinha 52 anos. Ela deixa três filhos.
 
Rilza foi professora de Química e começou sua carreira na vida pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. Depois ela foi eleita vereadora para dois mandatos e em 2008 foi eleita prefeita, depois de também ser vice-prefeita na gestão de Antonio Calmon.  São Francisco do Conde é a cidade brasileira que tem a maior arrecadação per capita, com a segunda refinaria de petróleo do país.
 
A prefeitura de São Francisco do Conde mantinha um programa de assistência aos portadores de anemia ou traço falciforme desde o início da sua gestão. A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Os glóbulos vermelhos sofrem uma alteração, perdendo a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de foice e endurecendo, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. A doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.

 
Rilza morreu aos 52 anos de idade (Foto: Divulgação)

MORRE AOS 87 ANOS O ESCRITOR E DRAMATURGO ARIANO SUASSUMA

O escritor Ariano Suassuna, em foto de 2007 Foto: Leonardo Aversa / Agência O Globo
 
O escritor paraibano Ariano Suassuna morreu às 17h28m desta quarta-feira, aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. Ele estava internado no Real Hospital Português, em Recife, Pernambuco, desde segunda-feira, depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. O autor passou por uma cirurgia de emergência, acabou entrando em coma e não resistiu. Integrante da Academia Brasileira de Letras, Suassuna teve seis filhos e 15 netos. Defensor da cultura popular brasileira, era um dos maiores dramaturgos do país, além de autor de romances e poemas.
 
O velório começou pouco antes das 23h desta quarta-feira no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado de Pernambuco. Ariano Suassuna será enterrado às 16h de quinta-feira no Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, região metropolitana de Recife.
No dia 21 de agosto do ano passado, ele foi atendido no mesmo hospital por causa de um infarto, “com comprometimento cardíaco de pequenas proporções”. Uma semana depois, passou mal e voltou a ser internado, sendo submetido a uma arteriografia para corrigir um aneurisma que vinha lhe provocando fortes dores de cabeça.
 
Nascido em 16 de junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba, Ariano Vilar Suassuna era filho de João Suassuna, então governador de seu estado natal. Com o fim do mandato, um ano depois, toda a família se mudou para o interior.
 
O velho contador de histórias do sertão tinha apenas 3 anos quando um fato trágico marcou sua infância. No desenrolar da Revolução de 1930, um pistoleiro de aluguel assassinou seu pai com um tiro pelas costas, numa rua do Rio de Janeiro.
 
O assassinato foi motivado por boatos que apontavam o patriarca da família Suassuna como mandante da morte de João Pessoa, seu sucessor no governo, fato que serviu de estopim para a revolução. Um ambiente assim, com dívidas de sangue e rivalidade entre famílias, cobrava dos órfãos a vingança. Mas, um dia antes de ser assassinado, João Suassuna deixou uma carta aos nove filhos pedindo que eles não se tornassem assassinos por sua causa.
UMA BIBLIOTECA DE HERANÇA
Matheus Nachtergaele e Selton Mello na versão de "Auto da Compadecida" para o cinema dirigida por Guel Arraes no ano 2000
Ariano Suassuna obedeceu. Em vez disso, dizia estar perto de perdoar os criminosos que mataram seu pai. A mãe e viúva também ajudou, ao dizer que o pistoleiro responsável pelo crime já havia morrido (era mentira). Com a tragédia, a família mudou-se para a pequena cidade de Taperoá, no interior da Paraíba. E Ariano herdou a biblioteca do pai, onde encontrou livros importantes para sua formação.
 
Um dos mais importantes, sem dúvida, foi “Os sertões”, de Euclides da Cunha. A obra lhe apresentou um dos personagens que mais marcaram sua vida: Antônio Conselheiro, profeta e líder de Canudos.
Em 1942, Suassuna foi para Recife concluir o ensino básico. Anos depois, na faculdade de Direito, ajudou a fundar o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, encenou sua primeira peça: “Uma mulher vestida de sol”. Nove anos depois, levaria aos palcos seu texto mais conhecido, “Auto da Compadecida”, que ganharia adaptações na TV e no cinema.
 
Por causa do teatro, deixou o Direito de lado seis anos após ter se formado. O romance surgiu mais tarde em sua vida. Em 1971, Ariano Suassuna lançou seu “Romance d’a pedra do reino e o príncipe do sangue vai-e-volta”, com nome comprido como seus cordéis tão adorados e pensado para ser uma trilogia. Com o livro, o escritor avança em relação à literatura regionalista dos anos 1930, representada por João Guimarães Rosa e José Lins do Rego. Mais tarde, Ariano Suassuna diria que “A pedra do reino” era, de certa forma, uma tentativa de trazer seu pai de volta à vida.
 
Havia quem acusasse o escritor de lutar contra moinhos de vento: o escritor se apresentava como um defensor da cultura popular brasileira, contra a invasão da indústria cultural norte-americana. Falava mal de Madonna e Michael Jackson. Não à toa, quando foi secretário de Cultura do governo Miguel Arraes, nos anos 1990, tornou-se um ferrenho opositor do maracatu eletrônico e do manguebeat. Ele se recusava, por exemplo, a chamar Chico Science, o vocalista da Nação Zumbi, pelo nome artístico. Dizia “Chico Ciência”.
Ariano Suassuna, aos 80 anos, em palestra no auditório do GLOBO - Agência O Globo/Marco Antônio Teixeira/13-6-2007
A defesa da cultura nacional, que muitas vezes lhe rendeu o rótulo de xenófobo, já vinha no sangue e no nome da família. Na onda nacionalista depois da Independência, em 1822, vários brasileiros adotaram nomes indígenas. Seu bisavô Raimundo Sales Cavalcanti de Albuquerque escolheu Suassuna, de origem tupi, e nome de um riacho da região onde a família vivia. Nos anos 1970, fazendo jus ao nacionalismo da linhagem, Ariano fundou o Movimento Armorial, que defendia a criação de uma cultura erudita com bases na cultura popular — e toda a sua obra orbita em torno desse ideal.

Em 1989, o sertanejo foi eleito para a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono era Araújo Porto-Alegre. Sexto ocupante da cadeira, Suassuna nunca foi um imortal de frequentar os eventos da instituição. Era uma espécie de filho pródigo da ABL.
 
NOVA OBRA VINHA SENDO ESCRITA HÁ MAIS DE 20 ANOS
 
Para além de sua obra, o escritor paraibano ficou famoso também por dar aulas em que dissecava a cultura brasileira, as suas origens ibéricas, a tradição dos violeiros, dos cantadores, das rabecas, dos cordéis. Eram aulas-espetáculo. E a última foi na sexta-feira passada, no 24º Festival de Inverno de Garanhuns, a 230 quilômetros de Recife. O Teatro Luiz Souto Dourado ficou lotado, como sempre acontecia nesses eventos. Um dos motivos de tanto sucesso era o bom humor do escritor, uma de suas marcas. Não que tenha sido sempre assim. Suassuna atribuía o aparecimento do humor em sua vida ao encontro com Zélia, sua mulher há mais de 50 anos. Para Suassuna, ela havia “desatado alguma coisa” dentro dele. “O riso a cavalo e o galope do sonho são as duas armas de que disponho para enfrentar a dura tarefa de viver”, escreveu em “A pedra do reino”.

Ariano Suassuna e sua mulher, Zélia, em março de 2000 - Agência O Globo/Josenildo Tenório/6-3-2000

Ariano Suassuna trabalhava em um novo livro, "O jumento sedutor", havia mais de 20 anos, e planejava o lançamento para este ano. A demora não era para menos. Seu processo de criação era lento: escrevia e reescrevia, várias vezes, à mão. Depois, copiava para a máquina de escrever e, só então, corrigia. Era aí que o escritor passava tudo a limpo, novamente à mão. Às vezes, descartava todo o material e voltava ao começo do processo. Como ilustrava os próprios livros e ainda parava para dar suas famosas aulas-espetáculo pelo país, demorava mais ainda. Sem título, o romance seria a continuação de “A pedra do reino”.
 
Além do amor pela literatura, havia espaço para o futebol: seu time do coração era o Sport Club do Recife, que até o homenageou em seu uniforme em 2013 com uma frase que ele costumava repetir: "Felicidade é ser Sport". Suassuna tinha fama de pé quente.
 
Entre as muitas homenagens que recebeu, uma das que mais o marcaram foi o desfile da escola de samba Império Serrano, que levou para a avenida o enredo "Aclamação e coroação do imperador da pedra do reino Ariano Suassuna", em 2002. "Um escritor que ama o seu país não pode querer homenagem maior que esta", disse.
 
Em 2007, ele assumiu a secretaria de Cultura de Pernambuco a convite do governador Eduardo Campos, e chegou a ocupar outros cargos até deixar o governo recentemente, em abril de 2014.
O ano de 2007 também foi marcado pela celebração dos 80 anos do escritor em todo o Brasil. As homenagens o levaram a viajar de Norte a Sul do país. Uma epopeia para um homem que, além de apreciar o sossego, detestava avião. Mesmo assim, o apaixonado e muitas vezes polêmico defensor da cultura popular brasileira seguia adiante. Mas brincava: se soubesse que chegar aos 80 anos daria tanto trabalho, teria ficado nos 79.