sábado, 28 de junho de 2014

Ivete Sangalo lança: " Neymar vai fazer, Hulk vai fazer"


 
 
A musa do axé Ivete Sangalo está sempre aprontando nas redes sociais. Neste sábado (28), antes do Brasil vencer o Chile, no Mineirão, a cantora brincou no Twitter: " Neymar vai fazer, Hulk vai fazer".

Logo após o momento de decisão nos pênaltis, além da cantora, vários famosos comemoraram a vitória da seleção brasileira, que avança para as quartas-de-final da Copa do Mundo. Confira o depoimento de alguns nas redes sociais.

Ivete Sangalo: “Agora, depois de infartar, me recomponho e agradeço a Deus ! Foi difícil, foi, mas venceu muito!!!! Julio Cesar, parabéns goleirão”

Preta Gil: "Ai, gente, estou descabelada, não importa, sem maquiagem. Pode me criticar, pode falar que estou com olheira, que sou feia, que estou gorda, pode falar tudo! 'Caguei' pra vocês, eu  estou quase morrendo, mas a gente ganhou, a gente vai pra próxima", disse ela.

Fernanda Rodrigues: "Aos prantos!!!! Esse cara merece demais!!! So quem conhece sabe a pressão que ele vem sofrendo e o quanto ele merecia isso! Eu to aqui tremendo e chorando de emoção de ver uma pessoa que merece muito o q aconteceu hj! A vida da voltas julio e nós sempre acreditamos em vc!!! vc é o cara!! Nós te amamos!"

Fernanda Souza: "Apenas aos prantos com o depoimento do Julio... Que Deus continue te abençoando!"

Monique Evans: "Tremennnnndo, chorando, mas aliviada!!! Xennnnnnnnnnnnnteeeeee
Obrigada Júlio César!! Orei,ajoelhei, clamei... Ufaaaaaaaaaaa"

Marcelo D2: "Muita responsabilidade nas costas desses caras !!! Mas uma dessa e eu tenho um troço no coração !!!! Valeu Julio césar !!! Vamos Brasil"

Emmerson Sheik: "A (sic) quatro anos atrás o Brasil ficou triste sim !!! Mas NUNCA DEIXAMOS DE ACREDITAR EM VOCÊ!"

Anitta: "Haja coração pra aguentar esse jogo! Assistindo com a família fica mais especial ainda"

Romário: "Esse é cara. Parabéns mano! Vamos Brasiiiiiiil"

ACM Neto diz que PT na Bahia tenta reeditar política do cabresto

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), mudou o tom dos seus discursos e, neste sábado (28), mirou o seu principal adversário na corrida ao Palácio de Ondina, o PT, que realizou nesta sexta-feira (27) a sua convenção partidária onde foi homologado o nome de Rui Costa como candidato ao governo do Estado.

O principal articulador da chapa oposicionista ao governo petista participou, nesta manhã, da convenção do Partido Verde na Bahia, que oficializou o apoio ao candidato oposicionista Paulo Souto (DEM).

Antes, Neto conversou com a reportagem do Bocão News e, questionado sobre uma possível demonstração de força na convenção do principal adversário de Souto no pleito, que apareceu na primeira pesquisa Ibope na terceira colocação com nove pontos percentuais, o gestor soteropolitano afirmou que nunca subestimou o adversário, mas o evento, considerado “artificial” por ele, poderia ser realizado por qualquer um.

“Bastava uma fotografia do espaço completo para comprovar que não passavam de três a quatro mil pessoas. Foi uma convenção feita com pessoas que foram para lá remuneradas e transportadas. Foi uma convenção que tentou ser forte, porque não teve a quantidade de pessoas que eles disseram. Tentou ser forte para um candidato que é fraco. Ali foi apenas um momento artificial que qualquer um de nós poderíamos fazer. Se de um lado não subestimamos o nosso adversário, do outro lado clarque montada artificialmente qualquer um pode fazer, mas nós não faremos porque entendemos que isso faz parte de uma política do passado e não é desta maneira que se ganha uma eleição”, afirmou o democrata.


Prefeito participou de convenção do PV em Salvador

Já no discurso para a plateia de verdes baianos, com a presença de Souto e dos candidatos à presidente da República pelo PV, Eduardo Jorge, e a candidata à vice, Célia Sacramento, também sua vice na prefeitura, Neto fez duras críticas ao PT baiano e ao governado do Estado, postura que até então não tinha adotado publicamente nos eventos políticos da chapa majoritária.

“Ninguém está aqui [no evento do PV] em troca de 50 ou 100 reais. Ontem lá tentaram dizer que haviam 20 mil pessoas, mas a quase maioria absoluta foi porque recebeu um agrado. Porque foram pagas para estar lá. O PT tenta reeditar a política do cabresto, da imposição. Eles não sabem mais o que é o debate democrático, eles perderam o bonde da história.

Governo Jaques Wagner

Com um timbre de voz mais exaltado, o prefeito de Salvador também fez duras críticas ao governo Wagner, postura que adotou pela primeira vez desde o início da pré-campanha eleitoral. “É uma vergonha o que estamos vendo hoje, querendo iludir o povo baiano com milhões e milhões de reais que estão sendo gastos em propaganda na TV, no rádio e no jornal, enquanto a Bahia precisa de tantas e tantas coisas. Eu fico me perguntando como alguém pode dormir em paz vendo tanta violência e criminalidade nesta cidade e neste estado, mas, no entanto, o dinheiro que deveria ser utilizado para combater a criminalidade e a violência está sendo jogado fora”, atacou.

Ivete Sangalo posta foto e parabeniza Júlio César: 'não aguentei'

Ivete Sangalo sofreu junto com o Brasil inteiro assistindo à partida entre o Brasil e o Chile, pelas oitavas de final da Copa 2014. Após a vitória nos pênaltis, em que o goleiro Júlio César agarrou duas cobranças e viu a terceira bater na trave, Ivete Sangalo utilizou as redes sociais para parabenizar o jogador. 
 
Não agüentei e tive que postar essa das antigas. Feliz por vcs Julio Cesar, @susanawerner e seus filhos que estão mega orgulhosos.
 
Ivete posta foto com Júlio César após vitória do Brasil (Foto: Acervo Pessoal)

Brasil elimina o Chile nos pênaltis e avança para as quartas de final da Copa do Mundo

No sufoco! Brasil vence o Chile e avança para as quartas de final (Foto: AFP)
 
Julio Cesar saiu de Port Elizabeth, em 2010, como vilão da eliminação do Brasil na Copa da África do Sul. Quatro anos depois, o goleiro é o herói da classificação para as quartas de final do Mundial jogado em casa.
 
Neste sábado, Julio chorou antes das cobranças de pênalti que definiram a partida contra o Chile, mas embaixo das traves resolveu. Pegou duas cobranças (de Sánchez e Pinilla) e viu a última delas, de Jara, acertar a trave esquerda para o Mineirão fazer uma festa sem igual.Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, o Brasil fez 3 a 2 no Chile nos pênaltis e está nas quartas.
 
No sufoco! Brasil vence o Chile e avança para as quartas de final (Foto: AFP)
 
David Luiz abriu o placar e Julio Cesar fez a parte dele logo na primeira cobrança, de Pinilla. Willian mandou para fora, mas o goleiro trabalhou muito bem para pegar a cobrança de Alexis Sánchez. Marcelo e Aránguiz deixaram os deles até que Hulk bateu e Bravo pegou com os pés. Díaz, em seguida, voltou a deixar tudo igual.
 
No sufoco! Brasil vence o Chile e avança para as quartas de final (Foto: AFP)
 
Neymar tirou um peso enorme das costas fazendo 3 a 2. Até que Jara seguiu para a cobrança que acabaria por entrar para a história. 
 
O jogo poderia ter tido outros contornos não fossem dois erros pontuais do árbitro Howard Webb, considerado o melhor da atualidade.
 
O inglês, que havia trabalhado no jogo entre Brasil e Chile da Copa passada e também apitou a decisão daquele Mundial, errou em dois lances capitais com Hulk: deixou de dar um pênalti no atacante, quando o jogo estava 0 a 0, e anulou um gol alegando toque na mão, já no começo do segundo tempo, quando o placar apontava 1 a 1. 
 
No sufoco! Brasil vence o Chile e avança para as quartas de final (Foto: AFP)
 
A vitória, porém, não esconde uma partida muito ruim da equipe, que expôs a sua Neymardependência. O craque não conseguiu resolver quando teve chances, no primeiro tempo, e foi bem marcado no segundo.
 
Sem ele, Hulk se destacou como melhor em campo, mas faltou conjunto para a seleção brasileira, principalmente na criação. O volante Luiz Gustavo, que levou o segundo cartão amarelo, está suspenso.

Convenção do PV com Eduardo Jorge e Célia Sacramento acontece neste sábado

Neste sábado, 28 de junho, o Partido Verde na Bahia realiza Convenção Estadual. O evento acontece a partir das 9h no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares. Estarão presentes Eduardo Jorge e Célia Sacramento, escolhidos por aclamação na Convenção Nacional do PV, realizada em Brasília no dia 14 de junho, como chapa para concorrer ao governo federal nas eleições.
 

 
Além disso, o Partido Verde consolida o apoio ao candidato a governador da Bahia, Paulo Souto e o candidato ao senado, Geddel Vieira Lima, ambos do Democratas, saindo numa coligação com os partidos PPS, PSDC, PRP, PTdoB e PTC. No total,  serão 34 candidatos a deputado estadual e  14 candidatos a deputado federal, incluindo o ex-secretário da Secretaria Cidade Sustentavel de Salvador, Ivanilson Gomes.
 
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho tem 64 anos e é filho de paraibanos e baianos. Nascido em Salvador, Bahia, passou a infância e a juventude em João Pessoa, morando em uma praia pouco habitada, a 8 km da capital do estado. Médico sanitarista, foi Deputado Federal Constituinte e teve participação decisiva na legislação constitucional na área da seguridade social (Saúde, Previdência e Assistência Social). Foi Deputado Estadual (1983/86) e Federal (1987/2003), Secretário Municipal da Saúde de São Paulo em 1989/90 com a então prefeita Luiza Erundina e em 2001/2002 com a prefeita Marta Suplicy. Secretário Municipal do Meio Ambiente nas gestões José Serra/Gilberto Kassab (2005/2012). Foi um dos criadores da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), é autor da lei que regulamenta o Planejamento Familiar no Brasil (Lei nº 9263/96) e da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei nº 9787/99).
 
Célia Sacramento nasceu em São Paulo, mas mora em Salvador desde os seis anos. Atualmente é vice-prefeita da capital baiana. É formada em contabilidade e também é bacharel em direito. Em 2008 foi a candidata a vereadora mais votada por Salvador. Dois anos depois, voltou a liderar uma eleição para deputada federal, quando foi a campeã de votos em todo o estado. É membro do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, professora da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. É doutora em Engenharia da Produção e mestre em Contabilidade e Controladoria.

Cantora oferece virgindade por soltura de estudantes raptadas na Nigéria

A cantora pop nigeriana Adokiye Kyrian, 23 anos, ofereceu sua virgindade a militantes islâmicos em troca da liberdade de 276 meninas sequestradas em abril. "É tão injusto. Elas são muito jovens. Eu gostaria me oferecer em troca", disse a cantora ao jornal nigeriano Vanguard.

As garotas foram sequestradas em vilas do nordeste da Nigéria. O governo e o Exército nigerianos têm sido alvo de diversas críticas por sua demorada resposta ao sequestro.

"Elas têm entre 12 e 15 anos. Pelo amor de Deus, eu sou mais velha e mais experiente. Mesmo que de 10 a 12 homens tem que me levar todas as noites, eu não me importo. Quero que libertem essas meninas e as deixe voltar para os seus pais", acrescentou Adokiye, que também é embaixadora da paz na ONU.
 
 
Adokiye diz que as meninas são muito jovens e devem ser devolvidos às suas famílias 
 
A seita Boko Haram tem exigido a libertação de integrantes presos do grupo em troca dos reféns, mas o presidente nigeriano Goodluck Jonathan afirma que não considera a hipótese de uma troca.

O sequestro das meninas deu origem a uma campanha em todo o mundo chamada #BringBackOurGirls. A campanha tem o apoio de celebridades como Salma Hayek, Carla Bruni-Sarkozy e Michelle Obama.
 

Surto de ebola está “fora de controle”, diz Médicos Sem Fronteiras

 
 
O surto de ebola na África ocidental está “totalmente fora de controle”, segundo Bart Janssens, diretor de operações do Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Bruxelas. Segundo ele, o grupo de ajuda humanitária chegou ao limite de sua capacidade para responder ao grande número de casos da doença.
 
Organizações internacionais e governos envolvidos precisam enviar mais especialistas em saúde para aumentar as mensagens de educação pública sobre como interromper a propagação da doença, disse Janssens à Associated Press.
 
O Ebola já matou mais de 330 pessoas na Guiné, Serra Leoa e Libéria, segundo os números mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A realidade é clara e a epidemia está agora em sua segunda fase”, afirmou Janssens.
 
“E, para mim, está totalmente fora de controle.” O surto, que começou na Guiné no final do ano passado ou no começo deste ano, parecia ter diminuído antes de voltar a se acelerar novamente nas últimas semanas, chegando mesmo a se espalhar para a capital da Libéria pela primeira vez.
“Estou absolutamente convencido de que a epidemia está longe de acabar e vai continuar a matar um considerável número de pessoas, então, definitivamente será a maior já registrada”, afirmou. Os vários lugares onde a epidemia apareceu e sua movimentação pelas fronteiras a torna um dos “mais desafiadores surtos de ebola já registrados”, disse no início desta semana Fadela Chaib, porta-voz da OMS.
 
O surto não mostra sinais de diminuição e os governos e organizações internacionais estão “longe de vencer esta batalha”, disse nesta sexta-feira Unni Krishnan, chefe de prevenção e resposta a desastres do grupo humanitário Plan International.
 
Mas a descrição de Janssens para a epidemia é ainda mais alarmante. Ele advertiu que os governos afetados não reconhecem a gravidade da situação e criticou a OMS por não fazer o suficiente para advertir os líderes sobre a questão.
 
Segundo ele, são necessários mais especialistas para realizar o trabalho vital de encontrar todas as pessoas que estiveram em contato com os infectados. “Existe a necessidade de um verdadeiro compromisso político admitindo que esta é uma emergência muito grande”, afirmou Janssens. “Caso contrário, a doença vai continuar a se espalhar e, certamente, se propagar por mais países.”

Escolas brasileiras deverão exibir filmes nacionais todo mês

 
As escolas de educação básica - até o 9º ano - de todo o país serão obrigadas a exibir filmes de produção nacional, no mínimo, duas horas por mês. A medida foi publicada, na sexta-feira (27), no Diário Oficial da União.
 
Assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, a lei modifica o texto das diretrizes básicas da educação, para incluir a exibição dos filmes nacionais como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica das escolas.
 
O autor do projeto (PLS 185/2008), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumenta que a arte deve ser parte  do processo educacional, além de a medida ser um incentivo à produção cinematográfica.“A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à manutenção da indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema, e o único caminho é a escola”, disse.
 
A Lei 9.394, que estabelece as diretrizes e as bases da educação do país, já prevê, entre outros pontos, que a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular, assim como o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais. A lei ainda estabelece como obrigatório, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Jovens estrelas da Colômbia enfrentam experientes do Uruguai em duelo no Maracanã

 
As espetaculares partidas do colombiano James Rodriguez na Copa ganharam selo estatístico oficial com sua ascensão ao topo do ranking Castrol - medição da Fifa com base nos números dos jogadores - na primeira fase
 
Mas só precisa da estatística quem não viu James, 21 anos, jogar neste Mundial: o meia canhoto do Mônaco fez três gols, deu passe para dois e participou das jogadas de outros três - ou seja, passaram por ele oito dos nove gols da Colômbia. No outro, não estava em campo. O jovem meia também acertou no gol dez de seus 11 chutes à meta adversária.

James Rodriguez é a maior sensação, mas não é o único jovem colombiano a chamar a atenção. Menos habilidoso, mas bem mais veloz, Juan Cuadrado, meia de 26 anos da Fiorentina, é o líder de assistências da primeira fase, com passes para três gols. 
 
O sucesso das jovens estrelas leva o técnico da seleção, o argentino José Pekerman, a lembrar o tamanho do desafio de enfrentar o Uruguai nas oitavas de final, como um vestibular da bola. “Será uma grande prova para uma seleção jovem que estava há 16 anos longe da Copa”, disse Pekerman ontem.
 
Ao analisar o adversário deste sábado (28), às 17h, no Maracanã, o treinador destacou - não por acaso - a experiência dos uruguaios. “É um grupo que está junto há oito anos. Fizeram grande campanha em 2010 e, no ano seguinte, conquistaram a Copa América. Têm a experiência de estar juntos, se conhecem, disputaram e venceram. Para passar adiante, precisaremos de muita superação”.
Pekerman, 65 anos, entende de ajudar jovens a passar pelos testes mais difíceis. Levou três vezes a seleção argentina ao título mundial sub-20 (1995, 1997 e 2001). 
 
Disse que a primeira fase foi importante para que os jogadores ganhassem confiança. “Tivemos apresentações muito boas. Foram importantes para eles saberem do que são capazes, mesmo com os problemas que tivemos”, disse o treinador, lembrando a lesão que tirou da Copa do Mundo Falcao Garcia, artilheiro e astro da seleção.
 
Assédio Antes das oitavas, James e Cuadrado foram os mais assediados: uma possível transferência para Inglaterra do canhoto do Mônaco, o interesse do Barcelona pelo destro da Fiorentina, o sucesso da Colômbia 100%. 
 
“As vitórias nos dão mais responsabilidade. E, sem Falcao aqui, todos precisam ser mais responsáveis também”, disse James. “Teremos uma batalha, mas sabemos que agora esperam mais de nós na Colômbia”, afirmou Juan Cuadrado.
 
O goleiro David Ospina, casado com a irmã de James, disse que a boa campanha aliviou a pressão sobre os jovens. “Podemos representar bem a Colômbia. Agora é um passo de cada vez”. 
Chamado de professor pelos jornalistas colombianos, Pekerman reitera que a prova para seus alunos será muito difícil. “O Uruguai tem uma personalidade e um estilo consolidado. Nós estamos começando um ciclo. Temos que ser capazes de superar essa diferença de experiência para sonhar mais alto”, completou.

Brasil pode ter até três mudanças pra pegar Chile às 13h



O ditado popular martela o juízo do técnico Felipão: “Um é pouco, dois é bom, três é demais”. Fernandinho está garantido, Maicon tem chance, mas a entrada de Dante não é a novidade ideal do Brasil para enfrentar o Chile.
 
“Eu não sei o time que vai jogar, porque sempre tem um problema ou outro acontecendo. Não pode definir porque mesmo num treinamento comum pode ter um probleminha”, desconversa o treinador. “Já tá resolvido. Eu vou entrar com 11: pode acreditar. Tenho 23. Dos 23, escolho 11”.
 
Parecia estratégia. Mas, horas depois, o zagueiro David Luiz saiu antes do treino no Sesc Venda Nova – a Fifa preservou o gramado do Mineirão – e pelo terceiro dia seguido não trabalhou com o grupo até o fim. “Não sei se vou para o jogo”, disse ao site do Globoesporte.com. De acordo com a CBF, o camisa 4 fez o trabalho “tático e cobrança de pênaltis” e foi poupado do dois toques por dores na região dorsal. “Fez ressonância magnética e nada foi acusado”, diz a CBF, através da assessoria.
 
As mudanças no sistema defensivo, principal virtude coletiva do time, deixam em alerta a comissão técnica. O Chile costuma pressionar os adversários e apostar no ataque, com os rápidos Vargas e Sánchez entrando em diagonal. “Se as pessoas falam do setor defensivo, é porque eu e David estamos num setor muito compacto. É difícil um zagueiro ou lateral ser mais lembrado que um atacante”, comenta Thiago Silva.
 
Desde a estreia de Scolari, sempre que atletas do futebol europeu foram chamados, David Luiz só não foi titular na derrota por 1x0 para a Suíça – a outra derrota em 25 jogos foi na estreia, contra a Inglaterra. Nas Confederações, o zagueiro, contundido, foi substituído contra a Itália, na Fonte Nova. Dante entrou e fez gol.
 
Opções
 
A troca de Paulinho por Fernandinho é decisão técnica. O volante do Manchester City só teve sua chance no último amistoso pré-Copa, contra a África do Sul. Foi bem e anotou gol. Voltou a ser usado contra a Sérvia e Camarões. Em ambas, melhorou o equilíbrio e a saída de bola e marcou um gol. Ganhou o espaço que era de Hernanes.
 
Uma pendência é médica, uma certeza é técnica e um caso realmente de dúvida. “Tem Maicon, Daniel Alves, David Luiz. Alguém vai jogar do lado direito. Pode até jogar o Ramires de lateral. Não vou passar antecipado”, escapa Felipão. O rendimento de Daniel preocupa: o gol contra de Marcelo, na estreia contra a Croácia; e o gol de empate de Camarões através de Matip, foram em jogadas em cima dele. Na parte ofensiva, Daniel e Hulk tampouco mostram afinidade.
 
“Acho que a equipe já apresenta no mínimo 80% da condição que tinha nas Confederações. A evolução vai sendo notada de uma maneira que a gente pode dizer que temos quase as condições ideais”, aponta Felipão. Nas Confederações, cinco jogos e cinco vitórias. Na Copa, duas vitórias e um empate. Já não será igual. Sem problema, desde que seja parecida a final no Maracanã. Importa mais o título do que o time.
 
Medel vira dúvida e Valdívia é a opção para mudar o Chile
 
O zagueiro Medel, com dores na coxa, é a interrogação do Chile. Na quinta, deixou a concentração para fazer exames. “A complicação não é pequena. Se fosse hoje, ele não jogaria”, avaliou o técnico Sampaoli, que garantiu o meia Vidal. “São jogadores de personalidade e que ajudam muito. O Arturo joga. Não está 100%, mas precisamos dele”. Por conta dos problemas, o meia Valdívia poderá virar titular.
 
Chilenos ignoram freguesia de 14 anos sem vitórias
 
O Chile, além de ter perdido as três partidas contra o Brasil em Copas, não vence a Seleção desde 15 de agosto de 2000, quando fez 3x0. O histórico tampouco anima: sete vitórias, 14 empates e 48 derrotas.
“Temos capacidade e jogadores para machucar o Brasil. Chance tremenda de deixar fora o anfitrião e isso passa por nossas armas, por nos prepararmos bem”, disse o goleiro Bravo.

Prefeitura realiza melhoria em Unidade de Saúde da Família do Capelão

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), e Serviços Públicos (Sesp), realiza melhoria na Unidade de Saúde da Família Manoel José Pereira, na região do Capelão. O prédio passa por pintura geral na área externa. Operários da secretaria realizam um mutirão de limpeza nos arredores da unidade de saúde, com roçagem, coleta de lixo e retirada de entulho do local.
 
Comerciantes e moradores destacaram a importância da intervenção. Morador há 15 anos da região, o empresário, Milton Santos, 38 anos, declarou que observa a diferença que faz a melhoria. “Além de melhorar o visual, deixa o local organizado, diminui os insetos e ratos, evitando problemas de saúde e oferece mais conforto neste local”, afirma.

Prefeitura realiza serviços de infraestrutura no Capelão

 
Com o objetivo de garantir a segurança e o conforto na mobilidade urbana da cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realizou uma obra de correção em 17 metros de erosão com sete metros de profundidade, ocasionada por águas da chuva na Rua Direta do Capelão com a recuperação da infraestrutura da área.
 
Operários da Seinfra concluíram os trabalhos nesta sexta-feira (27), que contou com a construção de três pilares, uma viga de 12 metros, assentamento de meio-fio, duas descidas de água e construção de passeio, além da pavimentação com uma camada asfáltica na faixa da via que estava comprometida pela cratera.
 
A Rua Direta do Capelão recebe um considerável fluxo de veículos pesados e com a obra, será anulado o risco de acidentes por conta da falta de estrutura da via. Moradores elogiaram a intervenção. A dona de casa, Íris de Oliveira, 35 anos, que mora em Capelão há 30, disse que agora se sente mais segura para transitar na via. “Antes estava perigoso para os carros e para os pedestres. Aqui passa muito caminhão pesado. Agora melhorou bastante e a gente anda até mais tranquilo aqui”, destaca.

Veículos abandonados e sucatas são removidos pela Prefeitura

 
Com o objetivo de desobstruir as vias públicas e evitar focos para proliferação do mosquito da dengue, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) – desenvolve desde o início de junho operações voltadas à identificação e remoção de veículos abandonados e sucatas.
 
De acordo com a superintendente de trânsito da Settop, Alana Freire, os profissionais da secretaria já percorreram as localidades de Itinga, Vilas do Atlântico e Centro. Ela destaca que até o momento já houve 13 remoções (carros e sucatas).
 
Outras ações – A Settop está desenvolvendo diversas ações na cidade. Após a municipalização da BA-099 (Estrada do Coco), a secretaria realiza a requalificação da via, o órgão faz a sinalização horizontal da malha viária.