sexta-feira, 27 de junho de 2014

Escolas municipais continuam recebendo novos equipamentos durante recesso junino

 
A entrega de novos bebedouros, ventiladores, geladeiras, fogões, televisores e DVDs continua sendo realizada nas escolas e creches de Lauro de Freitas, mesmo no período de recesso escolar por conta das festividades de São João. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Educação (Semed), ilustra a preocupação da gestão em oferecer educação de qualidade as crianças e adolescentes que integram a rede municipal de ensino.
 
Já foram beneficiadas as instituições Gregório Pinto de Almeida, Ipitanga, Vovó Ciça, Creche Maria Rodrigues Oliveira, Mariza Pitanga, Cadetes Mirins, Infância Feliz, Edvaldo Boa Ventura, Tenente Gustavo dos Santos, Favo de Mel, Esfinge, Floripes Farias, Capiarara, Barro Duro, Creche de Areia Branca, Dom Avelar Brandão e Escola Municipal Vila Praiana.
 
De acordo com a Semed, as 98 instituições que compõem a rede serão contempladas de alguma forma. A secretária de educação, Adriana Paiva, explica que houve um estudo sobre as necessidades de cada escola e que a gestão tem uma enorme preocupação em garantir o bom funcionamento das instituições. O cronograma de entrega continua sendo cumprido pelo departamento de manutenção da Secretaria de Educação.

GLOBO EXIBE SEGUNDO BEIJO GAY

Em Família: Marina e Clara ficam noivas e se beijam

 
Marina (Tainá Müller) e Clara (Giovanna Antonelli) finalmente vão partir para um relacionamento mais sério. No capítulo da próxima segunda-feira, 30, a fotógrafa pedirá a assistente em casamento e as duas selarão o amor com um beijo.

De acordo com o site oficial da novela, Marina compra uma aliança e dá de presente à namorada, que fica surpresa e feliz, e pede para que ela use o anel na mão direita, mostrando um igual em seu próprio dedo.

Vanessa (Maria Eduarda de Carvalho) aparece na hora e faz comentários sarcásticos, mas, assim que sai do estúdio, Marina diz à Clara que adoraria convidar a ex-para ser madrinha delas. É aí que a ex-mulher de Cadu (Reynaldo Gianecchini) se dá conta de que é um pedido oficial de casamento, fica emocionada e aceita sem hesitar.

Homossexualidade na teledramaturgia

Reza a lenda que o primeiro beijo gay da teledramaturgia foi no teleteatro "A Calúnia", de 1963, na TV Tupi, entre as personagens de Alda Alves e Geórgia Gomide, mas não há registros da cena.
Em 2011, enfim, o SBT exibiu o primeiro beijo homoafetivo em novelas, em "Amor e revolução". Na trama, entre a advogada Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Gisele Tigre), dona de um jornal.
Já Clara e Marina vão protagonizar o primeiro beijo gay feminino no horário nobre da Globo. Na novela anterior, "Amor à Vida", os personagens Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano) exibiram o primeiro beijo entre dois homens.

Na época, após a exibição do capítulo, a emissora divulgou uma nota sobre a cena:
"Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história".

Funcionária da Fifa é demitida após foto com Claudia Leitte

 
Por ordem da Fifa, Ana Paula foi demitida ao exibir credencial em foto com Claudia Leitte
A controladora de acesso da Arena Corinthians, Ana Paula Moreira, foi demitida pela Fifa após tirar uma foto com Claudia Leitte. Fã assumida da cantora, ela teve sua credencial suspensa por ordem da entidade, além da demissão por parte da empresa que a contratou para trabalhar durante todos os eventos da Copa do Mundo no estádio.
 
Em entrevista à coluna do jornalista Leo Dias, Ana Paula contou: "Sou fã da Claudia e ela foi muito querida e carinhosa. A supervisora da área vip foi quem ofereceu uma foto. Me surpreendi porque nunca foi dito que era proibido tirar foto com artista. Não fiz a fã histérica, mas óbvio que não neguei. Quando procurei a empresa, só me disseram que a Fifa tinha suspendido minha credencial depois que descobriu a foto e que eu estava demitida".
 
Em resposta, a empresa enviou a seguinte nota: "Ela assinou um contrato e recebeu orientação de que não poderia expor a credencial de trabalho. E, é sabido por todos, que em nenhum trabalho deve-se abandonar o posto para tirar fotos ou incomodar convidados e clientes".
Segundo a publicação, a Fifa ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Lídice rebate Rui: o PT precisou gastar muito dinheiro para encher convenção


A candidata ao governo da Bahia pelo PSB, senadora Lídice da Mata, rebateu nesta sexta-feira (27) às declarações do postulante petista Rui Costa, que em almoço com jornalistas de Salvador na última quarta (25) afirmou que ela iria “desidratar” e não existiria a possibilidade da senadora se colocar como terceira via, mesmo estando à sua frente nas pesquisas eleitorais, já que o pleito na Bahia será polarizado entre PT e DEM.

“Estou muito bem hidrata. Quem está meio desidratado é o candidato do governo [Rui Costa], que está precisando fazer uma festa enorme, trazer a presidente Dilma, trazer Lula e gastar muito dinheiro para encher a convenção. Estou muito bem, estive até gripada, mas não sofri deste mal não”, ironizou a senadora, em entrevista a Zé Eduardo na segunda hora do Jornal da Bahia no Ar, na Rádio Metrópole.

A socialista ainda falou da relação dela e do PSB com o governo Wagner. O partido deixou a administração petista no início do ano.

“O PT era uma relação política. São alianças e alianças se fazem e se desfazem. Eu tenho uma relação de amizade muito grande com pessoas do PT, inclusive com o governador Jaques Wagner, a quem respeito muito como líder político e na relação pessoal. Mas o PT, no entanto, é um partido que tem como característica central o exclusivismo. A sua atuação é sempre voltada para o fortalecimento do próprio PT. O PSB apoio o governador Jaques Wagner antes do PT apoiá-lo e decidir sua candidatura. Estivemos com muita fidelidade no governo, mas isso não quer dizer que tenhamos o direito ao poder, ou de sonhar com o poder”, afirmou.

Lídice ainda revelou um diálogo que teve com Wagner antes da saída do partido da base que, segunda ela, justificou o rompimento com os petistas baianos.

“Abrimos mão de uma candidatura da prefeitura de Salvador para apoiar Pinheiro [em 2008], e eu fui vice quando tínhamos uma preferência na opinião pública já destacada. Também não concorri à eleição de prefeito agora [2012] para apoiar, solicitada pelo governo do Estado, a candidatura de [Nelson] Pelegrino. Naquela oportunidade disse ao governador e fiz por escrito e pessoalmente que não era possível que os partidos estivessem compondo essa aliança apenas por enfeite. Era preciso que os partidos políticos e suas lideranças tivessem a possibilidade real de se apresentar como alternativa de poder. Abrimos mão duas vezes, e o PCdoB também, com Alice Portugal [pré-candidata em 2012]. Então, em 2014 não aceitaria mais uma vez a retirada de candidatura e naquela altura o PT já discutia cinco nomes internos e nenhum nome de outros partidos aliados do governo. Disse ao governador: isso fica parecendo um truque. Internamente o PT lança 2,3, 4 [nomes], faz aquela discussão interna, paralisa os partidos da base, e ficam todos esperando para ver o que o PT decidirá, mas o PSB decidiu se encontrar” revelou.

Democratas afirmam que convenção petista foi 'festival de ilegalidades'

O presidente do Democratas na Bahia, José Carlos Aleluia, afirmou nesta sexta-feira que o partido estuda acionar judicialmente o PT por conta da convenção do partido que homologou o nome do candidato ao governo da Bahia, Rui Costa, do vice João Leão (PP) e do candidato ao Senado Otto Alencar. O evento político foi realizado no Parque de Exposições de Salvador e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A convenção petista é um festival de ilegalidades sob as bênçãos da presidente da República”, condenou o dirigente estadual.

Segundo Aleluia, houve “flagrante do uso da máquina pública” em favor dos candidatos da base governista. “Isso sem falar no total desrespeito à lei eleitoral com a propaganda ostensiva dos candidatos e seus respectivos números, pela Avenida Paralela, antes do registro oficial. Será que eles não sabem que a campanha só pode ser deflagrada a partir do próximo dia 6 [de julho]? Em um estado democrático de direito ninguém ganha no grito. A Justiça existe para impedir também o abuso de poder”, destacou o democrata.

O presidente do DEM em Salvador, Heraldo Rocha, também não poupou críticas ao evento petista que deu oficialmente largada à campanha do candidato a sucessão do governador Jaques Wagner (PT).

Para Rocha, não cabe a Rui Costa “endemonizar” uma elite que, segundo ele, só existe no discurso petista. “Será que ele mora na periferia e anda de buzu, os filhos estudam em escola pública e a família é atendida pelo SUS [Sistema Único de Saúde]? O pobrismo do PT é só no discurso. A exemplo do governador Jaques Wagner, que comprou apartamento luxuoso na encosta da Vitória [Salvador]. Depois de 2007, toda elite petista ficou barona, com evidentes sinais de riqueza. Chega de demagogia, minha gente!”, disparou o demista.

DUZINHO NERY, DISSE: "MEU CANDIDADO A DEPUTADO FEDERAL É CACÁ LEÃO, MAS QUEM ME COORDENA É O PREFEITO OU O PRÓPRIO DEPUTADO"

 
Nem bem começou a campanha eleitoral em 2014, e os babados estão "dando pano pra manga", tudo isso pelos rumores sobre os supostos nomes que coordenarão a campanha eleitoral do candidato a Deputado Federal Cacá Leão (PP) em Lauro de Freitas.
 
Com toda a boataria que vem rolando nos quatro cantos da cidade, de quem coordenará é uma vereadora do PP - Partido Progressista, que mesmo sem nenhum histórico e experiência em organizar uma campanha eleitoral, bem porque nem a dela teve alguma coordenação, que foi uma campanha realizada pela boa vontade de ex-amigos e ex-lideranças e pela sorte foi contemplada com um mandado derradeiro. Por estas e outras, a vereadora não poderia ter este know-how de Cacá, que na verdade está parecendo um "cheiro" depois de não emplacar a sua candidatura como Deputada Estadual, como todos já sabíamos.
 
Uma das pessoas que está contra a esta coordenação de campanha anunciada, que apoia Cacá desde 2004, quando ainda foi candidato a prefeito em Lauro de Freitas é Duzinho Nery, que deixou bem claro que não vai aderir a esta escolha e que já vai exigir o plano B de Cacá, que tenha outras coordenações no município, com pessoas mais maduras, experientes e que tenham respaldo para entrar nas casas dos eleitores para pedir votos, a exemplo do prefeito Márcio Paiva.
 
Vamos acompanhar os próximos capítulos dessa história e ver no que vai dar toda esta confusão. Agora, que muita gente tem a mesma opinião de Duzinho Nery, não tem dúvidas!

Leão diz que história da Bahia pode ser dividida em 'antes e depois' de governo Wagner-Lula

Leão diz que história da Bahia pode ser dividida em 'antes e depois' de governo Wagner-Lula
 
O candidato a vice-governador na chapa do petista Rui Costa, João Leão (PP), fez um discurso de apenas dois minutos, durante a convenção estadual do PT, direcionado a militantes, correligionários e aliados que participavam do evento na manhã desta sexta-feira (27). Ao ser referir ao postulante ao Palácio de Ondina, o pepista o elogiou como “uma das grandes figuras que encontrou em sua vida”. “Ao lado do meu colega Otto Alencar, essa figura que a Bahia admira e vai colocar lá no Senado”, completou. Leão chegou a afirmar que a trajetória da Bahia pode ser dividida em dois períodos após o governo Jaques Wagner (PT), com apoio do ex-presidente Lula (PT), ambos presentes no palanque. “A Bahia tem sua história antes de Lula e de Wagner e depois de Lula e de Wagner”, disse. “Implantamos a Ferrovia Oeste-Leste. Já deixou de ser sonho e passou a ser realidade. Já tenho 12 mil pessoas trabalhando na obra”, continuou. O candidato a vice declarou aos militantes que “vale a pena acreditar”. “O sonhos se transformam em realidade e o seu sonho, o do povo da Bahia, Rui Leão e Otto vão realizar”, prometeu. Além de Lula, a presidente Dilma Rousseff (PT), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), e outras autoridades também estão no palco. 

Balneabilidade aponta 24 praias impróprias para banho em Salvador e Lauro de Freitas

 
 
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que, das 34 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 24 estão impróprias para banho. São elas: Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford e Buraquinho. Nas demais da Região Metropolitana, as condições são normais, mas o Inema alerta que a população deve evitar o banho de mar em tempo chuvoso, pois as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, o que pode causar doenças. 

Entra em vigor a Lei da Palmada

 
Foi publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União a lei que proíbe o uso de castigos físicos e de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação de crianças e adolescentes.
Conhecida como Lei da Palmada, a norma determina que pais, demais integrantes da família, responsáveis e agentes públicos executores de medidas socioeducativas que descumprirem a norma vão receber encaminhamento para um programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico e advertência.
O texto prevê ainda que a União, os estados e os municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de menores.
Ainda de acordo com a norma, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao conselho tutelar mais próximo. A lei entra em vigor hoje.

Presidente Dilma irá entregar troféu a campeão da Copa, mas não deve discursar

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou nesta sexta-feira (27) que a presidente Dilma Rousseff irá entregar a taça de campeão à seleção vencedora da final da Copa do Mundo, dia 13 de julho, no Maracanã.
Apesar de a cerimônia de premiação tradicionalmente contar com o chefe de Estado do país-sede da competição, a presença de Dilma ainda era tratada como dúvida pela organização do Mundial. 
Além da presidente, participarão da entrega o mandatário da Fifa, Joseph Blatter, e um representante da confederação a qual a seleção campeã for afiliada. 
Dilma tem tido uma participação bem diminuta na Copa. Para evitar as fortes vaias ouvidas na Copa das Confederações de 2013, ela abriu mão de fazer um discurso no jogo de abertura, entre Brasil e Croácia, no dia 12, no Itaquerão. 
 
Presidente Dilma irá entregar a taça de campeão à seleção vencedora (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Questionado se Dilma irá discursar na cerimônia de encerramento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi lacônico. “Acho que não”. Valcke também revelou que o troféu será conduzido ao Maracanã na decisão pela modelo Gisele Bündchen e pelo ex-zagueiro Carles Puyol. 
O defensor aposentado irá representar o time campeão da Copa passada, a Espanha. A Fifa não informou porque Puyol foi escolhido, já que o mais comum é que o capitão da conquista anterior, no caso o goleiro Casillas, conduza a taça. 

Coelba entrega conta na hora da leitura aos clientes de Lauro de Freitas

O novo formato mantém todas as informações contidas na conta anterior e é fechada com um adesivo.Reprodução/Coelba
 
A partir desta quinta-feira (26) a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, entregará a fatura imediatamente após a leitura do consumo no medidor aos clientes de Lauro de Freitas. O objetivo da iniciativa é trazer mais agilidade e transparência ao processo de leitura e faturamento da conta de luz.        
 
O novo formato mantém todas as informações contidas na conta anterior, e a fatura é entregue fechada, por meio de um adesivo, preservando todos os dados do cliente, incluindo CPF e o valor.  Além de Lauro de Freitas, também passam a receber, a partir de hoje (26), a conta de energia impressa na hora cerca de 250 mil clientes de Salvador, finalizando a implantação na capital, que teve início em maio e abrangeu 798 mil consumidores na primeira etapa.

Atirador de elite pede autorização e quase mata inocente na abertura da Copa

 
A estreia da Copa do Mundo no Brasil quase acaba em tragédia. Por muito pouco um inocente não foi morto por um atirador de elite, durante o jogo entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo.
 
Tudo aconteceu por um erro de comunicação, que deixou a vida de um policial por um fio. Quando o jogo já estava rolando, um atirador de elite que era responsável pela segurança dos chefes de estado presentes ao evento, incluindo a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa Joseph Blatter, viu um homem armado próximo à tribuna de honra do estádio.
 
De acordo com a Folha de S. Paulo, sem saber que se tratava de um policial, o responsável pela segurança imediatamente pediu autorização a seus superiores para matar o suspeito.

O tiro não foi disparado, mas a situação que tiraria a vida de um inocente, gerou uma crise entre as polícias civil e militar, já que as duas apresentaram versões diferentes para explicar o porquê de o agente estar no local.
O mal entendido está sob investigação da Secretaria de Segurança Pública. Com isso, o policiamento deverá fazer um reforço dos protocolos de segurança para os jogos restantes do Mundial.

 
 

Convenção do PT: militantes enfrentam forte esquema de segurança


Um forte esquema de segurança foi montado na convenção estadual do PT, que acontece nesta sexta-feira (27), no Parque de Exposições, em Salvador.
 
Foi visto que até comidas, entre elas frutas, biscoitos, foram tiradas de alguns militantes que quiseram participar da cerimônia de homologação da chapa liderada pelo pré-candidato ao governo,  Rui Costa (PT).
 
Além disso, os militantes também estão sendo monitorados por detectores de metais e revista. No local, são esperandas importantes lideranças petistas, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, e o governador Jaques Wagner.

Capitão Tadeu perde mandato, faz graves denúncias e avisa que vai recorrer

 
 
O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) avisou que vai recorrer da decisão publicada no Diário Oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeita os votos dados a Wank Medrado (PSL), e por tabela, derruba a sua candidatura.

Para compreender o imbróglio, deve-se entender o que ocorreu na eleição de 2010. A época, o então candidato a deputado estadual da coligação PSB/PSL, Wank Medrado, recebeu 12 mil votos, mas a pedido do Ministério Público teve a candidatura impugnada e os seus votos não foram computados pela Justiça Eleitoral.

A coligação, no entanto, questionou junto ao TSE e entrou com mandado de segurança para que os votos de Wank fossem contabilizados, o que beneficiou Tadeu pelo cálculo de coeficiente eleitoral o reelegendo deputado estadual.

Voltando para 2014. O TSE, tendo como relatora a ministra Luciana Lóssio, publicou nesta sexta-feira (27), a decisão de rejeitar os votos de Wank, que também retira os votos da coligação e aborta a reeleição de Tadeu, o tirando da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) às vésperas da campanha.

Como o deputado estadual João Bonfim (PDT) está prestes a renunciar para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Brasileiro (PT) – primeiro suplente - deverá assumir a vaga. Com isso, o ex-deputado Joacy Dourado, também do PT, é quem herdaria o lugar de Tadeu.

O socialista garantiu que vai recorrer às instâncias superiores – presidência do TSE e, por fim, o Superior Tribunal Federal (STF) - para garantir a conservção do mandato, e faz graves denúncias contra o TSE: “Houve fraude no processo. O TSE mandou a Polícia Federal (PF) para investigar um documento falso que alterou o resultado do julgamento. No inquérito os federais concluíram que houve falsificação de documento, que adultera o resultado do julgamento”, revela.

De acordo com Tadeu, a relatora do processo, ministra Luciana Lóssio, foi assessora jurídica na campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, e após a eleição da presidente foi promovida ao posto de ministra do STE. Para ele, Lóssio ignorou o parecer que consta no inquérito da PF que aponta um advogado da Bahia como o responsável pelo documento falso e beneficiou o PT.

“Possuo todos os documentos comprobatórios dessa fraude de assinatura e recorrerei a instâncias superiores. E lamentável que parte da Justiça brasileira, esteja aparelhada pelo PT, que é o maior beneficiário dessa fraude processual consequente cassação do mandato”, disse Tadeu.

Com a decisão, o PSB perde uma cadeira na Alba e os petistas ganham a vaga. “Às vésperas da campanha, eles (PT) querem tirar um deputado que bate no governo e de presente ganham um da base. É muita coincidência.”, concluiu Tadeu que segue como candidato para a reeleição.

Bahia está interessado em outro meia do San Lorenzo, diz jornal


Considerado por muitos como atleta mais importante do San Lorenzo, o meia Piatti é mais um atleta da equipe que está na mira do Bahia. A informação foi divulgada por um dos veículos de maior tradição em terras argentinas, mas de acordo com a publicação o Esquadrão vai enfrentar concorrência.
 
O diário Olé põe também o Santos na briga pelo atleta, e com menos chances, o Sport, que também estaria tentando a contratação do meia Riquelme, do Boca. Piatti tem contrato até o fim de junho, e já pode até assinar pré-contrato com outra equipe.
 
A negociação com Piatti poderia ainda facilitar o trabalho de convencer Romagnoli a vir para o Bahia, já que o experiente meia ainda fala em continuar no San Lorenzo, mesmo já tendo recebido um adiantamento do tricolor estipulado em R$ 50 mil.