sábado, 21 de junho de 2014

Klose marca e iguala Ronaldo como maior artilheiro das Copas do Mundo

 
O centroavante Miroslav Klose marcou o gol de empate da Alemanha neste sábado (21) diante de Gana e igualou os 15 gols em Copas do Mundo de Ronaldo Fenômeno. Agora, os dois são os maiores artilheiros da história dos Mundiais - sendo que o alemão poderá desempatar ainda nesta Copa. A Alemanha faz pelo menos mais um jogo, contra os EUA, na última rodada. Líder do grupo, ainda tem boas chances de classificação.
 
Klose tem começado as partidas no banco. Contra Portugal, quando a Alemanha goleou por 4 a 0 na Arena Fonte Nova, o atacante não foi acionado. Hoje, contra Gana, jogou pela primeira vez no Mundial e precisou de poucos minutos para deixar sua marca.
 
Curiosamente, o rival que levou o 15º gol de Klose em Copas também foi quem levou o 15º gol de Ronaldo. Em 2006, na Copa da Alemanha, o brasileiro balançou as redes contra Gana.
Klose tem gols em quatro Copas diferentes - com isso, se igualando ainda a Pelé e ao também alemão Uwe Seeler, se tornando o terceiro jogador a balançar as redes em quatro Mundiais.
 
Gols em Copas

A história de Klose em Copas começou em 2002, quando ele marcou cinco vezes. Em 2006 foi seu grande momento. Ele foi o artilheiro da Copa com outros cinco gols. Em 2010, foram "apenas" quatro.
 
Aos 36 anos, o Mundial do Brasil será o último de Klose. O centroavante já anunciou que vai se aposentar da seleção alemã ao fim da Copa.

Artilharias das Copas
 
1) Miroslav Klose (ALE) / Ronaldo (BRA) - 15 gols
2) Gerd Muller (ALE) - 14 gols
3) Just Fontaine (FRA) - 13 gols
4) Pelé (BRA) - 12 gols
5) Sandor Kocsis (HUN) / Jurgen Klinsmann (ALE) - 11 gols
 
 

Messi marca aos 45 e garante vitória da Argentina contra o Irã

A vitória apertada foi garantida só aos 45 minutos do 2º tempo, graças à genialidade do craque Messi. Com o 1 a 0 contra a seleção do Irã, a Argentina chega aos seis pontos e se isola na liderança do Grupo, e carimbou a classificação às oitavas de final.
 
Após críticas de Messi ao esquema 5-3-2 utilizado na estreia contra a Bósnia, quando os hermanos passaram sufoco para vencer por 2x1, o técnico Alexandro Sabella vai escalar o chamado quadrado mágico com Messi, Agüero, Dí Maria e Higuain, que é a novidade.
 
A situação gerou muita discussão na imprensa argentina, que intitulou Messi como o “dono do time”. Na sexta, em entrevista, Sabella foi bombardeado sobre o assunto e pouco falou do Irã. E na ocasião, mostrou tranquilidade.
 

Messi marca aos 45 e garante vitória da Argentina contra o Irã (Foto: AFP)
 
“(As declarações de Messi) Não me incomodaram de maneira nenhuma. São coisas que eu já sabia. Perguntei para ele como gosta de jogar e me disse. Não fez mais do que reiterar. Fez isso com muito respeito, e é algo que já sabíamos. Vivemos um clima de cordialidade e respeito. Falo de futebol com os jogadores, e em linhas gerais tenho bom contato”, respondeu o treinador. Quem sai é o zagueiro Campagnaro.
 
No meio da multidão, Antonella Roccuzzo e Thiago Messi, mulher e filho do craque argentino, foram flagrados torcendo pela seleção celeste e branco.

Antonella Roccuzzo Esposa Messi e Filho Thiago no Mineirão (Foto: Reprodução SporTV)

Massa bate Mercedes, crava a pole e põe fim a jejum de mais de cinco anos

Felipe Massa Williams gp da Áustria (Foto: Agência EFE)
S
e na Copa do Mundo de futebol, grandes seleções têm sido surpreendidas por equipes consideradas menos fortes, na Fórmula 1 a história se repetiu neste sábado. A toda poderosa Mercedes, pole position em todas as corridas do ano até aqui, foi, enfim, desbancada, no treino classificatório para o GP da Áustria, que a TV Globo transmite neste domingo, às 9h (horário de Brasília). Se na prova anterior, Daniel Ricciardo, da RBR, triunfou graças a problemas com as "Flechas de Prata", na qualificação deste sábado, o responsável por derrubar a equipe alemã foi Felipe Massa, a bordo de uma Williams que ainda não subiu ao pódio nas sete primeiras etapas. No remodelado circuito de Spielberg, o brasileiro emplacou uma volta espetacular nos segundos finais do Q3 (1m08s759) e assegurou a primeira posição no grid de largada (confira os melhores momentos no vídeo acima). Esta foi a 16ª pole de Massa na carreira. Mas a última vez que ele começou na ponta faz mais de cinco anos: foi no GP do Brasil de 2008 – aquele mesmo, em que foi campeão por alguns segundos. A última pole de um brasileiro na F-1 era de Rubens Barrichello, em 2009, também em Interlagos.
Nico Rosberg e Lewis Hamilton não foram capazes de fazer tempos melhores que o de Massa. O britânico errou feio e rodou, sequer marcando volta no Q3 e amargando o nono lugar, enquanto o alemão disse ter tirado o pé em razão da falha do parceiro, em uma irônica inversão de papéis com o episódio de Mônaco. Valtteri Bottas, que não tinha nada a ver com isso, também brilhou: ficou com o segundo lugar, completando a dobradinha da Williams e comprovando o bom desempenho do FW36 no circuito austríaco - mais cedo ele já dava indícios de que o time inglês poderia surpreender, ao ser o mais rápido no terceiro treino livre. A equipe não dominava uma primeira fila do grid desde o GP da Alemanha de 2003, com Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher.
Acompanhe as emoções do GP da Áustria a partir das 9h deste domingo (horário de Brasília) ao vivo na TV Globo. Na corrida, válida pela oitava etapa da temporada 2014, Felipe Massa terá o desafio de conter as velozes Mercedes e o companheiro Bottas para fazer o "Tema da Vitória" tocar novamente. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
 
No belo circuito de Spielberg, remodelado pela RBR, nova dona do autódromo, a equipe austríaca não passou de coadjuvante neste sábado. Após a surpreendente vitória em Montreal, Daniel Ricciardo, pelo menos, fez o quinto tempo. Já o tetracampeão Sebastian Vettel, mais uma vez, decepcionou: foi eliminado no Q2 e largará em 12º, já que Sergio Pérez precisa pagar a punição de cinco posições no grid em razão do acidente com Massa na corrida passada.

 
Felipe Massa comemora pole com Raffaela e o filho Felipinho na Áustria (Foto: Getty Images)
 
O resultado de Massa, claro, mereceu muita comemoração. "Fantástico", celebrou o piloto com o time pelo rádio. Assim que o cronômetro zerou, a esposa Raffaela e o filho Felipinho - de quatro anos, que nunca tinha visto o pai ser pole - correram em direção aos boxes da Williams para abraçar o herói do dia. Antes, na pesagem obrigatória, Massa ainda ganhou um abraço apertado do amigo Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari por quatro anos.

Inema aponta Praia de Buraquinho imprópria para banho neste final de semana

Inema aponta 21 praias impróprias para banho em Salvador
                                                   
Um balanço divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), em Salvador, destaca que, das 34 praias avaliadas na capital baiana e da região metropolitana, 21 estão impróprias para banho neste sábado (21) e domingo (22). Segundo o instituto, os banhistas devem evitar as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (Ao lado do Forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros e próxima ao Morro da Sereia, em frente ao Ed. Maria José), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente ao Edifício Atlântico), Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka, e atrás do antigo Clube Português), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares), Piatã (em frente ao Posto Salva Vidas), Placaford (em frente ao Posto Salva Vidas), Itapuã (em frente à Sereia de Itapoan), Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé). O Inema ressalta que as demais praias da capital e região metropolitana estão em condições adequadas ao banho. O órgão explica ainda que os banhistas devem evitar o banho de mar em dias chuvosos ou em momentos de maré agitada, por conta da segurança e pelo maior risco de contaminação das águas, que vêm da cidade, descartada pelos córregos. 

PTB fecha com Aécio e fortalece rumor de apoio a Souto na Bahia

PTB fecha com Aécio e fortalece rumor de apoio a Souto na Bahia

 O presidente Nacional do PTB, Benito Gama, em telefonema ao Bahia Notícias, afirmou que a legenda vai apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves à presidência da República. A decisão foi tomada após diversas reuniões da Executiva, a última delas finalizada nesta sexta-feira (20). De acordo com Benito "ficou muito difícil" apoiar o PT. "Fizemos tudo para caminhar juntos, mas a situação chegou no limite. Não posso ficar contra os senadores e deputados do meu partido". O PTB tem, hoje, uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal, mas o cargo vai ser devolvido", garantiu. Ainda sobre as decisões da legenda, no que diz respeito ao cenário baiano, o presidente disse que "cada dia sua agonia", quando questionado sobre o apoio a Rui Costa (PT) ou a Paulo Souto (DEM). 

Salvador se consolida como 'sede das goleadas' na Copa do Mundo no Brasil

 
A Arena Fonte Nova, em Salvador, recebeu mais uma goleada nesta Copa do Mundo - França 5 x 2 Suíça foi o jogo com mais gols da competição até agora. A Fonte registra 17 gols em três jogos -média de quase seis por partida. O estádio com a segunda maior média de gols nesta Copa é o Beira-Rio, em Porto Alegre, com quatro por jogo.
 
Além dos franceses, também golearam em Salvador a Alemanha, que fez 4 a 0 em Portugal, e a Holanda, que deu 5 a 1 na Espanha e abriu caminho para a eliminação precoce dos atuais campeões. A média é de 5,6 gols por partida.
 
 
Pode ajudar o fato de Salvador ter se dado bem no sorteio da Copa. Dois clássicos mundiais na primeira rodada, além de seis seleções da Europa nos três primeiros jogos. Na quarta-feira, a Arena Fonte Nova recebe um jogo menos badalado - Irã x Bósnia, a partir das 13h, pela última rodada do Grupo F. O estádio ainda recebe uma partida das oitavas de final e outra das quartas.
 
O torcedor baiano já estava acostumado a placares elástico na Fonte Nova. Na reabertura do estádio, o Vitória goleou o rival Bahia por 5 a 1, no ano passado, pelo Baianão. Na primeira partida da final do campeonato de 2013, outra goleada histórica - 7 a 3. Em 2014, as goleadas ainda não se repetiram em nível local.
 

 
 

 

Lauro de Freitas: dia 24 de junho deixa de ser ponto facultativo e é feriado

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) informa que o dia 24 de junho, que até então era apenas ponto facultativo, agora passar ser feriado municipal. A alteração foi publicada no Diário Oficial de 20 de junho de 2014 e pode ser consultada no site http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/diarioOficial. A mudança foi republicada por incorreções veiculadas a Emenda à Lei Orgânica Nº 10, de 13 de março de 2014 e ao Decreto Nº. 3.734 de 20 de março de 2014.
 
De acordo com o decreto, além do São João, são feriados municipais dia 15 de janeiro quando se comemora o Dia de Santo Amaro de Ipitanga (Padroeiro Municipal); a Sexta-Feira da Paixão; dia 31 de julho, data da emancipação política do município e 20 de novembro quando é lembrada o Dia da Consciência Negra.
 
Ainda segundo o documento, nos dias 02 de janeiro e 31 de dezembro do ano do centenário de Emancipação Política do Município pode ou não a gestão municipal decretar ponto facultativo voltado a atividades alusivas à data.

Dia 'D' para o PR: fica com o governo ou apoia Aécio Neves

Ao que tudo indica, o PR deve ficar rachado nas eleições deste ano. O líder da bancada do partido na Câmara, Bernardo Santana teve uma conversa com Lula, segunda-feira (16), quando disse o que quer para apoiar Dilma. O prazo se esgota neste sábado, quando o partido realizada sua convenção nacional. Se os pleitos não forem atendidos, o PR fica com Aécio Neves e a convenção delegará à executiva nacional o poder de decidir sobre as questões estaduais, a Bahia inclusa. De acordo com a coluna Tempo Presente, os termômetros ontem em Brasília indicavam que o partido esta mais para rachar.
No olho do furacão está o ministro César Borges (Transportes). Lá atrás, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, que está preso na Papuda sentenciado no caso do mensalão, mas é o dono do PR, impôs como condição para ficar com o governo a demissão de César. Dilma descartou a proposta com veemência. Se houver o racha federal, haverá estadual. Em suma, o PR, que tem hoje o secretário Pedro Galvão (Turismo), pode ir para Paulo Souto.

São João: famílias lotam Praça da Matriz em Lauro de Freitas

 
O primeiro dia do “São João da Gente – Dominguinhos Show de Bola” em Lauro de Freitas foi um sucesso. A Praça da Matriz, onde ocorrem às festividades juninas, ficou lotada. Famílias, crianças e muitos visitantes dançaram forró e se divertiram ao som do arrasta pé. O prefeito Márcio Paiva, a secretária de educação Adriana Paiva, e o secretário de cultura Juraci Alves participaram do evento que se estendeu até a madrugada.

 Na noite desta sexta-feira (20) subiram ao palco principal as bandas Bruma Leve, Filomena Bagaceira, Torres da Lapa e o forrozeiro João Almeida. O prefeito da cidade, Márcio Paiva, fez questão de reforçar que a festa foi organizada para as famílias laurofreitenses. “Elaboramos um evento bonito, com boas atrações juninas para que os munícipes e seus parentes possam curtir o São João sem deixar nossa cidade. Aqui temos uma festa com musica de qualidade, segurança e pertinho de casa”, frisou o prefeito.

No dia 23 haverá transmissão do jogo Brasil x Camarões, através de um telão montado na praça.  A programação se estende até o dia 24 com muita diversão. Neste sábado (21), às 18h, haverá uma missa na Igreja da Matriz. Às 19h30 o forrozeiro Celo Costa abre a festa. Em seguida cantam as bandas Sou Grude, Flor de Açai e Caravana Music. Ainda passarão pelo palco principal, nos dias seguintes de festa, as bandas Colher de Pau, M 18, U Tal do Xote, Astro do Forró, Bandidos do Arrocha, assim como os forrozeiros Zé Costa, Celo Costa, Júlio César, Tenison Del Rey e as bandas Capitão Corisco e Bando Virado Moi de Coentro, Brumaleve, dentre outras atrações.

O ponto alto da folia junina será no dia do São João (24), às 10h, quando três atrações musicais percorrem as ruas da cidade. Ao som da zabumba, triângulo e sanfona, os grupos culturais Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue e Cangaceiros fazem animação do público.