segunda-feira, 9 de junho de 2014

DIFERENÇAS ENTRE VÊ/VER E VERBOS SEMELHANTES

 

Na língua portuguesa existe uma dúvida muito grande em relação a formas verbais acentuadas que se assemelham aos infinitivos pessoais e impessoais. Por exemplo, qual seria a ocasião correta para se usar VÊ e VER? Em que situações um e outro devem ser empregados?

As formas VER, CRER, LER, DAR e ESTAR são infinitivas (nome do verbo) e, quando conjugadas na terceira pessoa do singular (ele, ela ou semelhante) perdem o "R" e são acentuadas. Então o verbo CRER tornar-se-á CRÊ na conjugação; o verbo VER tornar-se-á VÊ e assim por diante.

Ele ainda crê na recuperação da equipe. (certo)
Ele ainda crer na recuperãção da equipe. (errado)
A atenção que Edson a seus alunos é insuficiente. (certo)
A atenção que Edson dar a seus alunos é insuficiente. (errado)

Percebam que usar, nesses casos, o verbo no infinitivo seria alguma coisa estranha, como observamos na comparação seguinte:

Antônio faz com que os processos sejam agilizados = Edson atenção aos alunos.

Antônio fazer com que os processos sejam utilizados = Edson dar atenção aos alunos.

O infinitivo, no entanto, funcionará como verbo principal no caso de locução verbal (mais de um verbo valendo como um só), como no esquema abaixo:

Edson pode dar atenção a seus alunos de forma mais eficiente. (certo)
Edson pode atenção a seus alunos de forma mais eficiente. (errado)

Na comparação,

Edson pode fazer tudo mais corretamente = Edson pode dar atenção a seus alunos.
Edson pode faz tudo mais corretamente = Edson pode atenção a seus alunos.

Então, para resumir, as formas verbais com "R" vistas aqui são infinitivas e serão utilizadas nas locuções verbais, como verbo principal; as formas verbais acentuadas serão utilizadas de forma simples, como verbo flexionado na oração.
 

Jogadores da seleção alemã vestem camisas do Bahia e cantam hino do tricolor

 
Titulares da Seleção Alemã, o goleiro Neuer e o meio-campista Schweinsteiger caíram nas graças da torcida do Bahia graças a um vídeo que circula na internet. Eles apareceram vestindo camisas do Bahia e cantaram o hino do Tricolor, nesta segunda-feira (9), próximo a concentração de Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia, local onde a Alemanha se prepara para a Copa do Mundo.

Companheiros de equipe do baiano Dante, torcedor declarado do Bahia, eles também são titulares do Bayern de Munique, campeão da Liga dos Campeões na temporada 2012/2013 e atual campeão mundial de clubes. O goleiro Neuer apareceu vestindo uma camisa tricolor da temporada passada, enquanto Schweinsteiger estava usando uma branca retrô em referência ao título brasileiro de 1988.
 
Reportagem iBahia

Fenomenal: Neymar tem números melhores do que Ronaldo em 1998

A idade é quase a mesma. O protagonismo, semelhante. Aos 22 anos e quatro meses, Neymar chega à sua primeira Copa do Mundo com uma responsabilidade talvez ainda maior do que Ronaldo em 1998, aos 21 anos e dez meses. Na França, Ronaldo já era campeão mundial (em 1994, sem entrar em campo) e eleito duas vezes o melhor do mundo (1996 e 1997). O atual camisa 10 ainda não tem essas conquistas. Por outro lado, terá todos os olhos voltados para ele e vai chegar ao Mundial de 2014 com números melhores do que o Fenômeno há 16 anos com a camisa amarela.
 
Montagem Ronaldo 1998 e Neymar 2014 (Foto: Editoria de arte)
 
Os ciclos que antecederam os respectivos Mundiais são parecidos. Em 1994, após a conquista do tetra, Romário era o cara. No entanto, uma briga com Zagallo o deixou afastado da Seleção até 1997. Tempo suficiente para Ronaldo ganhar espaço e se transformar no principal jogador da equipe. No caso de Neymar, não houve sequer escolha. Logo após a eliminação nas quartas de final da Copa de 2010, todos sabiam que havia chegado a hora dele. Sem um legado deixado por Dunga, era o momento de renovação. Era o momento de Neymar.
 
Globo Esporte

PSDB entra no STF para garantir protesto 'ideológico' em estádios

 
O PSDB entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (9) na qual tenta garantir a realização de protestos dentro dos estádios durante a Copa do Mundo, que começa na próxima quinta (12).
 
Na ação, o partido pede que seja derrubado o artigo da Lei Geral da Copa que proíbe entrar em estádios com faixas e cartazes "para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável" e que estabelece que é "ressalvado o direito constitucional ao livre exercício de manifestação e à plena liberdade de expressão em defesa da dignidade da pessoa humana".
 
No texto, o PSDB pede que o Supremo garanta as manifestações de caráter "ideológico" durante o Mundial nos estádios.
 
Para o partido, a regra da Lei Geral da Copa quer limitar manifestações apenas para "defesa da dignidade da pessoa humana”, enquanto que a Constituição assegura a livre manifestação do pensamento, limitando-se apenas a proibir o anonimato.
 
"[Requer decisão] para excluir qualquer exegese que possa impedir o acesso de cidadãos
a estádios em razão de usarem roupas que manifestem 'tema ideológico', salvo – e tão
somente – se incitarem a violência ou qualquer tipo de discriminação", afirma a ação.
O caso está nas mãos do ministro Gilmar Mendes, que deverá analisar se concede ou não liminar (decisão provisória) para suspender a regra.
 
O partido pede a liminar em razão da proximidade da abertura da Copa. A legenda afirma ainda que não pretende prejudicar a "ação fiscalizadora do Estado ou de seus agentes delegados" e nem autorizar que torcedores entrem com objetos que "ameacem a segurança das pessoas ou que incitem a violência ou qualquer tipo de discriminação".

 

Dilma sanciona lei que prevê cota de 20% para negros no serviço público

Dilma Rousseff reuniu lideranças e personalidades negras para sanção da lei de cotas em concursos (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Dilma reuniu personalidades negras para sanção da lei de cotas (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (9), no Palácio do Planalto, lei que prevê cota de 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos.
O texto sancionado deverá ser publicado na edição desta terça (10) do "Diário Oficial da União" e limita a aplicação das cotas ao prazo de dez anos.
A reserva de vagas valerá em concursos realizados para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Brasil.
O texto não estende as cotas para o Legislativo e para o Judiciário, nem para órgãos públicos estaduais ou municipais. O Senado, no entanto, decidiu instituir cota de 20% para negros e pardos nos concursos públicos e nos contratos de terceirização da Casa.
 
Fonte G1

Capitão diz à CNV que Stuart Angel foi enterrado em Base Aérea do Rio

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentou nesta segunda-feira (9), no auditório do Arquivo Nacional, no Centro do Rio, o depoimento do capitão reformado da Aeronáutica, Álvaro de Oliveira Filho. O militar revelou que o corpo do militante político Stuart Angel Jones, desaparecido durante a ditadura em 1971, teria sido enterrado na pista da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A comissão informou que pedirá escavações na cabeceira da pista onde, segundo o capitão, o corpo foi enterrado e convocará oficiais que trabalhavam no local há 43 anos.
 
Membros da Comissão Nacional da Verdade se reuniram no Arquivo Nacional, no Centro, para exibir os resultados das investigações do caso do desaparecimento de Stuart Edgar AngelJones (Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia / Estadão Conteúdo )
O depoimento do capitão, gravado em vídeo, foi tomado na sexta-feira (6), em Salvador. Durante a entrevista para os integrantes da CNV, o capitão diz que a informação sobre o destino do corpo de Stuart Edgar Angel Jones foi informado a ele pelo sargento José do Nascimento Cabral, que já morreu. Oliveira Filho disse que o sargento contou que observou o enterro do cadáver no dia que estava de plantão na Base Aérea.
 
A Comissão da Verdade informou que além de ouvir depoimentos e recolher documentos foi feita uma pesquisa com diligência pericial de reconhecimento da Base Aérea do Galeão, local onde Stuart Angel teria morrido. De acordo com a CNV, a base é a quinta estrutura que foi usada pelas forças de repressão como local de prisão, tortura e morte durante a ditadura militar no país.
 
“E nós acreditamos que essa tese de ocultação de cadáver na Base Aérea de Santa Cruz é uma tese muito consistente e nós aprofundaremos as investigações de todas as formas que tiverem dentro da competência da Comissão da verdade nos próximos meses, no trabalho da comissão”, disse André Sabóia.

Fonte G1

PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL CACÁ LEÃO RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA UNIÃO NACIONAL DOS CAMINHONEIROS

O deputado federal João Leão e o deputado estadual Cacá Leão receberam no escritório, no início da manhã desta sexta-feira (30), José Araújo da Silva, conhecido nacionalmente como "China", presidente da união nacional dos caminhoneiros, Renato Silva e Abner Santana, respectivamente, presidente e diretor do Sintraveba e Everaldo Dantas, radialista e apresentador do canal fechado 33 em Camaçari, para tratarem de assuntos relativos à categoria de transportes e setor logístico.
 
Foto: Bom dia a todos! O deputado federal João Leão e o deputado estadual Cacá Leão receberam no escritório, no início da manhã desta sexta-feira (30), José Araújo da Silva, conhecido nacionalmente como "China", presidente  da união nacional dos caminhoneiros, Renato Silva e Abner Santana, respectivamente, presidente e diretor do Sintraveba e Everaldo Dantas, radialista e apresentador do canal fechado 33 em Camaçari, para tratarem de assuntos relativos à categoria de transportes e setor logístico.

JOGADORES CROATAS SE DIVERTEM EM CAMA DO RESORT NA PRAIA DO FORTE

QUANTA BELEZA, HEIN!!!
 
 
Hospedados em um resort em Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, os jogadores croatas têm encontrado formas de se divertir durante a concentração antes do jogo contra o Brasil, nesta quinta-feira (12).
 
Uma foto publicada em uma rede social mostra os jogadores Dejan Lovren, Mateo Kovacic juntos na cama de um deles para assistir à final da NBA, entre San Antonio Spurs e Miami Heat.
 
Homens tão lindos que parecem na verdade não jogadores de futebol, mas modelos que vão disputar o mister mundo no Brasil.
 
Tô correndo para Praia do Forte!!! Quem sabe?