domingo, 2 de fevereiro de 2014

FESTA DE IEMANJÁ FOI COMEMORADO EM BURAQUINHO

Centenas de turistas e laurofreitenses lotaram a Praia de Buraquinho, na manhã deste domingo (2), para saudar Iemanjá. Num ritual religioso emocionado, os devotos cantaram em louvor a rainha das águas. Depois do cortejo marítimo, a comemoração seguiu com muito samba de roda e homenagem da Prefeitura a “Paizinho”, mestre da cultura popular do município. O evento foi organizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-57. 
 
A beleza da festa foi enaltecida pelo prefeito da cidade, Márcio Paiva. Segundo ele, o 2 de fevereiro tem sido cultuado cada vez mais fortemente no município. “Essa é a nossa festa. Temos o privilégio de levar a imagem de Iemanjá para o encontro das águas doce e salgada, nessa junção do rio com mar que só temos aqui em Buraquinho. 
 
 
Isso é nosso”, frisou. O prefeito assegurou que por meio da parceria entre a gestão e a Colônia de Pescadores Z-57, o evento tende a ser cada vez mais grandioso. Os festejos a Iemanjá são realizados em Lauro de Freitas há 12 anos.
 
Já passava das 10h quando a imagem da rainha foi levada ao mar, cercada de balaios contendo os mais diversos presentes. Flores, perfumes, loções, sabonetes, espelhos e escovas foram deixados para a deusa das águas conhecida pela sua enorme vaidade. Segurando firmemente uma pequena imagem de Iemanjá, a dona de casa Lurdes Souza, 48 anos, fez questão de homenagear a divindade. “Cheguei bem cedo para presenteá-la com flores e alfazema. Iemanjá é minha mãe”, disse a devota. 
 
De acordo com o presidente da Colônia Z-57 e da Associação de Pescadores de Buraquinho, Jonatas dos Santos, mais conhecido como “Mestre Touro”, a festa tem crescido a cada ano. “Ela é a rainha das águas. Do mar tiramos o nosso sustento, nada mais nobre que fazermos essa homenagem a Iemanjá. Começamos com cada pescador trazendo seu presente, hoje fazemos um lindo ritual com balaios lotados”, frisou. Para o secretário de Cultura, Alexandre Marques, depois da Festa do Padroeiro, o 2 de Fevereiro é a segunda comemoração popular mais importante da cidade. “As pessoas estão deixando de ir para Salvador para vir homenagear a rainha do mar na Praia de Buraquinho”, disse. 
 
A festa foi animada pelo grupo Samba é Dez. Durante a apresentação, o prefeito Márcio Paiva homenageou “Paizinho”, entregando-lhe uma placa alusiva em homenagem à sua enorme contribuição a cultura popular do município. Aos 83 anos, ele faz samba de roda em Lauro de Freitas há mais de cinco décadas. “Queria agradecer a todos, mas principalmente ao prefeito. Em 53 anos fazendo samba nessa cidade, nenhum prefeito nunca reconheceu meu trabalho”, afirmou emocionado. A festa contou com a participação dos secretários municipais, alguns vereadores e lideranças comunitárias.

GALPÃO DA INSINUANTE EM LAURO DE FREITAS PEGA FOGO NOVAMENTE

Um dos galpões da loja Insinuante de Lauro de Freitas foi destruído por um incêndio nesta madrugada (02). De acordo com o Corpo de Bombeiros, que chegou a solicitar apoio de carros pipa da Embasa e de um equipamento de espuma da Infraero, as chamas já foram contidas e por volta das 8h as equipes trabalhavam apenas no rescaldo. 
 
A 52ª Companhia Independente da Polícia Militar informou que o incêndio atingiu um dos galpões que fica atrás da loja que presta atendimento aos clientes. Não houve feridos na situação e a causa do incêndio só será esclarecida após a conclusão da perícia realizada no local. O prejuízo não foi divulgado. A assessoria de imprensa da Insinuante foi procurada, mas ainda não se manifestou. 
 
 
Em 10 de abril do ano passado, um outro incêndio de grandes proporções atingiu um dos galpões da mesma loja, que fica localizada na Estrada do Coco. O estabelecimento abastece mais de 200 lojas da Insinuante.

Nota originalmente postada às 9h do dia 2
 
Bocão News