quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UMA VIRADA INÉDITA


Não era esperado, embora não surpreendesse, a pesquisa do Ibope realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro, divulgada na noite de ontem pelo BN. O cenário da consulta envolve nada menos de 32% dos eleitores brasileiros, na medida em que São Paulo é o primeiro colégio eleitoral do País e o Rio é o terceiro. Entre um e outro, ou na segunda posição, está Minas Gerais, que ainda não se tem informações sobre pesquisas presidenciais. A diferença em SP é de 39% para Marina e 23% para Dilma, com queda mais expressiva para Aécio Neves, que parece estar fora de combate que se trava entre as duas mulheres, fato inédito na história política do Brasil. No Rio, numa rapidez estonteante, Marina, que logo após a morte de Eduardo Campos estava em terceiro lugar, deu um salto para o primeiro, colocando seis pontos percentuais à frente de Rousseff, com 38% das intenções de votos contra 32%. É possível que nesta sexta feira, 5, o Datafolha apresente uma consulta nacional ampla, que dará a justa medida de como se desenvolve a disputa. Rousseff tem errado, e um dos seus erros é atacar Marina. 

O problema é que enquanto a presidente denota nervosismo nos debates, Marina parece um personagem zen, o que certamente descontrola, mais ainda, quem já está no limite da explosão, como é o caso de Dilma. Um resultado negativo na sexta feira será comprometedor: ficarão faltando 30 dias para o primeiro turno, que acontecerá no dia 5 de outubro. É pouco, mas de certo modo suficiente para haver uma virada, o que por hora não se manifesta, a não ser um processo de ascensão vulcânico da candidata do PSB. Se a virada se mantiver e a decisão eleitoral ocorra em primeiro turno, será um fato inédito nas eleições presidenciais, e uma resposta do eleitorado para presidente e, talvez, também ao PT, porque a gestão que hoje se observa definitivamente é comprometedora para o país, especialmente no setor da economia. O fato ainda cresce de importância porque o eleitorado indefinido está, em peso, tomando posição favorável ao voto em Marina Silva. 

De fato, há um descontentamento dos brasileiros em relação ao governo e a mudança, a partir do projeto de uma “nova política” tocou no eleitorado, cansado de observar um mar de corrupção que coloca o Brasil entre as nações mais corruptas do planeta. Pior, sem que haja punição.

por Samuel Celestino
Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.