terça-feira, 22 de julho de 2014

PRAZO ESGOTA E A CONDER NÃO ENTREGA A PASSARELA DO HOSPITAL MENANDRO DE FARIA EM LAURO DE FREITAS

A população de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), infelizmente, amarga o descaso por parte da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) que está há dois anos construindo uma passarela na região do Hospital Menandro de Faria.

Entretando, no início do mês, um fio de esperança surgiu para os laurofreitenses. Isso porque, o presidente da Conder, José Ubiratan Cardoso Matos, procurado pela reportagem, deu um parecer sobre quando a obra, cujo investimento foi de aproximadamente R$ 2.5 milhões. "Fica pronta em 20 dias", atestou Ubirajara, que reafirmou também ter feito todos os repasses que faltavam à empresa responsável pela obra, a Pejota Construções e Terraplanagem.

Vinte dias depois e eis que a passarela continua do mesmo jeito. Nada de inauguração, anúncio para tal ou novo parecer da Conder.
Em maio, o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP), explicou que a obra é do Governo Estadual e que, “por conta dela, estamos impossibilitados de fazermos nossa obra de mobilidade e não sabemos quando ela irá terminar. Já entramos em contato com a Conder e não nos disseram nada”, afirmou. Segundo Paiva, as obras de mobilidade envolvem o alargamento da pista em alguns pontos e uma passarela no KM 1, “que só podem ser iniciadas quando esta passarela da Conder ficar pronta”, ressaltou.


No mesmo período, por meio da assessoria, a Conder confirmou que não havia prazo para que as obras fossem concluídas. Uma fonte ligada à Pejota revelou à reportagem que o tempo inicial para entrega seria de seis meses. Porém, mudanças no projeto da passarela geraram o atraso e, por isso, um novo pedido de liberação da verba junto à Caixa Econômica Federal precisou ser feito. Ainda conforme esta fonte, a Conder só repassou 5% do valor da obra desde o início dos trabalhos, já que a Caixa ainda não liberou a verba. A fonte confirmou que este atraso nos repasses também atrasa a obra já que não há como pagar os operários.

A Pejota foi procurada, mas não atendeu as ligações. Já a Conder, por meio da assessoria, não soube esclarecer os motivos do atraso nas obras. Enrtetanto, o presidente da Conder garante que falta apenas uma entrega da Desal e "a passarela está praticamente pronta. Faltam algumas peças. Mas, 90% já foi construído", ressaltou.

Um comentário:

  1. Ainda tem o elevador,cuja fundacao ,que foi feita com bate estaca,que foi enterrada,com arenoso e concreto.

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.