quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PREFEITURA DE LAURO REALIZA SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

 
Nesta terça-feira (3), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), promoveu o I Seminário sobre o papel do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). O encontro teve como principal objetivo mobilizar a sociedade civil organizada e o poder público para reconstituir o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-LF).
De acordo com a secretária da Semasci, Josy da Cruz, o seminário também contribui para a capacitação dos profissionais da segurança alimentar do município, com o propósito de preparar as pessoas para coordenar a Cozinha Comunitária de Itinga e o Banco de Alimentos do Centro.
A nutricionista e diretora de Divisão de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do Município (SAN), Sheila Dionísio, apresentou a palestra com o tema: Os equipamentos públicos e os programas de SAN de Lauro de Freitas. "Os equipamentos, como o Restaurante Popular, o Banco de Alimentos e a Cozinha Comunitária, além do programa de aquisição de alimentos, contribuem para a promoção do direito humano à alimentação adequada", destacou.
O seminário contou também com a palestra sobre Segurança e Insegurança Alimentar e Nutricional, ministrada pela coordenadora da Rede de SAN da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Jainei Cardoso, e uma apresentação sobre o que é, como funciona e qual o papel do Comsea, ministrada pela professora e presidente do Conselho Regional de Nutrição da Bahia, Valquíria Agaty.
Representando a Associação Vinde a Mim, Antônio Jorge Birne ressaltou a importância da iniciativa. "O SAN é fundamental na vida das pessoas menos favorecidas porque contribui para a diminuição da pobreza no país e também é um trabalho preventivo de saúde pública. O cidadão precisa ter uma alimentação de qualidade", conclui Birne, que também atua como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

PREFEITURA DE LAURO PARTICIPA DE ADAPTAÇÃO DE PROJETO "CIDADE BICICLETA"

 
O Projeto Cidade Bicicleta, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (Conder), está sendo discutido entre a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) - e os responsáveis pelo projeto no órgão estadual, a fim de adaptá-lo à realidade atual do trânsito e ao novo projeto de mobilidade urbana da cidade.
De acordo com a secretária da Seplan, Eliana Marback, o projeto encontrado no início do ano não condiz com a realidade atual do município. "O projeto encontrado não tem condições de ser adaptado à realidade de Lauro de Freitas. Diante disso, tivemos oito reuniões com os técnicos da Conder para, em parceria, adaptá-lo à cidade. Salientamos que estamos desenvolvendo um projeto de mobilidade urbana para o nosso município, que pretendemos integrar ao Cidade Bicicleta", explica.
Neste sábado (30), a secretária da Seplan e o diretor de Transportes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Odilon Silva, participaram de uma reunião proposta pela Grupo de Trabalho Cidade Bicicleta / Fórum a Cidade Também é Nossa, na Casa do Trabalhador.
Durante o encontro, que foi aberto ao público, uma técnica da Conder apresentou o projeto. O principal foco da discussão é o sistema cicloviário e a utilização de bicicleta em Lauro de Freitas.
Essa foi a primeira reunião aberta ao público no município, com o objetivo de aprimorar o projeto frente às necessidades da cidade e torná-lo público.

GOVERNO DO PREFEITO MÁRCIO PAIVA (PP) VIRÁ COM GRANDES TRANSFORMAÇÕES EM 2014

 
Como era de se esperar, o tempo dos experimentos e tentativas na gestão do prefeito Márcio Paiva (PP) ficou com para 2013, ou seja, para o passado. Daqui a alguns dias, com a chegada do ano vindouro (2014), o alcaide após conhecer perfeitamente o que anda e o que desanda no seu governo, que tem tudo para ser o melhor da história do município de Lauro de Freitas, deverá remontar algumas estratégias políticas e reconstruir o seu alicerce que está ainda um pouco frágil, fase natural de qualquer outra gestão inicial.
 
Nesses primeiros doze meses, o gestor maior teve a preocupação em deixar os seus confiados "tocar o barco", com interferências medianas, sem notáveis ponderamentos, o que não agradou a gregos e troianos. Fato também comum, porém sabemos que ainda não surgiu "o tal" que consiga esta façanha e como diz um ditado popular: "Se você quer falhar é só tentar agradar a todos". E quem conhece o prefeito, sabe bem a sua forma de gerir, de agir no tempo correto, dificilmente perde o controle da situação, mesmo as vezes ficando propositalmente relapso.
 
Várias ações importantes o governo realizou neste primeiro momento, de ações na infraestrutura, com projeção dos direitos humanos e conscientização social frequentes, projetos abalizados que atingiram principalmente a base, tocando na ferida e amenizando as chagas de heranças dos governos passados.
 
Agora é a hora do prefeito arregaçar ainda mais as mangas e de fato colocar em prática o "TA NA HORA DE MUDAR", expurgando a enxurrada que fez parte da gestão passada e esta estrangeirada de outras cidades que não tem amor nem compromisso com Lauro de Freitas, ou seja, nem impostos deixam em nossa Ipitanga.  Podendo provocar o descarrilamento deste novo trem do progresso, que se encontra no trilho e vai a partir dos próximos dias rumo a grandes transformações. A mudança tem que começar já!
 
Como um jogo, peças devem ser trocadas, e serão. Existem setores que não mostraram pra que vieram, figuras que transformaram O GOVERNO, em vários... Ou seja, sem união e cada qual pensando apenas no individualismo e deixando pra trás o bom conjunto, uma gestão una e fraterna com a cara do prefeito, que é uma marca forte e se for bem explorada,  se torna IMBATÍVEL. Falta explorar, falta um profissional de marketing que valorize este potencial de Márcio Paiva que brota como um manancial.
 
Que de fato as mudanças aconteçam como o clamor do povo que está nas ruas, sedento de tudo isso. E que venha 2014 com muitas transformações em nossa Lauro de Freitas, com as bênçãos de Deus e o trabalho do nosso prefeito DR. MÁRCIO PAIVA.