quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EREOATÁ TEATRO DE BONECOS REALIZA PROJETO IDENTID`ARTE

O grupo Ereoatá Teatro, filiado à Associação Cultural Tupã, realiza trabalhos de arte-educação desde 2001 junto à comunidade de Itinga e adjacências. A cada ano, a busca pelas inscrições nas oficinas tem aumentado significativamente.

O projeto Identid’Arte pretende ampliar e difundir as atividades artísticas/culturais já desenvolvidas pelo grupo Ereoatá Teatro e Associação Cultural Tupã.

Vamos ampliar o período de atividades, bem como o número de participantes, difundir as ações artísticas/culturais já desenvolvidas pelo Ereoatá Teatro e oferecer novas oficinas;...


Promover o desenvolvimento técnico/artístico de crianças, adolescentes, jovens e adultos através da realização das oficinas.

Incentivar a pesquisa e valorização das manifestações culturais e identitárias existentes no município de Lauro de Freitas;

Fomentar ao público o acesso a espetáculos cênicos, formação de plateia.

Acreditamos que trabalhar com as manifestações culturais e identitárias de Lauro Freitas possa engrandecer este trabalho estimulando a valorização humana e a autoestima, bem como facultando promoção social e possibilitando espaços de convivência.
 

 

NOTA PÚBLICA: COELBA INFORMA SUSPENSÃO DE ENERGIA EM IPITANGA

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informa que haverá a suspensão no fornecimento de energia elétrica na próxima quarta-feira (20), das 8h às 14h, nas ruas Lígia Dantas e Antônio Davi Mota, em parte do Loteamento Praia de Ipitanga e das travessas Brisa do Mar e Amarílio Thiago dos Santos – todas em Ipitanga.
 
A concessionária destaca que o desligamento será necessário para que seus técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento da rede elétrica que atende ao município.
 
 

ALVORADA DOS OJÁS CELEBRA A PAZ NA PRAÇA DA MATRIZ

 
Adeptos e simpatizantes de religiões de matriz africana participam, nesta segunda-feira (18), da Alvorada dos Ojás – Noite de Paz, a partir das 22h, na Praça da Matriz – Centro. A cerimônia é realizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), com apoio da Prefeitura – através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (DPIR / Semasci).
 
Ojá - que na cultura africana significa proteção ao Orí (cabeça) - tornou-se símbolo contra a intolerância religiosa e o preconceito racial. Este símbolo (um pano branco) será colocado nas árvores do município com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o fim da intolerância religiosa, momento também em que chama atenção para a data marco do povo negro, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. 

ADILSON BORGES FAVORITÍSSIMO PARA PRESIDIR A LIGA DESPORTIVA DE LAURO DE FREITAS

Adílson e Edvaldo vão tomar a Liga.



Foto: Adilson e Edivaldo futuro presidente da liga desportiva de Lauro
A dupla que vai revolucionar o desporto em Lauro City. Adílson Borges e Edvaldo se unem para tomarem conta da Liga Desportiva de nossa cidade. Há quem diga que esta chapa terá o apoio amplo, geral e irrestrito de BOMFIM  e de todo governo do dr. e não é chapa branca.

VIVA A ZUMBI!!! - DEU NO FACE DE CÉLIA SACRAMENTO VICE PREFEITA DE SALVADOR

SER NEGRO NO BRASIL,SER NEGRA NA BAHIA

Muitos textos, muitas obras, muitos autores se debruçaram para entender a migração compulsória dos negros africanos no eixo atlântico, muitas pesquisas antropológicas buscaram fazer relações entre os brasileiros e africanos, especificamente os baianos soteropolitanos, negros primeiros, primeiros braços, pernas e levantes revolucionários contra a imposição violenta das relações. Observando nossa cidade na contemporaneidade vemos que as sombras deste passado inóspito e cruel permeiam os elos e vínculos sociais.

Estamos em pleno século XXI na luta de fazer que nossos descendentes, irmãos, tenham consciência das suas potencialidades e da igualdade real frente a qualquer humano, independente do seu fenótipo. País do paradoxo eterno que na pós-modernidade robótica e automatizada vive inconscientemente os duelos políticos de uma colônia medieva onde os espaços de poder são ocupados pela avaliação lambrosiana que...
mede a fronte, o nariz na busca de Aquiles ou a sensibilidade da pele frente ao sol.

Ser Negro e Negra no Brasil é tarefa árdua, hercúlea, pois até para significar e metaforizar nossa dor preciso lançar mão de um mito grego. Utilizar qualquer palavra vinculada às línguas do continente africano é arriscar o julgamento racista imediato que ao ouvir uma palavra banta faz relação direta com nossa religiosidade e automaticamente os neurônios acendem o alerta que demoniza qualquer vocábulo de nossas raízes. Ser negro no Brasil começa em não ter a própria voz, ter que fazer adaptações camufladas que poluem nossa história e ao mesmo tempo a reelabora com as imposições de quem “manda” com o conceito educacional-alienante apresentado como evolução: sincretismo.

Hoje sou parte do poder executivo de uma das cidades mais racistas do Brasil, pouca vergonha tenho disso, quem deve tê-la são os que carregam o mal, não tenho vergonha de ser uma guerreira incansável, conseguir meus objetivos, derrubar os obstáculos impostos dos jogos pré-definidos e alcançar postos antes nunca conquistados. Não sou eu que devo ter vergonha, busco ser referência para os meus filhos e para os meninos e meninas que alcanço pela comunicação. Meu papel simples na história é fazer com que os Negros e Negras acordem um dia sem falar “patrão” para todos que pareçam nascer para mandar. Não quero que eles pensem em mandar, desejo que suas vidas se tornem projetos próprios e seus sonhos dependam apenas da sua vontade por serem mulheres e homens potentes, lindos e capazes. Quero os meus tendo a consciência plena de que o poder não é latifúndio herança e sim espaço que se conquista. Isto pra mim é consciência negra. O que mais for não passa de discurso falacioso para nos distrair e enganar.

Viva Zumbi que acreditava nos seus e em si, viva Zumbi e que cada canto seja Palmares.
 

 

20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra 1 é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

SE TEM FUMAÇA, TEM FOGO...

Walter Pinheiro nega que vá lançar candidatura no sábado

     
Por: Lucas Esteves (Bocão News)

Após a sequência de lançamentos de campanha que já aconteceram ou as que ainda vêm aí, o senador Walter Pinheiro supostamente faria o seu próprio evento para se lançar às chances de sucessão neste sábado (23). Entretanto, em entrevista ao Bocão News em Guarajuba nesta segunda-feira, negou que o encontro tenha este caráter.
 
Segundo o senador, a ocasião é tão somente uma plenária de avaliação de seu mandato, segundo ele já tradicional desde que era deputado federal. Segundo ele, a possibilidade de participação de mais pessoas e maior divulgação do que o normal ocorre porque o mandato do Senado é mais abrangente.
 
“Eu faço sempre, como fiz no dia 12 de novembro de 2012 e vou fazer agora no dia 23. È uma plenária, não é nada de lançamento de campanha”, declinou. “Estou chamando as pessoas e, na plenária do mandato, vamos fazer um balanço do que está acontecendo. São 3 anos de senado. Hoje ela tem um caráter diferente. As plenárias de deputado são plenárias setoriais. A do Senado eu tenho que chamar todas, afinal o mandato não é segmentado do PT”.
 
Pinheiro diz que o status de lançamento de campanha que tem sido dado ao encontro é uma forma de “carinho, felicitação e até desejo”, mas que todas as ações relativas a decisões sobre o candidato petista ao governo serão tomadas unicamente no próximo dia 30. Para aproveitar os últimos minutos de articulações, o senador pretende conversar com aliados e com a base, mas que ainda assim deve esperar qual será o movimento oficial do partido. “Não pode ser de fora para dentro.”