terça-feira, 22 de outubro de 2013

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL NACIONAL IPITANGA DE TEATRO 2013

Os holofotes vão se acender para um dos mais importantes festivais de teatro competitivos do país. Estamos falando da 7ª edição do FIT Bahia 2013 – Festival Nacional Ipitanga de Teatro, que será realizado de 11 a 16 de novembro no município de Lauro de Freitas, com representação dos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Goiânia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Os espetáculos serão realizados no Cine Teatro de Lauro de Freitas e nas principais praças do município (Praça da Matriz, Largo do Caranguejo e Praça de Jambeiro) totalizando 31 apresentações, nas categorias Adulto, Infantil e Rua. Peças para todos os gostos e idades. A entrada para os espetáculos no Cine Teatro, os ingressos custarão R$ 6 (seis reais) e meia R$ 3 (três reais) – para a meia entrada além de menores, alunos e idosos se estende para funcionários públicos do município de Lauro de Freitas, comprovando através do crachá, ou contra cheque juntamente com documento oficial com foto. Para as apresentações na categoria Teatro de Rua, a entrada é franca.

As novidades para esta edição, são os workshops gratuitos que serão ministrados pelos grupos participantes direcionados aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino e para comunidade, e serão realizados nos seguintes locais: Escola Municipal de Vila Praiana (Vila Praiana); Escola Municipal Fênix (Centro); Escola Municipal Edvaldo Boaventura (Areia Branca); Na Escola Municipal Eurides Santana, Escola Municipal Solange Coelho e Escola Municipal Dois de Julho (Itinga); na Escola Municipal Vida Nova (Vida Nova) e no Ponto de Cultura - Teatro Ereoatá (Jd. Centenário Itinga).

Para a solenidade de premiação do festival, será organizado um belíssimo show com a Banda M 18 e a cantora Elaine Fernandes (cantora Revelação do Carnaval da Bahia em 2005), momento que serão distribuídos cerca de 30 troféus e 15 mil reais em prêmios. E para finalizar, uma boate com música eletrônica. Para o produtor do FIT Bahia Duzinho Nery, o festival traz a Lauro de Freitas uma grande oportunidade, uma mostra de belos espetáculos do país, uma mistura cultural única. E quando se refere ao acesso, ele conclui: “Acesso a arte é um direito de todos, e a prefeitura junto com a Sociedade Távola estão democratizando para o povo”.

O Festival é um marco artístico para a cidade de Lauro de Freitas, que surge como uma grande efervescência cultural. “Nós temos que aproveitar este momento, o teatro brasileiro vem para transformar pessoas e tornar em cidadãos ainda mais pensantes. Esta é hora de envolve-los”. Disse a presidente da Sociedade Cultural Távola, Rita Sommer.

O FIT Bahia 2013 tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, do Cine Teatro de Lauro de Freitas e a realização é da Sociedade Cultural Távola. Para maiores informações: E-mail: tavolacultural@hotmail.com e do tel.: (71) 8704-3494.

Segue a programação completa do FIT Bahia 2013:
 

PROGRAMAÇÃO DO FIT BAHIA 2013

De 11 a 16 de novembro

 
DIA 11 (SEGUNDA-FEIRA)
 
10h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
 
Espetáculo: O OVO E VICE-VERSA
Cia de Revista da Bahia
Salvador – BA
Texto: Jones Mota
Direção: Jones Mota
Classificação: Livre
Duração: 60 m
 
Sinopse: A peça conta a história da colorida Companhia de Teatro OvO e Vice-Versa, que um dia recebe um convite irrecusável: montar um espetáculo especial para turminha em geral. A divertida confusão vai da montagem à apresentação. Nessa comédia sobre a magia do fazer teatral, você descobrirá bons motivos para aplaudir de pé.
 
 
15h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)

Espetáculo: EDU E CAÇÃO, A LENDA DOS CABEÇAS QUADRADAS (drama)
Polo de Atores e Dramaturgia da Bahia
Lauro de Freitas – BA
Texto: Tobé Veloso
Direção: Renato Lima e Tobé Veloso
Classificação: Livre
Duração: 65 m

Sinopse: Narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde os gestores escolares diretora Dôdoi e suas aliadas, a coroa da merenda Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula

 
 
 
18h Espetáculo Adulto (Sala 2/Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: A CULPA (drama)
Grupo Anônimos de Teatro
Cachoeiro de Itapemerim – ES
Texto: Franz Kafka (adaptação de Luiz Carlos Cardoso)
Direção: Carlos Ola
Classificação:  14 anos
Duração: 40m
 
Sinopse: A Culpa é um mergulho na alma do homem moderno. Um mergulho sem volta. No texto Carta ao Pai, do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), não há personagens ficcionais. O autor expõe suas intempéries, gostos e desgostos, admoestações, sentimentos e emoções para com seu pai, um homem de postura rígida e marcante.



20h Espetáculo Adulto (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: TRAVESSEIRO (drama)
Grupo Arte & Fatos
Goiânia - GO
Texto: Danilo Alencar
Direção: Danilo Alencar
Classificação: 14 anos
Duração: 60 m
 
Sinopse: Uma jovem que mergulhada na solidão tenta buscar na loucura a possibilidade da lucidez. O texto utiliza-se de metáforas e sutileza para abordar temas relevantes da sociedade contemporânea como a solidão, a angústia, o medo, o abuso, e outros conflitos familiares. Através do diálogo que desenvolve com seu fiel e amigo travesseiro, o personagem revela com sensibilidade e doçura, fatos importantes que são refletidos no percurso de seu vivo presente.
 
 
 
 
 
 
 
 
DIA 12 (TERÇA-FEIRA)
10h Teatro de Rua (Praça do Jambeiro – Jambeiro)
Espetáculo: GRAN CIRCO INTERNAZIONALE (comédia)
Grupo Zibaldoni
Ribeirão Preto - SP
Texto: Neto Donegá e Lucas Santarosa
Direção: Neto Donegá e Lucas Santarosa
Classificação: Livre
Duração: 50 m
 
Sinopse: “Gran Circo Internazionale” se apresenta em linha de frente com os heróis desconhecidos mais famosos do mundo, Bisgoio e Napolino. Demonstrando números de destreza, desafiando a lei da gravidade e com muita coragem nossos heróis se entrelaçam entre o público tornando o espetáculo um encontro poeticamente inesquecível, deixando suas marcas e partindo para a próxima viagem.
 
15h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: O MÁGICO DE OZ (comédia)
Ciranda de Cena
Uberlândia – MG
Texto: Lyman Frank Baum – Conto O Mágico de Oz
Direção: José Luiz Filho
Classificação: Livre
Duração: 52 m
 
Sinopse: A encenação é capaz de relacionar um conto clássico através de uma releitura com inserção de elementos da nossa cultura regional em forma de músicas e danças, levando ao espectador estímulos visuais e sonoros presentes na Folia de Reis, Moçambique, Congado e Capoeira Regional. Vivemos num mundo onde o cotidiano nos rouba a possibilidade de fantasia, imaginação e de convívio social. Portanto o resgate de valores como a amizade, os ideais da família e a valorização da cultura popular são preceitos importantes presentes no espetáculo, que tem um enredo simples tratando sobre a questão de amizade e família, envolvendo tanto crianças como adultos.
 
16h Espetáculo Adulto (Sala 2/Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: RODA GIGANTE (tragédia)
Cia Teatral Tertúlia
Ribeirão Preto - SP
Texto: O grupo, a partir do argumento de Washington de Paula.
Direção: Washington de Paula
Classificação: 14 anos
Duração: 70 m
 
Sinopse:  Três mulheres que tem um encontro marcado em um parque de diversões, o motivo do encontro é desconhecido. No decorrer do espetáculo fragmentos do passado e o insólito presente vão revelar o que elas realmente foram encontrar no parque, mais precisamente na “rodaGigante”.
 
 
 
17h Teatro de Rua (Praça da Matriz - Centro)
Espetáculo: PARÔ PALHAÇADA! (Comédia)
Os Profiçççionais
Ribeirão Preto – SP
Texto: Criação Coletiva
Direção: Criação Coletiva
Classificação: 10 anos
Duração: 50 m
 
Sinopse: Valoriza as famosas gags de circo tradicional, revivendo o trabalho do palhaço de picadeiro. Com um trio de palhaços incrivelmente divertido e afinado, Tiba, Manteguinha e ching Ling, revivem as décadas de ouro da comédia de picadeiro, apresentando um humor leve e inteligente. Um espetáculo que desperta em pessoas de todas as idades a alegria da figura do palhaço.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
18h Espetáculo Adulto (Sala 2/Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: MALDITO CORAÇÃO, ME ALEGRA QUE TU SOFRAS (drama)
Solo independente – Idealização e atuação Brenda Jaci
São Gonçalo – RJ
Texto: Vera Karan | Dramaturgia Final (Brenda Jaci e Angel Palomero)
Direção: Angel Palomero
Classificação: 14 anos
Duração: 60 m
 
Sinopse: Ela discorre sobre uma relação amorosa que começa com 2 anos, 3 meses e 25 dias e vai aumentando esse tempo até chegar a 30 anos. Coincidentemente, ela também tem 30 anos de idade. Sempre em contato estreito com a plateia, ela oscila entre fantasia inconsciente e mentira assumida, revelando, a cada momento, uma personalidade obsessiva. Entre versos de Fernando Pessoa, humor e certa melancolia, ela nos convida a ouvir a história mais verdadeira que se pode ouvir: aquela que existe na nossa imaginação.
 
20h Espetáculo Adulto (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: O DIÁRIO DE GENET (drama)
Ateliê Voador Companhia de Teatro
Salvador – BA
Texto: Djalma Thürler
Direção: Djalma Thürler
Classificação: 16 anos
Duração: 70 m
 
Sinopse: É um espetáculo que positiva o sujeito e as práticas abjetas, desloca o centro como o lugar privilegiado e desejado e destaca a marginalidade como estratégias identitária e política. “Nosso sentido é redescobrir determinada função da Arte um pouco abandonada, qual seja, a de refletir sobre aquilo que acostumamos a aceitar como normal”.
 
 
 
 
DIA 13 (QUARTA-FEIRA)
10h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: BRASILEIRINHOS, UMA HISTÓRIA REIVENTADA (Black Light Theater)
Cia Teatral Censura Livre
São Lourenço – MG
Texto: Cy Andrade
Direção: Cy Andrade
Classificação: Livre
Duração: 50 m
 
Sinopse: Inspirada na obra de Vinicius de Moraes, Chico Buarque de Holanda e Toquinho, a história é recontada a partir das canções destes mestres, uma trajetória de amor de um palhaço por uma boneca de pano abordada de forma lúdica e surreal onde o público simultaneamente constrói sua própria estória. Tudo isso na técnica de Black Light Theater, muita música, clowneria e muitas atrapalhadas para expressar o sentimento mais nobre do mundo: “o amor”, o amor a tudo e a todos, todas suas dimensões, sua trajetória e desfecho.

15h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
 Espetáculo: COISAS DO MAR (comédia)
G.A.S Produções – Grupo Teatral Ariano Suassuna
Igarassu – PE
Texto: Criação coletiva e adaptação de textos da oralidade popular
Direção: Albanita Almeida e André Ramos
Classificação: Livre
Duração: 50 m
 
Sinopse: O Capitão navega com sua tripulação em alto mar, para procurar o tesouro perdido, porém a busca pelo tesouro é interrompida por situações inesperadas, que colocam o Capitão e todos os marujos em situações perigosas, em meio a tantos perigos o tão venerado e valente Capitão é devorado pelo mar e deixa seus piratas em apuros. A partir daí toda tripulação terá que aprender a viver sem seu grande líder.
 

 
17h Teatro de Rua (Praça da Matriz - Centro)
Espetáculo: GRAN CIRCO INTERNAZIONALE (comédia)
Grupo Zibaldoni
Ribeirão Preto - SP
Texto: Neto Donegá e Lucas Santarosa
Direção: Neto Donegá e Lucas Santarosa
Classificação: Livre
Duração: 50 m
 
Sinopse: “Gran Circo Internazionale” se apresenta em linha de frente com os heróis desconhecidos mais famosos do mundo, Bisgoio e Napolino. Demonstrando números de destreza, desafiando a lei da gravidade e com muita coragem nossos heróis se entrelaçam entre o público tornando o espetáculo um encontro poeticamente inesquecível, deixando suas marcas e partindo para a próxima viagem.
 

18h Espetáculo Adulto (Sala 2/Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: O GIRADOR (drama cômico)
Pequeno Teatro de Torneado
São Paulo – SP
Texto: William Costa Lima e elenco
Direção: William Costa Lima
Classificação: 12 anos
Duração: 90 m
 
 
Sinopse: Os acúmulos de objetos revelam acúmulos de sentimentos e histórias que ainda não pontuaram o seu fim. Falar sobre objetos não significa falar apenas sobre memória afetiva, significa também falar sobre relações de poder e posse. O objeto é algo que marca nossa presença corporal e que, ainda assim, sobrevive quando não estamos mais presentes. Os objetos passam a ganhar o espaço que as relações humanas deixaram de ter na vida do casal Armena e Perpétuo e de tudo aquilo que os rodeia.

20h Espetáculo Adulto (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: DR. QORPO (drama)
Grupo Imagens
Fortaleza – CE
Texto: Qorpo-Santo, adaptação de Edson Cândido e Lana Gurgel
Direção: Edson Cândido
Classificação: Livre
Duração: 70m
 
Sinopse: É inspirada na vida e obra do gaúcho José Joaquim de Campos Leão (1829-1883). Inteligente, controverso, autodenominou-se Qorpo-Santo aos 34 anos, achando-se imbuído de uma missão divina, escreveu obras repletas de erotismo e sensualidade que abalaram os tabus da sociedade da época. Tido como louco e interditado pela esposa, escreveu toda a sua obra teatral (17 comédias em 5 meses), nas dependências do sanatório (onde o diagnóstico era “exaltação cerebral” marcado pela mania de escrever muito e rápido), e através do teatro se tornou o Autor inventor de Si Mesmo.
 
DIA 14 (QUINTA-FEIRA)
10h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: BURTONESCOS (fábula sobrenatural)
Grupo Dois de Teatro
Crato – CE
Texto: Maria Daguia, Luíza Amaro, Rodrigo Tomaz
Direção: Rodrigo Tomaz
Classificação: Livre
Duração: 50 m
 
Sinopse: Enquanto lá fora, em meio a entediante rotina dos ‘normais’, as pessoas tem visões, aqui, mesmo sozinhos e incompreendidos, nós temos sonhos. Melancólicos e heroicos. Medonhos e inofensivos. Seres que, com certa sensibilidade infantil, vivem e acreditam em um mundo alienígena, vencendo diferenças e mantendo o equilíbrio. A estranha comicidade do universo onde as personagens são inseridas estabelece um confronto com a realidade comum, que por sua vez é oposta à fantasia do mundo burtonesco.
16h Teatro de Rua (Largo do Caranguejo - Itinga)
Espetáculo: NO POCKET – UM ESPETÁCULO PARA TODOS OS BOLSOS (comédia)
Coletivo Nopok
Rio de Janeiro - RJ
Texto: Criação Coletiva
Direção: Sérgio Machado
Classificação: Livre
Duração: 60 m
 
Sinopse: Nessa construção entram em cena referências da cultura popular atual misturadas às cenas clássicas do circo. O afeto despertado pelo reconhecimento de um produto da indústria cultural atual convive com um tipo de afeto que remete às reminiscências de outros tempos mais antigos, os tempos em que as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos artistas de rua com seus números clássicos.
 
15h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: TODOS POR UMA COISA SÓ (comédia)
Tribu di Arteiros
Morro Reuter – RS
Texto: Criação Coletiva
Direção: Rosmeri Lorenzon
Classificação: Livre
Duração: 55 m
 
Sinopse: Num lugar que mais parece uma selva de lixo, dois bandos de mendigos separados por uma cerca disputam cada migalha para sobreviver. Em meio a esta guerra pelo alimento, dois jovens de lados opostos se apaixonam. É este amor que vai transformar disputa em união. O espetáculo propõe-se a discutir de maneira divertida, através de uma história leve, que mistura brincadeiras infantis e fantasia, temas como a pobreza, a reciclagem, os direitos humanos e o amor. É ele o responsável pela mudança na vida de toda a população deste país.
17h Teatro de Rua (Praça da Matriz - Centro)
Espetáculo: AS ARTIMANHAS DE SCAPINO (comédia)
Grupo PlenLuno Teatro
Goiânia – GO
Texto: Moilère
Direção: Newton Armani de Sousa
Classificação: Livre
Duração: 70 m
Sinopse: Baseado na obra de Molière. Uma comédia clássica, que usa das máscaras, da dança, da música e do circo para contar a história do amor proibido de dois casais. As moças são oriundas de famílias humildes, enquanto os jovens são filhos de senhores ricos que têm planos para os seus matrimônios, interessados em ampliar a fortuna das famílias. O mote para o riso é proporcionado pelos empregados Silvestre e Scapino.
 
19h Teatro de Rua (Praça da Matriz - Centro)
Espetáculo: MATEUS E MATEUSA (comédia)
Cia Teatral Oops!..
Goiânia - GO
Texto: Adaptação do texto “Mateus e Mateusa” de Qorpo-Santo
Direção: João Bosco Amaral
Classificação: Livre
Duração: 45 m
 
Sinopse: coloca em cena um divertido casal idoso que, após 50 anos de união, vivem em pé de guerra. Cansados um do outro, acusam-se mutuamente de abandono. De um modo quase farsesco, a peça aborda em cena a convivência familiar, suas relações, o consumismo e a futilidade.
 
 
 
 
20h Teatro Adulto (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: NAVALHA NA CARNE (drama)
Grupo Imagens
Fortaleza - CE
Texto: Plínio Marcos
Direção: Edson Cândido
Classificação: 18 anos
Duração: 70 m
 
Sinopse: Relata a história de três personagens em um quarto de bordel: a prostituta Neusa Suely, o Cafetão Vado e o empregado homossexual Veludo. O espetáculo coloca o público como conivente desde o seu início, cruzando com prostitutas, que vagueiam pelas dependências do teatro como que nas ruas, em busca de clientes. Ao fundo, ouve-se um locutor, convocando os passantes, em altos brados a exercerem a sua libido adentrando no Cine Tentação.
 
 
 
DIA 15 (SEXTA-FEIRA)
10h Teatro de Rua (Praça de Jambeiro - Centro)
Espetáculo: AS ARTIMANHAS DE SCAPINO (comédia)
Grupo PlenLuno Teatro
Goiânia – GO
Texto: Moilère
Direção: Newton Armani de Sousa
Classificação: Livre
Duração: 70 m
 
Sinopse: Baseado na obra de Molière. Uma comédia clássica, que usa das máscaras, da dança, da música e do circo para contar a história do amor proibido de dois casais. As moças são oriundas de famílias humildes, enquanto os jovens são filhos de senhores ricos que têm planos para os seus matrimônios, interessados em ampliar a fortuna das famílias. O mote para o riso é proporcionado pelos empregados Silvestre e Scapino.
 
10h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: A POÇÃO DO AMOR (comédia)
Grupo Artpalco
Araguaína – TO
Texto: George Henrique Silva e Tatiane Cristina Silva
Direção: George Henrique Silva
Classificação: Livre
Duração: 70 m
Sinopse: Conta a história de uma pombinha que está à procura de um grande amor. E conta com a ajuda de sua amiga Maritaca para conquistar o coração daquele que escolheu para ser o seu amado: o Uirapuru, o pássaro mais lindo e com o canto mais belo de toda a floresta Amazônica. O que Pombinha não sabe é que o Dr. Carcará, o grande feiticeiro mau da floresta, fez uma poção do amor justamente para conquistar o coração dela. Basta oferecê-la num cálice com a mão esquerda, que é a mão do coração, que quem tomar fica perdidamente apaixonado por quem lhe ofereceu.
15h Espetáculo Infantil (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: OUTRA HISTÓRIA DE FRANCISCO (comédia)
Trupe Cara & Coragem
Cabo de Santo Agostinho – PE
Texto: Luiz de Lima Navarro
Direção: Luiz de Lima Navarro
Classificação: Livre
Duração: 45 m
 
Sinopse: Conta através de uma trupe de palhaços, uma versão bem humorada da história de São Francisco de Assis. Utilizando o universo do Clown e elementos da cultura popular nordestina, o espetáculo mostra Francisco de Assis ainda criança, que recebe a missão de proteger os animais e promover uma transformação em todos que o rodeiam.
 
17h Teatro de Rua (Praça da Matriz - Centro)
Espetáculo: NO POCKET – UM ESPETÁCULO PARA TODOS OS BOLSOS (comédia)
Coletivo Nopok
Rio de Janeiro - RJ
Texto: Criação Coletiva
Direção: Sérgio Machado
Classificação: Livre
Duração: 60 m
 
Sinopse: Nessa construção entram em cena referências da cultura popular atual misturadas às cenas clássicas do circo. O afeto despertado pelo reconhecimento de um produto da indústria cultural atual convive com um tipo de afeto que remete às reminiscências de outros tempos mais antigos, os tempos em que as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos artistas de rua com seus números clássicos.
 
18h Teatro Adulto (Sala 2/Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: LOLA, LA FABULOSA (comédia)
Grupo: Lola, La Fabulosa
Rio de Janeiro – RJ
Texto: Sérgio Machado e Ana Carolina Sauwen
Direção: Sérgio Machado
Classificação: 12 anos
Duração: 55m
 
Sinopse: É um solo cômico que mistura elementos de burlesco, magia, comédia física e palhaço.  Tendo como principais referências o trabalho de cômicos como Tommy Cooper e Avner Eisenberg, Lola, la Fabulosa explora o princípio clássico  do jogo do palhaço - soluções complicadas para problemas simples e soluções simples para os problemas mais complexos.
 
 
 
19h Teatro de Rua (Praça da Matriz)
Espetáculo: LAURA E A INCRÍVEL HISTÓRIA DA PORCA QUE TINHA ATAQUES DE VONTADE (comédia)
Cia Teatral Dona Maria Fulô
Itabirito - MG
Texto: Carlos Renatto
Direção: Carlos Renatto
Classificação: Livre
Duração: 45 m
Sinopse: Tenório é um homem que não tivera a sorte do casamento, tentara algumas vezes, mas foi em vão. Conformado resolveu comprar uma porca, que seria seu bicho de carinho, cuidaria dela, e então, só mais tarde mataria e venderia as partes. O que ele não sabia é que tal porca era por demais teimosa e temperamental, queria ocupar em sua vida o lugar que era por direito de uma esposa.



20h Teatro Adulto (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: O DESCOTIDIANO (drama)
Cia do Relativo
São Bernardo do Campo – SP
Texto: Otavio Fantinato
Direção: Otavio Fantinato
Classificação: Livre
Duração: 45 m
 
Sinopse: É um espetáculo de circo/teatro, construído a partir de cenas curtas trabalhando com diversas linguagens artísticas. Em uma casa de poucos móveis e sentimentos, habita um personagem por vezes estressado e por outras fadigado pela rotina imposta pela vida. Este ser excêntrico e solitário busca através da desconstrução de seu cotidiano uma motivação para sorrir. Muitas vezes comandando os objetos a sua volta e muitas outras sendo comandado, o personagem se coloca em enroscos e acaba vivendo situações surreais.
 
 
 
 
 
 
 
 
DIA 16 (SÁBADO)
10h Teatro de Rua (Largo do Caranguejo)
Espetáculo: LAURA E A INCRÍVEL HISTÓRIA DA PORCA QUE TINHA ATAQUES DE VONTADE (comédia)
Cia Teatral Dona Maria Fulô
Itabirito - MG
Texto: Carlos Renatto
Direção: Carlos Renatto
Classificação: Livre
Duração: 45 m
 
 
Sinopse: Tenório é um homem que não tivera a sorte do casamento, tentara algumas vezes, mas foi em vão. Conformado resolveu comprar uma porca, que seria seu bicho de carinho, cuidaria dela, e então, só mais tarde mataria e venderia as partes. O que ele não sabia é que tal porca era por demais teimosa e temperamental, queria ocupar em sua vida o lugar que era por direito de uma esposa.
 

16h Teatro Adulto (Sala 2/Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: O QUARTO DE BIANCA (comédia)
Interferência Teatral
Rio de Janeiro - RJ
Texto: Rafael Cal
Direção: Rafael Cal
Classificação: 12 anos
Duração: 40 m
 
Sinopse: Bianca é a filha mais velha que volta a casa onde cresceu. Observando o cenário de sua infância, Bianca reconta e remonta suas histórias, lembra de passagens da infância, de detalhes da casa e de episódios com a mãe, alterando os caminhos percorridos e construindo suas próprias novas verdades.
 
 
 
 
17h Teatro Adulto (Cine Teatro de Lauro de Freitas)
Espetáculo: ESTÚPIDO – EXPERIMENTO CÊNICO À PARTIR DOS RELATOS DO NEUROCIENTISTA OLIVER SACKS (pós-dramático)
Estúpida Cia. De Teatro
Londrina – PR
Texto: Criação Coletiva
Direção: Thais D´Abronzo
Classificação: 16 anos
Duração: 60 m
 
Sinopse: Trata de noções imprecisas e distintas de realidade e normalidade e especialmente sobre o modo como a vida precisa ser reencontrada quando atravessada por um distúrbio ou doença; um mixer de aspectos teatrais e performáticos reconhecidos na postura e condução de seus sujeitos, na incansável ação de revelar suas estranhadas formas artificiais e, ao vivo, destruí-las.
 
 
 
20h SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO
Concha Acústica Roger Batera
Show com Elaine Fernandes e Banda M 18

PROGRAMAÇÃO DOS WORKSHOPS FIT BAHIA 2013
De 11 a 16 de novembro

Obs: Todos os workshops selecionados serão ministrados nas Escolas da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas-BA, sendo aberta a participação da comunidade.

Contato para  os interessados em participar: Divipac – Secretaria de Educação de Lauro de Freitas Tel.: (71) 3378-9534 - (Sônia Machado e Luciana Freire).

DIA 12 (TERÇA-FEIRA)

10h Teatro Ereoatá (Jd. Centenário - Itinga)

Workshop: Ator em Exercício - diálogos entre arte e vida

Idade: A partir dos 16 anos

Vagas: 20

Conteúdo Programático: Apresenta aos participantes um diagnóstico do repertório cultural de cada um de forma lúdica e prazerosa, através de exercícios que podem integrar o grupo e mostrar sua expressão/comunicação artística. Com os jogos de Viola Spolin e os métodos corporais de Grotowisk, Boal e Ferracini, se é impulsionado o desenvolvimento da modalidade artística do participante, passando do jogo espontâneo para o jogo regrado, para o crescimento artístico-estético do aluno.

14h Escola Dois de Julho (Itinga)

Grupo: Os Profiçççionais – Ribeirão Preto – SP

Workshop: Circo Circuito

Idade:  A partir dos 14

Vagas: 20

Conteúdo Programático: O workshop “Circo Circuito” oferece aos participantes a oportunidade de vivenciar o universo circense. Apresentando algumas de suas técnicas de forma lúdica e interativa: malabares (clave, aro e bolinhas), palhaço (técnicas teatrais e cômicas) e acrobacia (portagem), sempre acompanhada por profissional qualificado, especializado em transmitir informações específicas e promover segurança aos participantes.

DIA 13 (QUARTA-FEIRA)

10h Escola Vida Nova (Vida Nova)

Grupo: Solo de Brenda Jaci – São Gonçalo – RJ

Workshop: Leitura Dramatizada sob Poemas de Fernando Pessoa

Idade:  A partir dos 14

Vagas: 25

Conteúdo Programático: “Mistério e sobrenatural estão entre as narrativas de maior apelo nas últimas décadas, estejam elas nos livros, nos cinemas ou em quadrinhos.” (Márcio Henrique Muraca). O espetáculo Burtonescos traz esses elementos para a cena teatral. Pensando nisso, o Grupo Dois de Teatro propõe oficina de Jogos Dramáticos e Teatrais, onde aplica-se procedimentos criados pelo Grupo para geração de cenas por meio de indutores corporais e vocais Expressionistas e Maneiristas, que são características peculiarmente presentes nas personagens da filmografia de Tim Burton – artista que fundamentou e inspirou a criação do espetáculo.

10h Escola Edvaldo Boaventura (Areia Branca)

Grupo: Pequeno Teatro Torneado – São Paulo – SP

Workshop: A Dramaturgia dos Moleques

Idade:  A partir dos 8

Vagas: 20

Conteúdo Programático: Na primeira parte da oficina, demonstraremos exercícios adotados como procedimentos de construção da pesquisa do grupo, e iremos expor fotos e vídeos do processo de criação do espetáculo e dos outros trabalhos relacionados com a pesquisa “Dramaturgia dos Moleques” realizada pelo grupo desde 2005. Na segunda parte da oficina, convidaremos os participantes a exercícios práticos de corpo e improvisação, somados a uma reflexão sobre o resgate da potência corporal da criança trazendo a espontaneidade do movimento e a consciência do poder da palavra encenada. Na terceira parte, a memória será objeto da construção de uma dramaturgia escrita e encenada, que poderá ser compreendida não somente com a fruição de relações que fazem surgir histórias e sim através de uma zona territorial. Mapearemos áreas de possibilidades de o ritual cênico explodir, fazendo do processo de criação não somente um ensaio para saber realizar a “obra” e sim um ensaio para a “catástrofe”, que é sempre nova.

14h Eurides Santana - SESI (Itinga)

Grupo: Dois de Teatro – Crato – CE

Workshop: Monstros Inofensivos em Cena

Idade:  A partir dos 14

Vagas: 20

Conteúdo Programático: Objetivando um diálogo entre os gêneros lírico e dramático, propomos uma oficina de Leitura Dramatizada de alguns poemas de Fernando Pessoa. A oficina trabalhará com a leitura de trechos desses poemas propostos, sobretudo, aqueles que dialogam com o universo dramatúrgico de “Maldito Coração, me alegras que tu sofras”, afim de que o público da oficina possa vivenciar o processo de apropriação cênica dos versos do poeta português para a cena, construída a partir do texto da autora gaúcha Vera Karan. Com essa oficina, contribuímos significativamente para a formação de um público leitor de poemas e espectador teatral contemporâneo, capaz de articular a leitura a diferentes linguagens num mesmo espetáculo.

DIA 14 (QUINTA-FEIRA)

10h Escola Municipal Fênix (Centro)

Grupo: G.A.S Produções – Grupo de Teatro Ariano Suassuna – Igarassu – PE

Workshop: Criação de Mamulengos

Idade:  A partir dos 10

Vagas: 20

Conteúdo Programático: Utilizando matérias recicláveis como garrafas plásticas, caixas de papelão, caixas de leite, vasilhas de manteigas entre outros, o workshop terá a seguinte dinâmica: apresentação; breve histórico sobre o teatro de bonecos; criação dos personagens; improvisação com os bonecos e o desfile de personagens.

10h Escola Municipal Dois de Julho (Itinga)

Cia. Teatral Oops!.. – Goiânia – GO

Workshop: Da Poética da Voz a Ação Vocal

Idade:  A partir dos 15

Vagas: 25

Conteúdo Programático: Tem como enfoque a ideia de transformar a voz cotidiana, superando-a, fazendo com que a musicalidade da voz seja também produtora de sentidos. Tal poética vocal não é estritamente técnica. Está mais ligada aos processos criativos, e depende da coesão entre a organicidade e a técnica. Falar é um gesto, uma vibração do corpo, que parte de um desejo com um determinado objetivo. A Voz é também uma ação física, um gesto do corpo, e deve estar em harmonia com o restante deste corpo, trabalhando sinergicamente.

14h Escola Solange Coelho (Itinga)

Grupo: Artpalco – Araguaína – TO

Workshop: Interpretação

Idade:  A partir dos 12

Vagas: 25

Conteúdo Programático: A Oficina trabalhará com exercícios que despertam a consciência corporal e procuram deixar o aluno à vontade para expressar-se e desinibir-se. O objetivo é fazer com que o faz de conta domine de uma forma espontânea. Assim, através da composição de cenas, jogos, atividades e situações do cotidiano infantil, são transmitidos conteúdos de Improvisação Teatral, Expressão Corporal e Vocal.

14h Escola Municipal Vila Praiana (Vila Praiana)

Grupo: Trupe Cara & Coragem – Cabo – PE

Workshop: Construção de Brinquedos Lúdicos

Idade:  A partir dos 10

Vagas: 25

Conteúdo Programático: Levando em consideração que o grupo vem ao longo dos anos trabalhando a questão de reciclagem nas suas produções, este workshop propõe a construção de brinquedos a partir de material reciclado. Buscando desta forma, possibilitar a criança o contato com este universo da brincadeira, que após o advento do avanço tecnológico, vem se perdendo.

DIA 15 (SEXTA-FEIRA)

10h Escola Municipal Eurides Santana (Itinga)

Grupo: Tribu di Arteiros – Morro Reuter – RS

Workshop: Experimentos Teatrais com Objetos Descartados

Idade: Todas as Idades

Vagas: 20

Conteúdo Programático: O trabalho dessa oficina promoverá o encontro dos participantes com o fazer teatral, bem como com a manipulação de objetos descartados pela sociedade. Muitos objetos e utensílios em geral são descartados quando ficam velhos e substituídos por outros. Estes por sua vez ficam sem utilidade alguma e, no entanto, passam a sujar cada vez mais os espaços terrestres. Com base nas experimentações feitas pelo grupo Tribu di Arteiros com objetos descartados, esta oficina se norteia. Todos os elementos usados no espetáculo são de caráter “reciclado”, assim sabemos que há uma enorme possibilidade cênica com estes materiais. A proposta deste trabalho irá proporcionar aos participantes um encontro com o fazer teatral.

10h Escola Edvaldo Boaventura (Areia Branca)

Grupo: Lola, La Fabulosa – Rio de Janeiro – RJ

Workshop: Palhaço e o Jogo Cênico

Idade:  Todas as idades

Vagas: 25

Conteúdo Programático: É uma introdução ao palhaço através de um dos pontos centrais da sua atuação: o jogo e a relação direta e imediata com tudo que o cerca, sejam parceiros de cena e até mesmo o público. Este princípio será trabalhado através de exercícios práticos e através da demonstração em vídeo do trabalho de alguns dos maiores palhaços do mundo, introduzindo os participantes num universo rico e muito divertido.

14h Teatro Ereoatá (Itinga)

Grupo: Estúpida Cia de Teatro – Londrina – PR

Workshop: Ator, Corpo e Potencialização Criativa

Idade: A partir dos 16 anos

Vagas: 20

Conteúdo Programático: Uma experimentação dos princípios básicos às artes cênicas, como:  o entendimento das possibilidades que cada um indivíduo tem para expressar, ou seja, suas próprias potencialidades criativas; as descobertas que podem ocorrer por meio destas potencialidades, quando o participante se encontra em determinados espaços e/ou com outros participantes.

14h Solange Coelho (Itinga)

Grupo: Imagens – Fortaleza – CE

Workshop: Improvisação na Ótica dos Jogos Dramáticos

Idade: A partir dos 14 anos

Vagas: 30

Conteúdo Programático: Estimula os participantes uma aproximação com desenvolvimento no processo de criação a partir de exercícios simples e coletivos. Exercícios para facilitar a compreensão e controle do ator em cena.
 
 
*Fonte Sociedade Cultural Távola