quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SEJU - CLASSIFICADA NO PROGRAMA ESTAÇÃO DA JUVENTUDE - 200 MIL REAIS PARA OFICINAS


O município de Lauro de Freitas está classificado em 4º lugar no país, na seleção do edital do Programa Estação da Juventude, que foi anunciado na semana passada. A Secretaria da Juventude (SEJU) será a responsável pela administração do Programa no município, que beneficiará a juventude com a implantação de cursos e oficinas.
 
O recurso de 200 mil reais custeará oficinas voltadas para o esporte, cultura, lazer, cursos profissionalizantes, dentre outros.

Secretária Juliana Guimarães (SEJU) promove cursos de capacitação no município 
 
O Programa Estação da Juventude visa à ampliação do acesso dos jovens às políticas públicas que atendam às suas necessidades, com a participação em projetos e ações que assegurem seus direitos, ampliando assim, a participação social de jovens da comunidade. 

PREFEITURA DE LAURO PROMOVE PALESTRA PARA JOVENS DO CRAS DE TERRAPLAC

 
Os assistidos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Terraplac tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (16). Todos os jovens que compareceram à sede da instituição, na Rua Edgar Paranhos, situada em Itinga, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre primeiros socorros e prevenção a acidentes domésticos. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), e foi ministrada pelo sargento do 12º Grupamento de Bombeiros Militares (Salvar), Evilásio Limoeiro, que promoveu o debate com os presentes.
 
 
De acordo com a coordenadora do CRAS de Terraplac, Siomara Rebelo, a iniciativa tem a proposta de conscientizar os jovens sobre temas que podem fazer parte do cotidiano de cada um deles. “Sempre procuramos oferecer atividades que promovam o senso de cidadania nos jovens”, pontua.
Para o sargento do Salvar, Evilásio Limoeiro, a palestra tem como foco também transformar os espectadores em agentes multiplicadores dos temas tratados, especialmente em suas comunidades. “Mostramos como cuidados simples podem evitar acidentes graves, a exemplo do uso correto da panela de pressão”, sinaliza.
 
Outras ações - Na manhã desta quinta-feira (17), uma nova turma de assistidos pelo CRAS terá a oportunidade de participar da mesma palestra. A proposta é contemplar o maior número possível de jovens.     

EMPREENDEDORISMO SERÁ ENSINADO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAURO DE FREITAS

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucti) - apresentou aos professores da rede municipal de ensino, um novo programa de educação empreendedora, nesta quarta-feira (16), no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
 
 
De acordo com o superintendente da Sucti, João Paulo Moura, o programa incentivará os alunos à busca por conhecimento sobre empreendedorismo, estimulando o seu desenvolvimento pessoal. “Este novo programa vai proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando o acesso ao mercado de trabalho”, afirma Moura.
 
A Semed disponibilizará 35 professores para participar das capacitações, tornando-se assim, multiplicadores nas escolas. Além disso, a secretaria irá coordenar a vinculação do programa ao projeto pedagógico municipal. O novo programa, desenvolvido pela associação educativa Junior Achievement, será implantado em 17 escolas do Fundamental 1 e em 18 do Fundamental 2.
 
 
“É necessário investir em uma nova geração de inventores e tecnológos, promovendo uma educação de qualidade para todos, numa perceptiva de inclusão digital”, destacou a diretora da Divisão do Fundamental 1 na Semed, Wedja Calista.
 
A gerente executiva da Junior Achievement, Lúcia Barreto, explica ainda que vão ser aplicados em sala de aula programas de educação econômico-prática - como educação financeira, empreendedorismo e sustentabilidade -, com o objetivo de despertar nos jovens ainda na escola o espírito empreendedor.
 
Cerca de 1.160 alunos da rede municipal serão beneficiados, sendo 760 vagas para a oficina "Nosso Planeta, Nossa Casa", destinada aos alunos do 4° ao 6° ano; e 400 vagas para os alunos do 7º ao 9° ano, na oficina "As vantagens de permanecer na Escola", sendo que ambas já incluem material didático para os alunos participantes.

PREFEITURA, POLÍCIA MILITAR E COMUNIDADE DEFINEM REALIZAÇÃO DO ENEM NO MUNICIPIO DE LAURO

 
Com o objetivo de planejar ação conjunta para acolher os mais de 12 mil estudantes que realizarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014), em Lauro de Freitas, nos dias 26 e 27 de outubro, foi realizada uma reunião, na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), com representantes do poder municipal, da Polícia Militar e da sociedade civil.
 
Foram discutidas estratégias nos setores de segurança, saúde, transporte, fiscalização, trânsito e outros aspectos estruturais que serão prioridade para a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) oferecer comodidade e tranquilidade aos estudantes do município e de outros locais.
 
 
Na ocasião, a PMLF foi representada pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Edmilson dos Santos; o secretário de Saúde, Bruno Barreto; e servidores das secretarias de Serviços Públicos (Sesp); de Educação (Semed); e Settop, além de oficiais da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itinga; da 52ª CIPM do Centro; e representantes da sociedade civil, entre eles, prepostos das empresas de ônibus BTU, Dois de Julho e ODM, e líderes comunitários do município.
 
Até os dias das provas, outros encontros acontecerão, a fim de realizar ajustes finais para a operação que irá integrar todos os setores públicos e privados representados nesta reunião.

I FEIRA TECNOLÓGICA DE LAURO DE FREITAS ACONTECE NESTE SÁBADO (19)

 A Prefeitura Municipal - através da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucti) – promove, no próximo sábado (19), das 9h às 16h, a I Feira Tecnológica de Lauro de Freitas, na Escola Municipal do Loteamento Santa Júlia. A Feira vai oferecer à comunidade, a apresentação de equipamentos e ações que compõem as áreas de ciência, tecnologia e inovação.
 
A iniciativa acontece em parceria com a União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime); as Faculdades Integradas Ipitanga (Unibahia), o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec/Cetind), e os colégios Sacramentinas e Antônio Vieira.

BANDA CHICLETE COM BANANA TEM NOVO CANTOR

Rafa Chaves é o novo vocalista do Chiclete com Banana
         
 
Rafa Chaves assumirá os vocais da banda após o Carnaval de 2014
 
Rafa Chaves será o novo cantor do Chiclete com Banana. Ele assume os vocais logo depois do Carnaval 2014, quando Bell Marques deixa o grupo para seguir em carreira solo. A informação foi confirmada pelo próprio artista em seu perfil no Instagram. "Estou disposto a viver esse sonho e trazer a emoção de um folião chicleteiro pra cima do palco. Obrigado Chiclete Com Banana.", escreveu Rafa Chaves.
 
Sobre a responsabilidade de substituir um dos mais queridos cantores de axé, Rafa diz ter noção da responsabilidade. "O tamanho da responsabilidade que sinto é o tamanho da vontade que tenho de vencer e fazer valer o convite", declara.

Rafa Chaves ainda falou sobre a emoção de ter recebido o convite do grupo Chiclete com Banana: "No primeiro momento em que vi o meu nome sendo cogitado para fazer parte de um dos maiores grupos da música brasileira, tive uma explosão de sentimentos bons que me fizeram refletir o que estava acontecendo comigo naquele momento. Então, imediatamente, resgatei em minha memória: imagens, recordações, amizades, familiares, tudo, absolutamente tudo que me ajudou a começar esse sonho, que é viver de música. Ser convidado para um grande projeto já é muito gratificante e de uma imensa realização profissional", disse.
 
O artista, que já comandou a banda São Ninguém, estava à frente Via circular, desde que a banda perdeu o vocalista Levi Lima para o Jammil e Uma Noites.
 
(A Tarde)