sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DEU NO FACE DE ALAN NERY... ESSA FOI BOAAAAA!!!!!


Estamos de olho em vocês!!!! Bom dia!!!
 
 

DEU NO FACE DO VICE-PREFEITO BEBEL CARVALHO...


Galera do grêmio do Gregório Pinto de Almeida

27 DE SETEMBRO DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

 
 
Como na Bahia o sincretismo religioso é forte, os santos católicos Cosme e Damião são equiparados aos Ibejis, divindades gêmeas que representam a infância no Candomblé (ibeji em iorubá significa gêmeos). Venerados na tradição católica como santos adultos que praticaram a medicina, é como “santos meninos” que estão no imaginário popular e são louvados pela maioria dos devotos. E, para esta homenagem, um dos pratos mais tradicionais da culinária baiana, o caruru, ganha destaque durante o mês de setembro, especialmente amanhã, dia de render graças a Cosme e Damião, os santos gêmeos, muito populares e queridos entre os baianos. Embora na religião católica a data dedicada aos santos seja 26, é no dia 27 que as homenagens tornam-se mais fortes com a incorporação dos festejos dos cultos afro-brasileiros.  Por terem estudado medicina, Cosme e Damião são considerados padroeiros dos médicos, farmacêuticos e das faculdades de medicina.
 
Por conta do sincretismo, passaram a ser também considerado protetores das crianças  e  o caruru (de origem africana) é a comida oferecida como forma de pagamento das promessas feitas para alcançar graças com a ajuda dos “Santos Meninos”. A distribuição de balas e outros doces que agradam em cheio à meninada também foi agregada aos festejos.
 
O “caruru de São Cosme e Damião” ou “caruru de Cosminho” é normalmente ofertado pelos que tiveram pedidos alcançados com a intercessão dos santos. Não faltam relatos de fé e devoção. Assim como não falta casa em que a iguaria seja servida nesta época, principalmente em Salvador e no Recôncavo. 
 
Como oferenda, o prato, que tem como base quiabo, azeite de dendê, camarão seco, amendoim e castanha, é preparado de forma especial, entrando ainda, para compor a oferenda, o arroz branco, feijão fradinho, feijão preto, vatapá, farofa de dendê, galinha de xinxim, milho branco, pipoca, banana da terra frita, rapadura, abóbora, inhame, cana, ovo em rodelas, acarajé e abará.  Este prato é o famoso caruru de preceito.