segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PREFEITURA DE LAURO OFERECE SERVIÇOS DE SAÚDE A COMUNIDADE DO QUINGOMA DE DENTRO

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Saúde (Sesa) – realizou, no sábado (17), diversos serviços de saúde no campo de futebol da comunidade de Quingoma de Dentro, com o objetivo de facilitar aos moradores locais, o acesso aos serviços de saúde.
Ao total foram realizados 295 atendimentos de saúde: 31 aferições de pressão arterial; 12 testes de glicemias capilares; 45 vacinações para crianças e adultos; 72 vacinações para cães e gatos; 37 consultas pediátricas; 22 consultas com médico clínico; 31 atendimentos odontológicos; 12 exames preventivos ginecológicos; 10 orientações do cartão de vacina para crianças e adultos; 13 testes rápidos de HIV; 2 testes rápidos para sífilis; 8 orientações sobre planejamento familiar com distribuição de anticonceptivo; 175 distribuições de preservativos; visita domiciliar aos pacientes acamados; administração de medicação anti-parasitária e distribuição de medicamentos.
Na ação foram utilizadas três unidades móveis de saúde, sendo uma em parceria com a Odonto System, com três dentistas.

PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM COMEMORA ANIVERSÁRIO

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Saúde (Sesa) – comemorou, no sábado (17), um ano do Programa de Saúde do Homem, com atividades na Unidade de Saúde da Família (USF) de Vila Nova, em Portão.
Ao longo dos encontros, diversos assuntos como a resistência masculina em cuidar da saúde; problemas cardiovasculares; alimentação saudável; alcoolismo; diabetes; tabagismo; câncer de próstata; DST; vasectomia; cuidados gerais para promoção da saúde masculina; e violência doméstica foram abordados.
A atividade realizada no sábado (17) contou com cerca de 40 participantes que tiveram aula de Educação Física com alongamento e explicação da importância da prática de atividade física. Após os exercícios, foi servido um café da manhã saudável e exibido um vídeo educativo sobre “Paternidade responsável”. Os homens também passaram por consulta com médico clínico; aferição de pressão arterial; atualização da caderneta vacinal; consulta com dentista, dentre outros serviços de saúde.
A ação tem gerado resultados positivos na comunidade de Portão com o aumento da adesão dos homens ao programa, que conta com o apoio da Equipe de Saúde da Família (ESF) da região. Vale ressaltar que esta iniciativa partiu do levantamento de dados estatísticos locais, devido ao grande número de homens que reside no bairro.