quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CONFRONTOS NO EGITO CHEGA A 638 MORTOS

26/7 - Membros da Irmandade Muçulmana e apoiadores do presidente deposto vão às ruas, no Cairo.
 
O número de mortos na repressão policial a militantes islamitas no Cairo elevou-se a 638, com 3.994 feridos, informou nesta quinta-feira (15) o Ministério da Saúde do país em crise. Balanço anterior falava em 525 mortos.
 
5/7 - Manifestantes sobem em tanque do exército durante confornto no Cairo
 
O Conselho de Segurança da ONU realiza, ainda nesta quinta, uma reunião de emergência para tratar da crise, segundo diplomatas ouvidos pelas agências Reuters e France Presse.
A França, o Reino Unido e a Austrália haviam pedido a reunião, marcada para começar às 17h30 de Nova York (18h30 de Brasília), a portas fechadas.
O Conselho de Segurança será informado sobre a situação pelo secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas, Jan Eliasson.
O Egito enfrenta uma grave crise política, que piorou após forças de segurança terem matado centenas de islamitas e deixado milhares de feridos em uma operação para desmontar dois acampamentos no Cairo.
A Irmandade Muçulmana, principal grupo islamita do país, fala que os números de vítimas são ainda maiores que os divulgados pelo governo.
 
9/7 - Apoiadores do ex-presidente egípcio Mohamed Morsi transportam um caixão vazio durante um funeral simbólico em memória de seus companheiros que morreram nos últimos dias no país
 
Confrontos continuavam em diversos pontos do país nesta quinta, com pelo menos mais 8 membros das forças de segurança mortos.
Os islamitas pedem a recondução ao poder do presidente Mohamed Morsi, ligado à Irmandade Muçulmana, e deposto no início de julho pelos militares, apoiados por parte da população.
O exército prometeu a recondução do país à democracia, com a revisão da constituição e o chamado de novas eleições, mas o que ocorreu desde então foi o acirramento das divisões internas.
A comunidade internacional condenou fortemente os ataques contra os islamitas.
Os EUA pediram o fim imediato do estado de emergência imposto na véspera pelos militares e aconselharam seus cidadãos a deixarem o Egito e evitarem viagens ao país.

FEIRA DE SANTANA: POLICIAL MILITAR ATIRA NA PRÓPRIA CABEÇA APÓS SOFRER ACIDENTE

O policial militar Ivanildo Almeida Nery Júnior, 31 anos, atirou contra a própria cabeça depois de ter sofrido um acidente na manhã desta quinta-feira (15), em Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador. Ele conduzia uma motocicleta que colidiu contra outra moto na avenida Maria Quitéria, no centro da cidade, por volta de 7h30. Com a colisão, o PM ficou preso embaixo de um carro de passeio.

Após o acidente, Ivanildo disse que não estava sentido as pernas, pegou a arma e atirou. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda tentou socorrer o PM, mas ele morreu a caminho do Hospital Clériston Andrade.

"Houve uma colisão, a moto foi deslizando e ele caiu embaixo de um carro
que estava estacionado na rua sem ninguém dentro. As pessoas que presenciaram o acidente conseguiram retirá-lo e ele pediu a um popular que pegasse a arma dele, que havia caído", explica a delegada Dorean Soares, da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana.

Uma mulher e um homem que estavam na moto atingida sofreram ferimentos leves e também foram levados pelo Samu para o Hospital Clériston Andrade. De acordo com a delegada, Ivanildo ainda quis saber como os dois estavam antes de atirar. "Ele ficou deitado no chão, colocou a arma na cintura e perguntou se o pessoal estava bem. Depois, ele falou que estava sentido muita dor e não sentia as pernas".

Ouvido na Delegacia de Homicídios nesta quinta-feira (15), um tio do policial contou que Ivanildo era tranquilo e, aparentemente, não estava passando por problemas. O pai e mãe do PM ficaram em estado de choque e ainda não tiveram condições de prestar depoimento. Além do tio, três testemunhas foram ouvidas na Delegacia de Homicídios nesta quinta-feira (15).

A arma do policial, uma pistola 380, foi encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso está sendo tratado pela polícia como suicídio e ficará sob investigação da 1ª Delegacia.


Acidente ocorreu na avenida Maria Quitéria, no centro da cidade (Foto: Acorda Cidade)

Em nota, a Polícia Militar informa que Ivanildo era lotado no 16º Batalhão da Polícia Militar (Serrinha) e integrava a Corporação desde 2008. O velório será realizado no Serviço de Assistência Familiar (SAF), na Avenida J.J. Seabra, no centro de Feira, nesta quinta-feira. Já o sepultamento está marcado para amanhã (16), na mesma cidade, em horário ainda não definido.

Em reportagem publicada em julho,
o CORREIO mostrou que depressão e outros problemas psicológicos atingem muitos policiais da corporação. Em 2013, fora o caso de hoje, quatro suicídios foram registrados. O número é considerado alto, pois, de acordo com números não oficiais, a média é de dois suicídios na corporação ao longo de um ano.

VAMOS PRESTIGIAR!!!

TRÁFICO DE PESSOAS É TEMA DE OFICINA REALIZADA PELA PREFEITURA DE LAURO

 
Servidores municipais e representantes da sociedade civil de Lauro de Freitas participaram da Oficina sobre Tráfico de Pessoas, nesta terça-feira (13), na Unime. A ação realizada pela Prefeitura, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em parceria com o Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo capacitar Promotoras Legais Populares (PLPs) na prevenção do tráfico de pessoas.
De acordo com o titular do GGIM, Daniel Brito, a capacitação tem o apoio da Organização Internacional de Trabalho (OIT) e visa à criação de agentes multiplicadores para o enfrentamento destas diversas espécies de violência.
A consultora da OIT, Elisiane Pasini, utilizou uma metodologia de forma clara e participativa para explicar sobre o tema, através de letras de música, pintura e filme. Apresentou também um manual com artigos, leis e informações importantes sobre o tráfico de pessoas, escrito pela própria consultora.
Para a representante da Associação de Mulheres Amiga de Itinga (AMMIGA), Sandra Regina, participar deste encontro é muito relevante. “Procuro sempre aprimorar os conhecimentos sobre assuntos ligados à mulher e esse tema é importante para saber os mecanismos utilizados e como está sendo tratado este assunto”, concluiu.
A secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Simone Medeiros, destacou a importância da oficina para o Centro de Referência Lélia Gonzalez. “Esta oficina é um laboratório, onde os técnicos estão sendo capacitados para atender cada vez melhor as mulheres assistidas pelo Centro”, afirma Simone.
Atualmente, o Centro de Referência Lélia Gonzalez (CRLG) presta atendimento às mulheres em situação de violência, com acompanhamento psicológico e social, e orientação jurídica. O CRLG funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, exceto às terças-feiras, quando o atendimento é prestado apenas das 13h às 17h.
A oficina também contou com a participação do advogado e coordenador do curso de Direito da Unime, Luiz Madeira, e com a presença de representantes dos órgãos municipais e sociedade civil. 
O GGIM é um órgão municipal criado pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que tem como missão a plena execução do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), reduzindo a violência social.

SAÚDE EM AÇÃO:

Campanha de vacinação para detentos do
Conjunto Penal de Lauro de Freitas
  

Marcelo Neri (diretor de Conjunto Penal) Aline Oliveira e 
Franklin Silva 


A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), vacinaram 70 detentos com a vacina de Hepatite B e realizaram 68 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A coordenadora do CTA/SAE, Iridan Brasileiro, garantiu que todos os 483 presos terão a chance de se vacinar e fazer os testes de HIV, “Nossa meta é fazer um trabalho continuou com essa comunidade prisional”, disse a coordenadora.

A meta é vacinar todos os 483 detentos 

O gerente do Centro de Testagem, Franklin Silva, um dos defensores do projeto no município, afirmou que o intuito é oferecer o direto à saúde pública para a comunidade carcerária, controlar e tratar doenças transmissíveis.

Apoio parlamentar

A equipe da saúde fará trabalhos contantes no presídio  

O projeto conta com o apoio da Vereadora Aline Oliveira (PP), considerada a madrinha do programa no Legislativo. “A Aids, Sífilis e as Hepatites Virais B e C, são doenças que podem passar despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que, os sinais e sintomas começam a aparecer. Portando, a prevenção é o melhor caminho”, alertou a parlamentar que foi ao Conjunto Penal de Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (14).


As transmissões podem acontecer através de relação sexual desprotegida com alguém que se encontra infectado, no compartilhamento de objetos pérfuro-cortantes, piercings, materiais de tatuadores, materiais de manicure e pedicure, materiais de acupuntura, seringas e agulhas contaminadas e por transfusão de sangue contaminado.

MW Assessoria de Imprensa