terça-feira, 6 de agosto de 2013

COMUNIDADE DE VILA NOVA ESPERANÇA RECEBE VISITA DA PREFEITURA DE LAURO


A Prefeitura Municipal da Lauro de Freitas (PMLF) visitou, na manhã deste sábado (3), a comunidade de Vila Nova Esperança, no Capelão, para uma reunião na sede da Associação Comunitária dos Moradores. Estiveram presentes os secretários de Políticas para Mulheres (SPM), Simone Medeiros; de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), Márcio Crusoé; de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), Josy Cruz; da Juventude (Seju), Juliana Guimarães e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Daniel Brito.

Atendendo ao pedido do representante da ONG Instituto José de Arimatéia, Eduardo Felipe, a Prefeitura doou cadeiras para a associação, com o intuito de promover cursos para os moradores da comunidade. Além disso, os secretários apresentaram seus planos de ação, enquanto os moradores falaram sobre as necessidades e reivindicações da localidade.

“Eu já trabalho há muitos anos com essas comunidades e eu nunca tinha tido a oportunidade de trazer sequer um secretário em uma visita e hoje eu só posso agradecer a sensibilidade do Governo, pois agora eu sei que as coisas vão mudar no nosso município”, disse Eduardo.

A secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Simone Medeiros falou sobre o trabalho da Prefeitura Itinerante, que busca justamente escutar os munícipes para mapear as necessidades de cada localidade.

“Nós estamos aqui hoje com a Prefeitura Itinerante, buscando as comunidades para escutar vocês. Nós precisamos saber as necessidades de Vila Nova Esperança e vamos tentar atender o que for possível. Falo em nome de todos os secretários e do Prefeito Márcio Paiva. As portas da Prefeitura estão abertas para vocês”, declarou a secretária.

A secretária da Juventude, Juliana Guimarães, deu continuidade à reunião e alertou sobre a transversalidade entre as secretarias e sobre a parceria que precisa existir entre o Governo e as comunidades. “É importante escutarmos vocês, pois esse é o primeiro passo. Com isso, estabeleceremos a transversalidade entre as secretarias para que na fase final consigamos mudar essa realidade”.

Já a secretária de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), Josy Cruz, explanou sobre os cursos e atendimentos oferecidos pela pasta, como a parceira com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI), além de reforçar o convite aos munícipes para visitarem as secretarias.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), Márcio Crusoé, completou o discurso enfatizando que o foco do Governo é a população e que todos estão envolvidos para a mudança de Lauro de Freitas.

E, para encerrar o encontro, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Daniel Brito, agradeceu receptividade da comunidade e comentou sobre a parceria com a Unesco, que promove o Projeto Usina Digital, com o objetivo de formar os jovens cidadãos através da tecnologia.

No próximo domingo (11), os moradores de Vila Nova Esperança se reunirão na sede da Associação dos Moradores para elaboração de uma ata com as necessidades e anseios da comunidade, que será encaminhada ao GGIM, responsável pelo envio às outras secretarias.

ESTUDANTES EXPÕEM RESULTADO DE PESQUISA SOBRE O NORDESTE BRASILEIRO


Pesquisando sobre história e cultura de estados da região Nordeste do Brasil, os alunos do Centro de Atendimento Integrado à Criança (CAIC) fizeram uma exposição com os resultados dos trabalhos, na manhã da última sexta-feira (2).

Para a culminância do projeto, a escola da rede municipal de Lauro de Freitas abriu seus portões para membros da comunidade e convidados. Segundo a diretora da unidade, Roquelina Teixeira Cerqueira, o projeto pedagógico abrangeu não somente a população escolar, mas também todas as pessoas que têm ligação com o CAIC. “Pais, vizinhos, funcionários, professores e coordenadores tiveram participação no processo”.

Cada turma de alunos ficou responsável pelo levantamento dos dados de um estado nordestino e todas trocaram as informações coletadas. “Assim, todos tiveram oportunidade de assimilar o conteúdo”, disse a diretora. “Fizemos visitas ao Centro Histórico de Salvador e em Lauro de Freitas e isso foi muito positivo dentro do programa”.

A Banda do Corpo de Bombeiros e o Terno de Reis Rosa Menina, de Salvador, se apresentaram no evento. Depois, aconteceram apresentações de música e dança, feitas por professores e estudantes. 

Além da produção dos alunos também estavam expostas peças confeccionadas por pais e professores do CAIC e material do acervo do Instituto Mauá.
No Centro de Atendimento Integrado a Crianças (CAIC) estudam 476 alunos do pré ao 5º ano. “Temos três turmas em tempo integral, 200 alunos estão inscritos no programa Mais Educação e ainda funcionamos com o “Escola Aberta”, aos fins de semana ou em outros períodos disponíveis, quando a comunidade pode usar as quadras de esportes”, contou Roquelina.

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS VAI IMPLANTAR NOTA FISCAL ELETRÔNICA

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Superintendência da Indústria, Comércio e Serviços (Sudics), promove na próxima quarta-feira (7), uma reunião com contabilistas e empresários do município. O encontro tem como objetivo apresentar a “Nota Fiscal Eletrônica”, que se encontra em fase de implantação na cidade.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade também de tirar suas dúvidas sobre o recurso eletrônico. O evento será realizado no Auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), das 15h às 17h30.