sexta-feira, 26 de julho de 2013

ÓTIMAS NOTÍCIAS! RESTAURANTE POPULAR FUNCIONARÁ NESSE FINAL DE SEMANA E NO FERIADO DO DIA 31


O Dia da Emancipação da cidade será marcado por diversas ações em prol da população. Uma delas será a abertura do RESTAURANTE POPULAR nesse final de semana, dias 27 e 28 de julho, e no dia da emancipação, dia 31 de julho (feriado), com um cardápio pra lá de especial!

PARABÉNS A SECRETÁRIA JOSY CRUZ E AO PREFEITO DR. MÁRCIO PAIVA

MULHERES AFRO-LATINO-AMERICANAS SÃO HOMENAGEADAS EM AÇÃO DA SECRETARIA DAS MULHERES

Secretária de Políticas para as Mulheres Simone Medeiros

Como um dos marcos pelo enfrentamento da violência contra a mulher, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), comemorou o “25 de julho” – data que é um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra na América Latina.


Na tarde desta quinta-feira (25), na sede da SPM, alunas do Curso de Capacitação para Corte e Costura assistiram à palestra “Julho das Pretas: Cuidando das Mulheres”, ministrada pela diretora do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, da Secretaria, Solange Santana. 

A secretária de políticas para mulheres, Simone Medeiros, abriu a atividade, explicando que o órgão entende que muito da violência praticada contra a mulher vem da sua dependência financeira. “Por isso, a SPM busca, através de atendimento especializado e interação em cursos de capacitação, a busca da elevação da autoestima, para que estas mulheres se desenvolvam com independência. Quem sabe um dia não vamos mais precisar de uma secretaria, porque os nossos direitos já serão naturalmente respeitados?”, idealiza Simone.


Solange iniciou sua palestra apresentando a importância da data e destacando que a mulher não pode ser lembrada e homenageada apenas no dia 8 de março. “Estamos aqui para comemorar o 25 de julho, marco da mulher afro-latino-americana, infelizmente vista como objeto sexual”. Ações como esta, lembrou a diretora, têm o objetivo maior de desconstruir esta imagem e fazer com que as mulheres se vejam como construtoras, assumindo o seu importante papel na sociedade. Ela destacou as mulheres das três raças que formaram o Brasil – índias, brancas e negras – em seus diferentes papéis de sofrimento e, ao mesmo tempo, de muita perseverança, construindo a história do continente. “Todas juntas sofreram muito aqui no Brasil e nos países da América Latina. E o fruto dessa luta, dessa resistência, é a mulher afro-latino-americana”.


Finalizando sua palestra, Solange destacou que todas as mulheres são capazes de mudar suas vidas para melhor. “Todas nós somos capazes. Dentro de nós existe este poder. Basta ousar”. Ao final da palestra, a dona de casa Sidenilde dos Santos, aluna do curso de corte e costura, fez questão de dar seu depoimento. “Na SPM eu me sinto em casa. Desde criança tinha o sonho de ser costureira e aqui eu realizei o meu sonho. Tudo que aprendo, faço questão de ensinar a outras pessoas que estão passando pelo o que eu já passei”, destacou, emocionada.

A representante da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivos (ABAM), Solange Silva - que foi convidada especialmente pela SPM para participar da ação nesta tarde -, contou emocionada que se identifica bastante com os relatos apresentados durante a palestra, já que é quilombola de Vila de Iguape, em Cachoeira. Solange está trazendo para Lauro de Freitas quatro cursos de capacitação, através de uma parceria entre a SPM, o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) e a ABAM. Ela explicou o porquê da escolha da cidade para receber a ação. “Escolhi Lauro de Freitas porque esta é a cidade que me acolheu. Inicialmente, os cursos eram voltados apenas para baianas de acarajé, mas, entre as baianas e as laurofreitenses, eu escolhi as mulheres daqui porque, afinal de contas, somos todas mulheres, sem distinção”, declarou Solange, destacando sua gratidão pela cidade que a acolheu há 11 anos, em um momento difícil de sua vida. “Aqui eu conquistei o meu espaço”, finalizou.