quarta-feira, 24 de julho de 2013

SECRETÁRIA DA SEMASCI DIVULGA NO FACE MOBILIZAÇÃO DA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 
As mobilizações para a IX Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada nos dias 1º e 2 de agosto, no auditório da UNIME, já começaram. Hoje tivemos atividades nos CRAS do CAIC e da ITINGA. Fotos: Daniel Cruz.

MORRE AOS 72 ANOS O CANTOR DOMINGUINHOS VÍTIMA DE CÂNCER NO PULMÃO

O corpo do músico Dominguinhos começou a ser velado às 6h desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa de São Paulo. O velório em São Paulo ocorrerá até as 16h, quando o corpo seguirá para Recife, onde será enterrado na sexta-feira (26).
Dominguinhos morreu aos 72 anos nesta terça-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O forrozeiro lutava contra um câncer no pulmão há seis anos. Neste tempo, acabou desenvolvendo insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. O músico foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro, depois de um mês internado em hospital de Recife.
Segundo nota do hospital, o músico morreu às 18h de hoje por conta de complicações infecciosas e cardíacas. Dominguinhos fazia hemodiálise depois de sofrer comprometimento da função renal, segundo o hospital. Durante a internação, ele respirava com auxílio de aparelhos e um marca-passo para controlar os batimentos cardíacos. Ele entrou em coma irreversível depois de apresentar quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca.
A esposa do músico falou sobre os planos para a despedida a Dominguinhos. "Vamos tentar organizar um velório em São Paulo para que as pessoas possam se despedir dele, e depois levá-lo ao Recife para o enterro", disse Guadalupe Mendonça à Folha Online.
Dominguinhos era considerado o sanfoneiro mais importante do país, na tradição de Luiz Gonzaga, que o escolheu como seu herdeiro artístico. José Domingos de Moraes nasceu em Garanhus (PE) e conheceu Gonzaga aos 8 anos de idade. Foi viver no Rio, onde, aos 13 anos, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, e passou a fazer shows e participar das gravações de Gonzaga, ficando conhecido como seu herdeiro musical.
O próprio nome artístico Dominguinhos foi sugestão de Luiz Gonzaga, que acreditava que o apelido de infância Neném não seria bom na carreira. Aos 16 anos, o músico fez sua primeira gravação tocando sanfona em disco de Gonzaga, na música "Moça de Feira". O ano era 1957.  No mesmo ano, ele formou o Trio Nordestino com Borborema e Miudinho.
Dominguinhos participou do primeiro disco gravado por Elba Ramalho, "Abre de Prata", em 1979. Na década de 1980, sua popularidade aumentou com suas composições "De Volta pro Meu Aconchego", com Nando Cordel, cantada por Elba Ramalho, e "Isso Aqui Tá Bom Demais", parceria com Chico Buarque, gravada pelos dois. As canções entraram na trilha sonora da novela "Roque Santeiro", da TV Globo.
Outro sucesso foi em 1984, com a composição "Tantas Palavras", nova parceria com Chico. Em 2002, ele ganhou o Grammy Latino com o disco "Chegando de Mansinho".

ACONTECE OFICINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM LAURO DE FREITAS

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - através da Secretaria de Saúde (Sesa) -, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), promove até a próxima sexta-feira (26), uma Oficina de Educação Popular em Saúde.
 
Trata-se de um projeto piloto, na qual Lauro de Freitas será o primeiro município a ser contemplado. O objetivo da oficina é discutir as práticas pedagógicas até então desenvolvidas no município e qualificar os profissionais de saúde inseridos em diversos campos da Atenção Básica e Vigilância à Saúde para a implantação e implementação de práticas de educação em saúde no município.
 
O evento é organizado pela Diretoria de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde; pela Coordenação de Educação Permanente e por profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – Ministério da Saúde / 1ª Diretorias Regionais de Saúde (Dires).

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LEVA ARTE E DIVERSÃO PARA AS ESCOLAS

Nesta quarta-feira (24), a Trupe Ipitanguense Itinerante visitará a Escola Municipal José dos Santos Paranhos, no bairro de Pitangueiras, em Lauro de Freitas. Na programação, um dia inteiro de atividades com futebol, cama elástica, perna de pau, malabarismo, teatro, capoeira, oficinas de dança e de teatro de bonecos.
Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Semed), a Trupe composta por professores de diversas disciplinas, a cada quinze dias, sempre às quartas-feiras, visita uma escola municipal de Lauro de Freitas levando atividades de arte e esporte.
Na Escola José dos Santos Paranhos, alunos e professores assistirão à peça “Papo Cabeça - Histórias de Adolescente”, da professora Rose Barbara com os alunos da Escola Solange Coelho, que trata de questionamentos em relação a família, sexo, escola e temas relacionados ao universo da juventude.

LAURO DE FREITAS SEDIA 5ª ETAPA DO BRASILEIRO DE MOTOCROSS

 
Com as inscrições abertas até a próxima quinta-feira (25), a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que será realizada em Lauro de Freitas nos dias 27 e 28 de julho, promete um show de esporte e adrenalina. Segundo o presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM), José Carlos, a competição vai atrair um público maior que o de outras realizadas em Porto Seguro.
 
As categorias MX1, MX2, MX3, Junior e 65cc, vão acelerar no CT Moto Park off Road, competindo entre 15h20 e 17 horas do sábado (27) e das 08 horas às 15h50 de domingo (28), e logo em seguida acontece a premiação.

Os atletas interessados deverão se inscrever até a sexta-feira (26). Para participar do Campeonato, é obrigatório para todos os pilotos inscritos apresentar na primeira participação um atestado médico de aptidão para a prática esportiva de alto rendimento. Maiores informações, no site da Confederação. www.cbm.esp.br.

Credenciamento - Para cobertura do evento, a FBM está disponibilizando o credenciamento de jornalistas, que precisa ser feito até as 18h do dia 25 de julho.  Fotógrafos e cinegrafistas devem se inscrever pelo site: http://www.cbm.esp.br/credenciamento2.php, indicando o nome, o veículo de comunicação, função, e-mail e número de telefone para contato. A entrega das credenciais acontecerá no sábado (27), das 7h30 às 11h, na sala de imprensa instalada no local onde será realizada a prova.
A 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross tem a organização da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e realização da FBM. O Campeonato 2013 tem o patrocínio da Rinaldi, Honda, Yamaha, X Motos do Brasil, Petrobras, Lubrax, IMS Racing, Peterlongo e Circuit.

PARÓQUIA SANTO AMARO DE IPITANGA RECEBE RÉPLICA DO CRISTO REDENTOR

 
A réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro está em Lauro de Freitas. Instalada na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, a estátua - que a noite recebe uma iluminação especial - vem atraindo fiéis e curiosos que tiram fotos e admiram a imagem.
 
Segundo a secretária da Paróquia de Ipitanga, Joilta Moreira Bastos, a réplica pertence à Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e veio para Lauro de Freitas para o período da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, e ficará até a festa de emancipação política do município, no dia 31 de julho.
 
Ainda de acordo com a secretária, a Igreja de Santo Amaro teve o privilégio de ser a única a receber a exposição, solicitada ao Arcerbispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Murilo Krieger. “A réplica adornou a missa realizada no último domingo (21), pelo Pároco Juraci, de envio dos nossos jovens para a Jornada. Aproveitamos para também homenagear a emancipação política do município e estendemos a exposição até o próximo dia 31”, explica Joilta. 
 
 
Depois do dia 31, a réplica retorna ao seu local de origem, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.