sábado, 27 de abril de 2013

PDG VACILA DE NOVO E DERRUBA MURO DE CONDOMÍNIO EM LAURO DE FREITAS

Se existe uma empresa que os moradores da Rua Carlos Conceição, em Lauro de Freitas, querem ver ‘pelas costas’ é a PDG. A empreiteira vem sendo acusada de causar diversos transtornos e pequenos acidentes principalmente para quem mora no condomínio Portão de Buraquinho, que já havia denunciado a marca em fevereiro deste ano. No entanto, parece que a expressão"toma jeito” é algo desconhecido pela empresa, que na última sexta-feira (19), derrubou o muro de entrada do conjunto residencial. Uma carreta que estava no canteiro de obras do empreendimento Vila do Mar se chocou com o muro vizinho, que foi ao chão.


Na hora do acidente, a design de interiores Luize Correia estava de saída quando se lembrou de pegar um garrafão de água vazio para trocar por outro cheio. Ela estacionou um pouco antes da entrada e fez uma ligação para a filha, quando uma carreta invadiu o espaço. “Poderia pegar em mim. Eles estão esperando o que para ter responsabilidade? Alguém morrer? Porque o que ocorre aqui não são acidentes, são irresponsabilidades”, afirma. Como estava atrasada, pediu para a menina, de 18 anos, fotografar e filmar o acontecido. Ao acatar o pedido da mãe, a garota teria sofrido represálias. “Um dos engenheiros disse pra ela que se ninguém lhe deu educação, que ele daria como uma surra”, conta.
Procurado, o homem negou as informações e insistiu para não ser identificado na reportagem. “Eu sou pai de família e jamais diria uma coisa dessas. Os ânimos estavam exaltados muito mais pelos moradores, mas o muro foi levantado no mesmo dia”, afirma. Sobre o acidente, o engenheiro ainda garantiu que não houve erro de manobra do motorista da carreta. “Uma peça do veículo quebrou e ele precisou se ‘recortar’ no muro”, disse ele, garantindo que o acidente não foi grave e que a empresa costuma cumprir regras e não fugir à responsabilidade. O Bocão News tentou contato com a assessoria de imprensa da PDG, que não foi localizada.
Ainda segundo Luize, que também faz parte da Comissão de Moradores de Lauro de Freitas, outros acidentes ocorreram antes de a carreta atingir o muro do condomínio Portão de Buraquinho. “Eles já jogaram concreto em nossos carros, que acabou atingindo também uma pessoa; com a chuva alguns tapumes já voaram; racharam uma casa vizinha; puseram uma tela de proteção que já está toda rasgada... Não aguentamos mais”, pontuou. Ao ser perguntado sobre a data para o fim das obras, o engenheiro que não quis se identificar preferiu não informar. “Prefiro não dizer. Uma obra por si só é um empecilho. Mas, como disse, não fugimos da nossa responsabilidade”, finalizou. 

PREFEITO DE LAURO DE FREITAS DR. MÁRCIO INAUGURA SECRETARIA DA JUVENTUDE


Criada na gestão do prefeito Márcio Paiva, a Secretaria da Juventude (SEJU) foi inaugurada na última sexta-feira (26), em sua sede, na Casa Amarela, que fica localizada na Av. Beira Rio, em Lauro de Freitas. Na ocasião, que contou com a presença de autoridades políticas e da sociedade civil, também foi lançado o novo Programa de Cadetes Mirins 2013.

O prefeito Márcio Paiva se mostrou emocionado com a inauguração da sede da SEJU e o lançamento do PCM. “A Secretaria da Juventude o Programa de Cadetes Mirins são compromissos que assumi na campanha e que irão transformar as vidas de muitos jovens do município”, afirmou.

A secretária da Juventude, Juliana Guimarães, falou sobre a importância da secretaria para a população de Lauro de Freitas. “Nosso maior objetivo é poder criar oportunidades e reintegrar os jovens na sociedade, a exemplo do Projeto Vivendo e Aprendendo, implantado em Vila Nova de Portão, que foi apresentado hoje com a banda de percussão Axé Lata”, declarou.

Cadetes Mirins - O programa, que tem como principal objetivo a reintegração social da infância e da juventude à vida cidadã e ao trabalho, é destinado exclusivamente aos jovens moradores de Lauro de Freitas, com idades entre 14 e 29 anos.

De acordo com Isa Croesy, diretora do Programa, o Cadetes Mirins retoma agora ao seu formato original. “Criado há 24 anos, o programa funcionou com outro formato nos últimos oito anos e agora retorna ao seu papel de origem, que é o de reintegrar o jovem à sociedade. Me sinto muito honrada em ter o compromisso e a responsabilidade de dar continuidade a ele”, disse.

O programa conta com acompanhamento psicossocial, grupos de resgate, oficinas cidadãs, aulas de capoeira e dança, informática, entre outras, além da formação profissional, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, o Senai e o Senac. A partir do mês de maio começam as inscrições para as 700 vagas disponíveis nessa primeira etapa.

SAMU FAZ PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM VÍTIMAS DE CHOQUE ELÉTRICO



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Lauro de Freitas promoverá uma palestra sobre Primeiros Socorros em Vítimas de Choque Elétrico nesta segunda-feira, 29 de abril, na sede da Citeluz, no Caji.

A palestra faz parte da 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Citeluz, empresa que presta serviços de iluminação em Lauro de Freitas. As atividades do evento, que tem como tema “Comportamento seguro é prevenção para a vida”, são voltadas para os funcionários da empresa e acontecerão do dia 29 de abril a 3 de maio.

O objetivo do evento é orientar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.