sábado, 5 de janeiro de 2013

SEM CHANCE para Moema, Olívia e Caetano


Após as especulações de que Moema Gramacho, ex-prefeita de Lauro de Freitas, poderia comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o governador Jaques Wagner (PT) declarou que não pretende modificar a estrutura do governo para incluí-la. Luiz Caetano (PT), de Camaçari, e a ex-vereadora Olívia Santana (PCdoB) também não assumirão cargos ao lado do petista.
 
De acordo com a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, a prioridade é melhorar a gestão e as mudanças serão pontuais. “Não vou colocar. Posso até vir a colocar, mas não tenho essa perspectiva. Não é que eu não queira valorizar essas pessoas, mas não posso ficar mudando o governo”, declarou o governador.
 
“Repare, todos esses são candidatos em 2014? É praticamente certo que serão. Vão ter que sair em março. Eu vou botar alguém para ficar um ano e sair?”, complementou.
 
A verdade é que não haverá grandes mudanças no governo neste início de ano. “Já viu alguém fazer uma grande reforma no terceiro ano do governo?”, questionou. A ideia é que as mudanças ocorram logo, já que o governador quer viajar para a China no dia 14 de janeiro com todas as definições.
 
O deputado Zé Neto (PT) que está cotado para assumir o comando da Secretaria de Relações Institucionais circulou nesta sexta-feira (04) pela Governadoria e foi questionado se teria ido conhecer o novo gabinete. “Eu circulo bem em todo o governo”, disse sorrindo o petista.

PARTICIPE DA PAIXÃO DE CRISTO DE LAURO DE FREITAS 2013


São 15 anos de apresentação do maior espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia. A realização é da Sociedade Cultural Távola e a direção artísticas de Duzinho Nery. O espetáculo será realizado em grande arena montada na Praça da Matriz - Centro - Lauro de Freitas, de 21 a 24 de março.

Dívida milionária de Moema: Já cai neste conto, diz presidente da ABMP

BABADO!!! 


Na noite de quinta-feira (3), o Bocão News divulgou, com exclusividade, o escândalo que diz respeito a uma dívida de mais de R$ 1 milhão que a prefeitura de Lauro de Freitas tem com a W4 COMUNICAÇÃO & MARKETING LTDA, que prestou serviço de marketing durante toda a gestão de Moema Gramacho (PT).

Na tarde desta sexta-feira (4), o site conversou com o presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Pedro Dourado, que avaliou a situação pela qual está passando a W4. Segundo o publicitário, é difícil para a ABMP intervir nestes casos porque a ação é de contrato entre a agência e a prefeitura. "Não existe associação entre a ABMP e o cliente. Podemos, sim, instruir para que as empresas tenham mais cuidado", disse.


Pedro Dourado, presidente da ABMP. (Foto: ABMP)


Dourado ressaltou que conhece clientes que não querem mais prestar serviços para prefeituras do interior. "A Justiça nos prejudica. Quando nós,  enquanto pessoas físicas, deixamos de cumprir nossos acordos somos penalizados e temos que pagar multas que atingem até 75% do valor. Se você não paga uma fatura em dia tem que responder por isso. Mas, quando o governo erra e deve, fica por isso mesmo. Se o municípIo não paga, deveria ser processado", afirmou ao Bocão News.

O publicitário disse ainda que casos como o que aconteceu em Lauro de Freitas acontece também aqui na capital. Ele explicou que em época de eleições esta atitude de contratar e não pagar aumenta, mas, "normalmente acontece quando é época de mudança. Por isso, é importante o governo se manifestar e a Câmara de deputados criar leis de improbidade administrativa com relação a estas questões. Se o 'cara' deixou lá atrás sem pagar, não se reelege. Uma mudança radical tem que ser feita. Ninguém mais confia em fazer trabalho com prefeituras" , pontuou.

HOJE É DIA DE REIS!!! VAMOS DEIXAR ACESA ESTA MANIFESTAÇÃO CULTURAL

Na foto a cantadora Vivaldina Conceição a popular Badinha, responsável por deixar viva a tradição.

Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".


Em Lauro de Freitas a folia de Reis não lembra em nenhum momento a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Houve um mix que só nesta cidade mesmo para se realizar, através da peculiaridade da nossa mais tradicional cantadora, que ainda deixa acesa a chama desta manifestação que há qualquer dia pode acabar, por não existir uma manutenção das pessoas que participam, onde este grupo só existem senhoras e senhores. Precisam que crianças e jovens tenham estímulos para participarem com conhecimento de causa e que não permitam que esta tradição se acabe.


Aqui o que chamam de "terno de Reis", se resume em uma manifestação com o bumba-meu-boi e inseridas cantigas tradicionais de quase todas as regiões brasileiras, uma características criada principalmente por dona Vivaldina Conceição, a popular Badinha, que é compositora e insere na manifestação também cantigas da sua autoria.



A folia de Reis é um ato popular natalino de origem portuguesa que retrata a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A festa é comemorada entre os dias 25 de dezembro até 06 de janeiro. Em Lauro de Freitas, o Terno de Reis conta com alegria do tradicional ‘bumba-meu-boi’ e das ‘Matriarcas’, grupo de senhoras que mantém acessa a tradição secular percorrendo as principais ruas do centro da cidade ao som de tambores e de antigas canções. O ponto culminante são as visitas às casas das famílias mais tradicionais do município. “É dessa forma que mantemos essa importante tradição, passada entre gerações”, explicou Júlio Cesar, responsável pelo Terno de Reis Resgate, que sairá neste sábado, 05/01, ás 19:30, do Pé de Oiti até da Praça da Matriz.

Fotos: Artêmio Luz