quarta-feira, 11 de abril de 2012

Professores do estado decretam greve por tempo indeterminado

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após assembleia da categoria realizada na manhã desta quarta-feira (11), no Teatro Nazaré. Na ocasião, participaram representantes de profissionais de 80 municípios. Mais de 2 milhões de alunos devem ficar sem aula, atrasando o calendário escolar.

A classe alega que o governo do estado não cumpriu o acordo de reajuste de 22,22% no salário da categoria, índice que equipara o valor recebido atualmente ao piso nacional do magistério. O acordo teria sido assinado em novembro do ano passado.

Até o momento, de acordo com informações do sindicato da categoria, só teriam sido pagos 6,5% e o governador Jaques Wagner teria prometido parcelar o pagamento restante em duas partes, uma delas, em novembro de 2012 e a outra, em abril de 2013. A proposta não foi aceita pelos professores.

A vice coordenadora da APLB, professora Marilene Betros, informou que, na próxima quarta-feira (18), uma manifestação deve acontecer em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A mobilização deverá contar com a presença de professores da capital e interior do estado.

Ainda de acordo com a sindicalista, as atividades serão suspensas a partir desta quinta-feira (12).