terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

REINALDO FUSCÃO, ALOBENED AIRAM E SARAJANE MENDONÇA, PROTAGONIZARÃO PAIXÃO DE CRISTO DE LAURO DE FREITAS 2012


Neste ano, será realizada a 14a Edição da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas. Evento que está no Calendário dos Festejos Populares da cidade, e que promete ser um grande espetáculo.

Realizado pela Sociedade Cultural Távola, o espetáculo que leva milhares de pessoas para a arena montada na Praça da Matriz, e que neste ano a grande novidade é a participação de Reinaldo Fuscão, que interpretará Jesus, e das cantoras baianas Alobened Airam (Maria) e Sarajane (Madalena).

O espetáculo será realizado nos dias 30,31 de março e 1 de abril, na arena montada na Praça da Matriz,no centro de Lauro de Freitas, e o ingresso custará 1k de alimento não perecível.

BANCA R.A.P.P DE PORTÃO


Na noite de ontem, aconteceu no CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS, o evento de RAP, O PODER DO RAP, que reuniu no palco alguns dos representantes do MOVIMENTO urbano do RAP e HIP HOP e contou com as apresentações de B.BOYS, os dançarinos de rua que engrossam o movimento.

Apesar de um público pequeno, o que ainda é normal e compreensível, ha visto a força da influência da cultura afro e do pagode em nossas cidades baianas, o HIP HOP, RAP, FUNK e B.BOYS B.GIRLS, com sua STREET DANCE, vem ocupando o seu espaço nos guetos de nossa urbe, como nas comunidades de Portão, Itinga, Lagoa dos Patos, Vila Mar e Chafariz, por traduzir através da música e dança as suas demandas e necessidades de reconhecimento e enfrentamento ao preconceito e a violência persistentes nessas comunidades.

Os movimentos de cultura urbana em nossa cidade vêm dando sinais de crescimento e organização, o que pode contribuir para a edificação de uma sociedade justa e que conviva em harmonia com a diversidade religiosa, cultural e até mesmo racial num munícipio de grandes variedades de classes, grupos e organizações sociais como Lauro de Freitas é a exemplo da existência de grandes condôminios e empreendimentos de luxo, as comunidades rurais ainda existente em nossa urbe de Ipitanga, os bairros periféricos de grande monte ocupacional como a Itinga, Portão e a região do Centro com a predominância de uma característica forte de uma cultura dos guetos com o pagode predominando e dividindo espaço com o reggae de protesto, o rock da subversão e contrariedade, o rap, hip hop e funck como a contra cultura e desabafo de uma geração que quer ser ouvida e não aceita ser rotulada como a baianada do axé e do pagodão.

Por Ricardo Vieira

OPINIÃO CATIRIPAPU

Adoro todas as formas de inclusão, e espetacularmente, quando existem ferramentas, para incluir o cidadão, através os vastos meios para tal. O que não admito, é a forma preconceituoso e separatista de alguns segmentos, que se acham nos pedestais, atirando raivosamente como uma FOBIA, na "BAIANADA", como rotulo, do axé e do pagode, que apesar de tudo, é parte da essência da cultura baiana,sem haver a necessidade de exportação americanizada, pois os nossos ancestrais, bem na sua essência, da miscigenação afro-indígena, deixou uma riqueza ímpar da nossa música. Fazendo dessa "BAIANADA", referência de uma cultura marcada nos principais mercados da música no mundo. Vide Carlinhos Brown, que rompe o esteticismo norte americano, para está concorrendo ao OSCAR 2012, como Melhor Canção Original, com o filme de Carlos Saldanha, Rio. É Bahia!!!

Pois assim, é que ele nos engolem, sendo originais!!! O pagode, o axé, o arrocha, tem esta essência, que faz da Bahia, um centro criativo único da música popular brasileira, atraindo turistas, especialistas de todo mundo, incrivelmente, no carnaval, onde as estrelas do axé e do pagode, brilham intensamente.

Assim, como o HIP HOP, RAP, FUNK e B.BOYS B.GIRLS, com sua STREET DANCE, que vem ganhando também o seu espaço, que está sendo incrementado,com a cultura das nossas raízes.

A BAIANADA BOTA PRA F...

Léo Kret consegue aprovar licença da Câmara; suposta quebra de decoro será investigada


A vereadora Léo Kret do Brasil (PR) não venceu o concurso do reality show O Trio, da TV Aratu, mas deve ganhar muita dor de cabeça nos próximos dias. A participação da legisladora de Salvador no programa, em que ela protagonizou momentos sensuais, revelações íntimas e até bate-boca, é questionada como uma suposta quebra de decoro, pois seu comportamento no esquete não seria condizente ao de um representante da Câmara Municipal. “O vereador é eleito para representar o povo, função que é inerente à Câmara. É evidente que, para isso, não é recomendável à conduta de um vereador a participação em um programa do tipo Big Brother. Teve até um deputado nos Estados Unidos que renunciou porque uma foto dele de cueca vazou na internet. Não precisou nem ser denunciado. Se aquilo é falta de decoro, imagine”, avaliou o advogado Ademir Ismerim, especialista em direito eleitoral, em entrevista ao Bahia Notícias. Nesta segunda-feira (13), a edil conseguiu a aprovação de uma licença retroativa na Casa, de 1º a 16 de fevereiro, a qual considera como garantia de que estava afastada do mandato e poderia integrar o elenco de O Trio sem sofrer qualquer punição. “Isso não tem nada a ver. Ela pode estar licenciada, mas não deixa de ser vereadora”, reiterou Ismerim. O corregedor da Câmara, Alcindo da Anunciação (PT), contatado pelo BN, prometeu analisar o caso juridicamente. “Estou esperando ser convocado. É uma coisa que preocupa. Ela é artista, mas tem que se observar se ela teve algum comportamento que quebrou o decoro. Vou me debruçar para fazer essa avaliação. Vou até ligar para Ismerim para ver se ele me dá uma orientação”, assegurou. A reportagem tentou falar com Léo Kret, mas, após a identificação, ela desligou a chamada. Caso ela seja denunciada, poderá enfrentar um processo de cassação, cuja votação será aprovada se houver consentimento de dois terços dos seus colegas de plenário.

Homossexual é espancado e enterrado vivo no Pará


Um homossexual foi espancado e enterrado vivo perto de Altamira, no Pará, mas foi resgatado ainda com vida e está hospitalizado. As informações são da Folha Online.

A polícia acredita que o caso foi um roubo com tentativa de homicídio. Já o movimento gay da região diz que o crime tem a ver com a homofobia, pois um dos agressoers tinha um relacionamento com a vítima, o professor Anízio Uchôa, 50 anos.

O professor foi rendido e amordaçado em casa na madrugada de sexta-feira (10), com alguns dos seus bens sendo roubados. Ele foi levado então pelos agressores para uma estrada vicinal fora da cidade, onde foi espancado e enterrado em uma vala.

Segundo a investigação da polícia, o crime foi cometido por Jefferson Mello, 21 anos, que tinha um caso com o professor, e por Thaisson de Souza, 23. Os dois foram presos no mesmo dia e confessaram o crime - mas no depoimento, cada um atribuiu a reponsabilidade pela ideia e organização do assalto ao outro.

Depois de jogar Uchôa na vala, os dois o cobriram com terra e folhas. O professor, no entanto, conseguiu escapar porque a vala não era muito funda. Ele foi internado com ferimentos na cabeça e fraturas no braço.

"Eles praticaram o crime movidos por um preconceito de que, por ser homossexual, ele [Uchôa] era mais frágil. Não foi apenas um roubo, mas sim um crime que teve origem no fato de a vítima ser homossexual", disse o presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT da Transamazônica e Xingu, Humberto Lexter. A associação fará um protesto por conta do crime em Altamira na quinta.