sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Em assembleia, policiais militares decidem continuar a greve


Mais um capítulo da greve dos PMs na Bahia. Os policiais militares de três associações (APPM, Aspra e Associação de Sargentos e Sub-tenentes de Polícia Militar) decidiram continuar a paralisação no estado, mesmo após o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, anunciar que a greve da policiais e bombeiros militares terminou. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, nesta sexta-feira (10). Iniciada às 18h, a assembleia acabou pouco antes das 20h - e uma nova reunião acontece no mesmo local amanhã às 16h.

O grande entrave das negociações está relacionado ao pagamento da Gratificação por Atividade Policial IV (GAP IV) e às prisões de 12 policiais militares decretadas pela Justiça baiana. Os PMs em greve reivindicam o pagamento imediato da GAP IV e o relaxamento das prisões, além de anistia para os grevistas. Segundo Ivan Carlos Leite, porta-voz dos grevistas, não houve nenhuma nova tentativa de negociação por parte do governo.

O governo, entretanto, já suspendeu as negociações e propõe iniciar o pagamento da GAP IV apenas em novembro e de forma escalonada. Além disso, os policiais desejam que o pagamento da GAP V seja feita no máximo até 2013, enquanto o governo apresenta a proposta de pagar até 2015. O governo também propõe aumento de 6,5% da remuneração retroativo ao mês de janeiro deste ano.

Em resposta ao anúncio do fim da greve pelo comandante geral da PM, o porta-voz dos policiais militares grevistas disse nesta sexta-feira que a greve de PMs ainda não terminou. “A polícia ainda não retornou. É simples. Quem para é a categoria, e quem decide voltar também é a categoria. Queremos agora que haja uma conversa com o comandante-geral, que a tropa possa ouvir a proposta dele, porque esta proposta de não anistiar os policiais pode ser um novo estopim”, afirmou.

*Correio

Rock no carnaval de Lauro de Freitas é opção alternativa para a comunidade


O projeto Rock ‘n Lauro tem o objetivo de dar visibilidade ao panorama eclético da musica laurofreitense, especialmente o rock, através de bandas que já estão inseridas no cenário musical baiano há anos. Vale salientar, que as bandas que se apresentarão são todas do município. O evento será realizado pela primeira vez dentro do contexto da programação do carnaval de Lauro de Freitas, uma verdadeira inovação na grande festa popular, mostrando a sensibilidade da gestão municipal e o respeito com a diversidade cultural existente na cidade.

O projeto conta com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e da Prefeitura Lauro de Freitas, através da Secretária de Cultura e Turismo. Marque na sua agenda e venha fazer parte dessa festa na sexta - feira de carnaval (17 de fevereiro), na Praça Martiniano Maia (em frente ao supermercado Rede Mix), a partir das 17h com as atrações: PDM – Movidos a Álcool – Norfist e Jato Invisível. Participações especiais de poetas, escritores, atores e cantores.

Maiores informações: 9933-7325 (Márcio Wesley) ou 9245-7702 (Alisson Lima)

DR. WAGNER BATISTA MOSTROU PLANO DE CAMPANHA PARA COMUNICADORES DE LAURO


O pré-candidato a vereador pelo PP-Partido Progressista, Dr. Wagner Batista, se encontrou hoje (10/2)com os comunicadores Duzinho Nery e Marcelo Aragão, no restaurante SERTANEJO, na Estrada do Coco, para mostrar o seu Plano de Campanha, por sinal, material muito bem feito, e se colocar realmente em prática, Dr. Wagner vai dar trabalho a muita gente, que pensa que ele vem brincar nesta disputa eleitoral de 2012.

Desejamos muito sucesso a Dr.Wagner!!!

BLOCO QUE DESRESPEITAR A REGRA PAGARÁ MULTA E DEVOLVERÁ O RECURSO PÚBLICO


A Lei Anti-baixaria, foi sancionado a nível municipal, pela prefeita Moema Gramacho, que copiou positivamente, o projeto de autoria da Deputada Estadual Luiza Maia (PT), que está tramitando na Assembleia Legislativa da Bahia.

Concordo plenamente com a atitude da prefeita, que não permitirá que usem o erário (dinheiro público), para depravação do gênero feminino, como ocorre em festas privadas, com os tradicionais pagodes e nos shows de funk.

Aqui na cidade, não será diferente, isso porque as "pérolas musicais" e as composições formidáveis dos nossos compositores de pagode, que na maioria das vezes, se inspiram talvez, na ignorância machisma da sociedade, ou por falta de oportunidade de encontrarem inspirações enriquecedoras e nostálgicas, que nossa música baiana e nossa arte têm:(Caetano, Dorival Caymmi, Gil, Pitty,João Gilberto, Raul Seixas, Nelson Rufino, Moraes Moreira, Armandinho e etc), seja na literatura (Jorge Amado, Dias Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Castro Alves),nas artes plásticas (Tatti Moreno, Carybé, Hansen Bahia, Mário Cravo, Calazans Neto), no cinema (com Glauber Rocha), mas infelizmente, as fontes de inspiração, apenas se deleitam em letras infelizes e macabras com o gênero feminino.

Danço e odeio. Principalmente quando vejo garotas, seduzidas pelo sexismo machista, aplicada aos sons dos aconchegantes e altamente depravadas letras que sacaneiam com a mulher e infelizmente, muitas delas aceitam e se expõe.

Estarei aqui no carnaval de Lauro pra vê e acompanhar se vão aplicar alguma multa, pois se não tocarem estas músicas com letras de baixo calão, mas com que o povo ainda está habituado a curtir,o nosso carnaval será como uma feijoada sem uma pitada de sal!!!

Por Duzinho Nery

PREFEITA MOEMA GRAMACHO SANCIONA LEI ANTI -BAIXARIA JÁ PARA O CARNAVAL DA CIDADE


A cidade de Lauro de Freitas sancionou a lei anti-baixaria, que proíbe gastos públicos com expressões artísticas que depreciem a imagem da mulher.
De acordo com o secretário municipal de Governo, Ápio Vinagre, a lei, que é de autoria da prefeita Moema Gramacho, inclui analogia a todo tipo de violência e conteúdos que “ofendam qualquer ser humano”.

A iniciativa da prefeita, inspirada em projeto similar da deputada estadual Luiza Maia, atende a expectativa do movimento feminino.
De acordo com a prefeitura da cidade, quem desrespeitar a regra poderá ser multado e o recurso será revertido ao Fundo Municipal de Cultura.

Os blocos carnavalescos, que desfilam em Lauro de Freitas entre os dias 16 e 21, já foram informados e orientados a observar a nova legislação, e serão fiscalizados com rigor.

Segundo o projeto, a lei também vai buscar estimular expressões que enalteçam a figura da mulher e combata qualquer tipo de violência.
A responsabilidade de analisar o conteúdo será da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas.

A Tarde

FBF confirma realização do clássico BaVi no domingo; saiba onde comprar seu ingresso


É oficial: o BaVi deste domingo (12), válido pela oitava rodada do Campeonato Baiano 2012, não será adiado. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou, nesta sexta-feira (10), a realização do clássico em Pituaçu. O anúncio da entidade foi divulgado após reunião entre a FBF, representantes do comando da Polícia Militar e o presidente Marcelo Guimarães Filho, do Bahia, mandante do jogo.

Havia a possibilidade de adiamento por conta da greve da Polícia Militar (coronel Alfredo Castro diz que paralisação acabou), mas depois do encontro desta sexta ficou decidido que o clássico acontecerá. Segundo o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, a segurança está garantida para o jogo no estádio de Pituaçu e entorno. "O clássico está confirmado. Nos foi garantida a segurança para realização dos seis jogos da rodada", disse ao iBahia Esportes.

Com a confirmação por parte da FBF, o Bahia deve antecipou a venda de ingressos para o duelo das 17h de domingo. A ideia inicial era começar a comercializar apenas no dia do jogo, mas o presidente Marcelo Filho, via Twitter, afirmou que as vendas seriam feitas logo após a garantia de que a partida seria realizada. "Havendo confirmação do jogo, começamos de imediato!", escreveu o cartola tricolor. Os pontos de venda são as bilheterias dos estádios de Pituaçu e do Barradão. A entrada custa R$ 30 (arquibancada) e R$ 60 (cadeira) - cadeiras são exclusivas para torcedores do Bahia.

Sem polícia, bandidos atacam motorista na Estrada do Coco


O relato se repete e serve para chamar atenção, mais uma vez, de motoristas que circulam pela Estrada do Coco (BA-099), principalmente nestes dias de paralisação de parte da Polícia Militar baiana. E à noite, a iminência de perigo é ainda maior em lugares como Itacimirim, Praia do Forte e adjacências. Justamente neste período que bandidos se aproveitam do breu e do ermo para atacar ‘livremente’ motoristas que trafegam pela rodovia. Foi exatamente o que ocorreu com Márcio Pires e outros dois motoristas que prestaram queixas na delegacia de Monte Gordo. Nesta quarta-feira (8), entre 20h30 e 21h, Pires sofreu uma tentativa de assalto, talvez seqüestro, enquanto trafegava de Salvador em direção a Guarajuba em um Accord. “Não sei bem o que foi, pois os bandidos não conseguiram atingir o objetivo”, conta. A ação aconteceu quando ele reduziu a velocidade do veículo para entrar em Guarajuba. Logo no primeiro quebra-molas, um veículo tipo I30, da Hyundai, cor prata, ultrapassou rápido e fechou a pista em seguida. “Então, dois homens saltaram numa velocidade incrível. Não sei com qual coragem, acelerei e joguei meu carro contra a porta aberta. Acabei totalmente com a lateral de meu veículo”, explicou. Os meliantes responderam disparando dois tiros contra o veículo, mas erraram o alvo. “Graças a Deus não acertaram. Entrei em Guarajuba em alta velocidade, apaguei os faróis e fui em direção ao posto policial da praça principal, mas encontrei tudo fechado, em abandono absoluto”, narrou. O motorista conseguiu auxilio apenas ao encontrar amigos em um restaurante local e somente após uma hora e meia do contato com a delegacia de Monte Gordo, dois investigadores vieram ao encontro da vítima. “Que este fato sirva de alerta, também de cobrança. Guarajuba tem um desvio desnecessário, pois motoristas que seguem em direção a Linha Verde necessariamente precisam diminuir e passar pela rotatória, o que facilita a ação de bandidos. A prefeitura prometeu uma faixa de desaceleração e uma acesso a Monte Gordo, mas até agora nada”, disse.

Bahia Noticias

Claudia Leitte diz que pensou em cancelar Carnaval por conta de greve de PMs


A cantora Claudia Leitte confessou em entrevista à coluna de Mônica Bergamo desta quinta-feira (9), na Folha de S. Paulo, que pensou em "cancelar a festa", falando do Carnaval, por conta da greve dos policiais militares que acontece desde o dia 31 de janeiro. Ela disse ainda que desde o começo da paralisação está evitando eventos públicos e cancelando compromissos em Salvador.

“Eu me preocupei muito. Pensei até que o melhor seria cancelarmos a festa, mas estou vendo progresso nas negociações. Sou uma cidadã, pago meus impostos em dia e espero em Deus que os policiais tenham o salário digno que merecem, que as autoridades tomem as providências cabíveis e que nosso direito de ir e vir nunca mais seja comprometido”, disse Claudia.

Ela falou também sobre o cancelamento de compromissos. "O máximo que fiz fora de casa foi uma consulta médica. Ademais, tenho ensaiado em meu estúdio e reuniões, tudo em casa.”

Claudia falou também sobre a gravidez do seu segundo filho e disse que ainda não tem nomes em mente. O primogênito Davi tem certeza que vai ter um irmãozinho.

*Correio

Policiais e bombeiros decretam greve no Rio


No mesmo dia em que grevistas desocuparam a Assembleia Legislativa da Bahia, bombeiros e policiais militares e civis do Rio decretaram greve. A decisão fluminense foi anunciada 18 horas após a prisão de líderes grevistas baianos, ao fim de uma vigília que reuniu 3 mil pessoas, segundo a PM. O secretário estadual de Defesa Civil e comandante dos bombeiros, Sérgio Simões, disse esperar que a adesão seja mínima. Caso contrário, já acertou a mobilização de até 14 mil homens do Exército para o carnaval.

"É greve geral e a culpa é do Cabral, estamos parados oficialmente a partir de agora", anunciou o cabo do 22.º Batalhão, Wellington Machado. "Agora não é hora de aceitar intimidação e ameaça. Se prender um de nós, vai ter que prender todo mundo. Aqui não tem covarde."

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Fernando Bandeira, afirmou que "no máximo" 30% da categoria será mantida nas delegacias para atender ocorrências em que houver violência ou grave ameaça. A princípio, a Delegacia de Homicídios funcionará normalmente.

No início da assembleia, representantes das categorias deram um ultimato ao governo do Estado. Decidiriam pela greve se, até a meia-noite de ontem, o governo não cumprisse cinco exigências: piso salarial de R$ 3.500, vale-transporte de R$ 350, tíquete-refeição de R$ 350, jornada de 40 horas semanais com pagamento de horas extras e libertação do cabo Benevenuto Daciolo, líder do movimento preso anteontem à noite, acusado de incitamento e aliciamento a motim. Em escutas divulgadas pelo Jornal Nacional anteontem, ele é flagrado conversando sobre a greve no Rio com a deputada estadual Janira Rocha (PSOL).

De manhã, gravações apresentadas pela TV Globo também causaram saída de 300 PMs baianos que estavam amotinados desde o dia 31 na Assembleia, em Salvador, ao enfraquecimento da paralisação na Bahia e à prisão de dois líderes do movimento - o principal deles, Marco Prisco, presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), e Antônio Paulo Angeline. Em novas escutas, divulgadas ontem, Prisco aparece envolvido no planejamento da invasão de um batalhão e até na queima de um ônibus escolar. Segundo o governo baiano, 90% dos policiais voltaram ao trabalho - o que os grevistas negam.

A Tarde