quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ALIADOS DIZEM QUE NEGROMONTE PEDIRÁ DEMISSÃO NA QUINTA

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, informou ao PP nesta quarta-feira (1º) que pedirá demissão do cargo amanhã. Ele dee entregar a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff em uma audiência no Palácio do Planalto. As informações são da Folha Online.

A colegas, Negromonte disse que não tem mais condições "políticas e pessoais" de ficar no ministério. Ele tomou a decisão de deixar o governo depois de uma conversa hoje com os deputados Roberto Brito (PP-BA), Waldir Maranhão (PP-MA) e Vilson Covatti (PP-RS).

"Ele está determinado e disposto a fazer isso amanhã. Disse que tomou a decisão por questão de foro íntimo", disse Covatti.

Negromonte foi indicado pelo PP para a pasta e segundo Covatti o seu substituto deverá ser do partido. A cúpula do PP deve se reunir amanhã para discutir o assunto.

Desgaste político
A situação do ministro se complicou no governo depois de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo com um documento que teria sido forjado pela diretora de Mobilidade Urbana da pasta, Luiza Gomide. Ela teria adulterado um parecer técnico que vetava a mudança de um projeto de mobilidade em Cuiabá. Os custos da obra, depois dessa suposta adulteração, foram ampliados em R$ 700 milhões.

As denúncias ainda incluem o tesoureiro do Partido Progressista, Leodegar Tiscoski, e outros executivos ligados ao partido. Eles são acusados de favorecer empreiteiras dentro do gabinete do Ministério, ajudando a liberar recursos para obras consideradas ilegais pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Na última semana, nova denúncia, dessa vez em matéria da Folha de S. Paulo, dizia que o ministro teria participado, com o secretário-executivo do ministério, Roberto Muniz, de reuniões privadas com um empresário e um lobista. O chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto, foi demitido. No Senado, Negromonte negou as irregularidades.

Correio

FIFA LANÇA LOGO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE 2013 NO BRASIL


Imagem traz um sabiá-laranjeira. Torneio, que antecede a Copa do Mundo, será realizado no Brasil, em junho de 2013

A 500 dias da Copa das Confederações, a Fifa divulgou oficialmente, nesta quarta-feira, o logo da competição. No dia 15 de junho de 2013, o Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural Os vencedores dos títulos continentais de cada uma das seis confederações, a atual campeã mundial Espanha e o Brasil, como país-sede, se enfrentarão até a grande decisão do dia 30 de junho, no Maracanã.

A imagem do logo traz uma estilização de um sabiá-laranjeira, uma das aves nativas da fauna brasileira. Desde 3 de outubro de 2002, o sabiá-laranjeira é considerado, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso, "o centro de interesse para as festividades do "Dia da Ave", como símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerada popularmente Ave Nacional do Brasil. A espécie é comum no Brasil e na América do Sul e identificado pela cor de ferrugem do ventre e pelo canto melodioso durante o período reprodutivo.

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) já confirmaram a realização de jogos da Copa das Confederações em quatro cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Recife e Salvador também poderão ser incluídas, dependendo da evolução das obras dos estádios até junho deste ano. A previsão é que o campo corintiano em Itaquera - local da abertura do Mundial - só fique pronto em dezembro de 2013.
A Copa das Confederações contará com os campeões dos continentes, o país-sede e o vencedor da última Copa do Mundo. Assim, já estão confirmados Brasil, Espanha, México, Uruguai e Japão. Os outros representantes serão decididos na Eurocopa deste ano, na Copa das Nações da Oceania também em 2012 e na Copa Africana de Nações de 2013 (a de 2012, que está sendo realizada, não vale vaga). As oito equipes serão divididas em dois grupos, que classificam os dois primeiros colocados para as semifinais.

Mesmo fora da competição, uma vez que o estádio do Corinthians não estará pronto a tempo, São Paulo receberá o sorteio da Copa das Confederações, em dezembro deste ano, provavelmente no dia 1º. G1

PARAIBANAS PODEM SER AS RESPONSÁVEIS PELO HIT "AI SE EU TE PEGO".

Sharon Acioly confessa em vídeo que recebeu a música de "três backing vocals de João Pessoa". Assista!

Mais um capítulo surge na história do hit do momento "Ai Se Eu Te Pego". Depois da música ganhar o mundo na voz do sertanejo Michel Teló, composta por Antônio Dyggs e Sharon Acioly, uma nova polêmica surge sobre o assunto.

Um vídeo que circula pela internet mostra a cantora de funk Sharon dando o crédito do refrão "Ai se eu te pego" a "três backing vocals de João Pessoa". Entretanto, a própria Sharon diz ser a autora do trecho da música, que ganhou a versão completa nas entrelinhas do compositor Antônio Digys.

Segundo informações da TV Tambu, afiliada do SBT, em João Pessoa, as estudantes Maria Eduarda Lucena dos Santos, Marcella Quinho Ramalho, Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga, Karine Assis Vinagre, Aline Medeiros da Fonseca, Thayná Braga Borges e Amanda Grasiele Mesquita Teixeira Cruz reivindicam o registro formal da composição da base da música em seus próprios nomes. Elas também acusam a animadora de palco Sharon Acioly e seu parceiro, Antônio Dyggs, de apropriação indébita da música.

De acordo com a afiliada do SBT, um documento protocolizado no Registro de Títulos e Documentos de João Pessoa narra que o refrão de "Ai Se Eu Te Pego" foi criado pelas garotas em julho de 2006, durante uma viagem a Disney, em Orlando, nos Estados Unidos.

Ainda segundo o veículo paraibano, o trecho de sucesso teria sido composto no decorrer da viagem, como forma de brincadeira de uma das adolescentes, que estaria paquerando um dos guias turísticos da viagem. Em 2008, a música foi apresentada para Sharon, em Porto Seguro, conforme mostra o vídeo abaixo.

O iBahia entrou em contato com a cantora que se diz autora do hit, mas ela alegou não saber de nada. "Eu não estou sabendo de nada, não. Vou procurar saber o que está acontecendo. Agora eu estou ocupada", disse ela, que logo depois desligou o telefone.

Fonte Correio

DR. MÁRCIO ESCREVE ARTIGO: "A CIDADE QUE TEMOS E A CIDADE QUE QUEREMOS".

Por Dr. Márcio Paiva

No dia 14 de janeiro, tive a alegria de caminhar pelas ruas da nossa cidade, junto com diversos amigos e amigas que estão com o propósito firme de construir a cidade que queremos. Pude constatar em cada abraço, em cada aperto de mão o sentimento de esperança que se mantém vivo, apesar de tantos desenganos.

Só mesmo a fé e o compromisso social e político para nos colocar à frente e confiantes, pois mesmo perplexos diante da cidade que temos, somos fortes e estamos juntos para construir a cidade que queremos.

O mais importante já temos, o POVO.

A festa de nosso padroeiro, Santo Amaro de Ipitanga, se configurou num cenário perfeito para num ato de fé e união selarmos um compromisso de fazer de Lauro de Freitas a Cidade que merecemos!

Nos últimos sete anos a nossa cidade vem perdendo sua identidade. Os atrativos que moviam famílias inteiras da região metropolitana a virem morar em Lauro de Freitas foram se perdendo, e não podemos atribuir isso ao acaso, muito pelo contrário, o povo de Lauro de Freitas sabe muito bem quem são os responsáveis pelo que acontece.

Uma cidade se faz com pulso forte, coragem para mudar, presença no meio do povo, vendo o que as pessoas de fato querem. E não dentro de um gabinete, fazendo cogitações. Se olharmos para trás e nos perguntarmos onde estão os recursos arrecadados pelo município? E olha que estou falando de mais de Um Bilhão e Meio, sinceramente, não é possível ver onde este dinheiro está.

Todos os dias nos deparamos com os mesmos problemas, saúde na UTI, educação reprovada pela população nas várias enquetes e pesquisas. E a violência? Esta nem se fala! É verdade que esse problema é de caráter nacional e o país inteiro passa por uma crise na segurança. Podemos, então, nos perguntar o que a nossa cidade tem a dizer sobre isso, como ela está respondendo a esse problema? Basta ver as manchetes dos jornais e constatamos que o silêncio dos que governam a nossa cidade é a resposta que temos.


Construir a cidade que queremos é de fato o nosso grande desafio. Não se faz gestão com um microfone na mão 24 horas por dia. Esse modelo está ultrapassado, é preciso descer do palanque, pois os verdadeiros adversários de qualquer projeto político são os problemas sociais, aqueles que atingem de frente a vida das pessoas, chega de discussões vazias que só servem para massagear o ego dos falastrões, o povo já está cansado disso.

Nosso projeto, que é um projeto comum, porque vem da base, da escuta das pessoas, do dia a dia de quem sofre, e não dos gabinetes, é um projeto de construção de uma cidade que tem um povo lutador, inteligente, que tem brio, que merece respeito.

Dia 14, no cortejo em louvor a Santo Amaro de Ipitanga, entendemos que cada um tem um jeito de contribuir com a construção da nossa cidade, o nosso é, e sempre será, cuidar das pessoas. Quando vimos o resultado do nosso trabalho, o empenho de cada um para que a nossa festa pudesse acontecer, ficamos convencidos de que estamos no rumo certo, pois a cidade só será de todos se todos tiverem o direito de participar.

O resgate da cidadania plena começa com uma saúde de qualidade e com uma educação capaz de emancipar o cidadão com a força necessária de que necessita aqueles que sonham em construir uma vida solidificada na base, com um trabalho para que a nossa dignidade não seja comprada, com uma segurança como direito de quem paga caro e precisa de paz, aí sim podemos dizer que a nossa cidadania será respeitada na sua plenitude. A cidade que queremos é possível e já consigo vislumbrá-la, acreditamos que ela acontecerá. Como diz o ditado, um mais um é sempre mais que dois, que DEUS nos guie para um 2013 onde possamos ter uma Lauro de Freitas com menos desigualdades. Salve nossa terra!

AMANHÃ NA PRAIA DE BURAQUINHO PESCADORES VÃO HOMENAGEAR IEMANJÁ


Amanhã (2/2) será a festa no mar também para os pescadores de Buraquinho, Lauro de Freitas, que há 12 anos organizam a entrega das oferendas à Iemanjá. “Não é do tamanho da do Rio Vermelho, mas a fé é a mesma” - garante o presidente da Associação de Pescadores da localidade, Jonas Tomás dos Santos, o Touro. Ele conta que a tradição sempre foi forte em Lauro de Freitas, mas era feita individualmente por cada pescador.

Hoje, organizada pela Colônia juntamente com o povo de santo, reúne devotos de toda a região, além de turistas que tem a oportunidade de conhecer uma tradição que representa força e símbolo da cultura baiana.

Este ano os presentes poderão ser entregues a partir das 9h, na Colônia. Os trabalhos serão dirigidos por Mãe Lúcia, do Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia. Os 15 barcos, que dependem da maré alta para vencer a barra, devem sair entre 11h e 13h. Após entrega dos presentes, a festa continua em terra com apresentações musicais da Banda Samba de Viola, de Portão, que faz parte do projeto social do Bankoma; e da Banda de Música da Base Aérea de Salvador.

SALVADOR, LAURO DE FREITAS E CAMAÇARI FORAM OS MAIORES GERADORES DE TRABALHO

Na Bahia inteira, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontou a criação de 76.041 empregos com carteira assinada em 2011. O balanço foi divulgado pela SEI na semana passada. O resultado do ano coloca o estado como o segundo na geração de empregos no Nordeste e na oitava posição no ranking nacional. Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari foram os municípios com maior geração de trabalho, conforme o Caged.

No último mês do ano, a Região Metropolitana de Salvador vivenciou uma verdadeira virada quanto à taxa de desemprego. No acumulado janeiro-novembro, havia um déficit de 25 mil postos de trabalho, recuperados com folga pela criação de 39 mil em dezembro. “(Com esse número), dezembro recuperou um período de três meses ruins na geração de emprego, principalmente setembro”, destacou a supervisora da PED. O crescimento do nível de emprego alcançou 2,5%.

A supervisora relata que o setor que mais empregou não foi o comércio, apesar da corrida pelas compras natalinas, e sim serviços, que abriu 25 mil empregos. Em seguida apareceram indústria (7 mil), outros setores agregados (como segmento doméstico), com 4 mil, construção civil (3 mil). No comércio, a empregabilidade ficou estável.

Fonte Tribuna da Bahia

SAÍDA DE MÁRIO NEGROMONTE DO MINISTÉRIO, PODE MUDAR PLANOS DO PP

Com grande parcela de comando na prefeitura de Salvador e forte participação na aliança com o governo Wagner, o PP reafirma o seu projeto de levar adiante a pré-candidatura do atual secretário da Casa Civil, João Leão, que confirmou a sua desincompatibilização do cargo para 30 de março, com o intuito de disputar a eleição municipal em outubro.

No entanto, nos bastidores há quem diga que uma possível saída de Mário Negromonte, do Ministério das Cidades que é presidente do PP na Bahia, pode enfraquecer a caminhada no plano de conquista do Palácio Thomé de Souza. Ontem setores da imprensa nacional informaram que o ministro deve antecipar a sua saída e espera apenas o retorno da presidente Dilma da viagem a Cuba para entregar a sua carta de demissão.

Em meio à crise, Negromonte teria se reunido ontem com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e outros ministros. O dirigente do PP baiano deve usar como argumento de motivação para a sua queda do Ministério, considerado um dos mais importantes do governo federal à quebra de unidade de seu partido.

A bancada federal do PP estaria dividida entre o grupo de Negromonte e o grupo liderado por Paulo Maluf e Esperidião Amin. Entre as novidades estão a de que o senador Francisco Dornelles, presidente nacional do PP já estaria em busca de um nome para substituí-lo.

A expectativa é de que a presidente Dilma em viagem acompanhada pelo governador Jaques Wagner (PT) bata o martelo sobre a questão assim que chegar ao Brasil. Há rumores de que suas referências ao ministro na Bahia seria apenas uma forma de amenizar a situação, mas a decisão pelo seu afastamento já teria sido tomada.

Conforme o site G1, ao ser questionada ontem em Cuba sobre o assunto Dilma disse: “”Olha, as questões relativas ao Brasil eu já disse anteriormente - mas vocês são insistentes, inteligentes e rápidos - que as questões relativas ao Brasil discutimos no Brasil a partir de quinta-feira”, declarou.


No cenário local, a perspectiva nos bastidores é de que a crise envolvendo Negromonte possa refletir na eleição em Salvador, onde o pré-candidato João Leão desista para apoiar o pré-candidato do PT, Nelson Pelegrino. A Tribuna não conseguiu falar com o secretário João Leão que estava em viagem para Brasília.

No entanto, essa conjuntura até então é descartada pelos progressistas. O secretário geral do PP, Jabes Ribeiro, negou que isso aconteça. “Leão está saindo exatamente para trabalhar a candidatura em Salvador. Além disso, vale lembrar que o tudo que o PP conquistou foi anterior a presença de Mário no Ministério e a lógica da eleição é municipal”, afirmou.

Ele atribuiu a possível saída de Negromonte da equipe ministerial à fratura na unidade partidária. “No momento em que isso acontece você tem dois caminhos: tentar pacificar e reconciliar o partido ou pedir para sair. Ele (o ministro) está tranquilo, embora chateado com o que vem acontecendo. Para ele, nenhuma ambição irá superar a paz de espírito e a tranquilidade”.

MATRICULAS DO PROUNI PODEM SER FEITAS ATÉ ESTA QUARTA-FEIRA

Os estudantes aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta quarta-feira (1º) para entregar os documentos exigidos pelas instituições de ensino superior e confirmar a matrícula.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, a segunda chamada do programa será divulgada no dia 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

O sistema de consulta dos candidatos pré-selecionados no Prouni foi ao ar no dia 20 de janeiro. A divulgação do resultado estava prevista para o dia 22, mas o MEC antecipou os resultados assim como fez com os resultados do Enem e do Sistema Nacional de Seleção Unificada (Sisu).

Para saber se obteve uma das 195.030 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, o estudante deve inserir o número de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o CPF e digitar os caracteres que aparecem na tela. http://prounialuno.mec.gov.br/

Lista de espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

PROTESTO DE PMs CONGESTIONA TRÂNSITO NO IGUATEMI E NA PARALELA

Uma manifestação de policiais militares deixou o trânsito congestionado na região do Iguatemi e da avenida Paralela na noite desta terça-feira (31), segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Segundo o órgão de trânsito, os policiais seguiam em direção ao CAB - eles estão na Assembleia Legislativa.

Segundo Fábio Britto, diretor jurídico da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), parte dos manifestantes se concentrou na região do Iguatemi. O trânsito também ficou bastante congestionado na Rótula do Abacaxi e na Av. ACM sentido Iguatemi.

No final da tarde desta terça-feira (31), a Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) decidiu entrar em greve por tempo indeterminado depois de assembleia no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. Os participantes sairam da assembleia em carreata e provocaram lentidão em diversos pontos da cidade. Vias da região do Iguatemi foram fechadas por policiais em motos e carros nesta noite, a exemplo da frente do G Barbosa da Av. ACM sentido Rótula do Abacaxi e do Shopping Iguatemi.

Assim, juntamente com a lentidão habitual do horário, o trânsito na capital baiana ficou e continua bastante complicado na região do Iguatemi e na Av. Paralela, assim como na Rótula do Abacaxi.

A greve dos policiais militares é contestada pelo comando da PM, que diz que a Aspra não tem representatividade para decidir pelo corporação e que as atividades seguem normalmente. Em nota divulgada esta noite, a PM garantiu que "estão mantidas as rotinas do policiamento na capital e no interior". A Aspra é uma das associações de policiais militares na Bahia.

Além dos PMs, os servidores da Transalvador decidiram suspender as atividades por 48 horas, depois de assembleia nesta terça-feira (31). A partir das 6h da manhã de quarta-feira (01) atividades como as Blitzes da Lei Seca e o apoio à Festa do Rio Vermelho, no dia 02 de fevereiro, estão comprometidas, já que apenas 30% estarão trabalhando.

Fonte Correio