terça-feira, 22 de novembro de 2011

DEU NO CORREIO



Três traficantes são mortos durante operação da polícia em Portão

Segundo a 34ª DT, outros quatro homens foram presos com revólveres e drogas

22.11.2011 | Atualizado em 22.11.2011 - 21:34

Visualizações: 573

Tamanho da letra: -A | +A



Da Redação
Atualizada às 22h40

Três traficantes morreram na tarde desta terça-feira (22) durante uma operação das polícias Civil e Militar no bairro de Portão, em Lauro de Freitas. Segundo informações da 34ª Delegacia Territorial (DT/Portão), além dos três homens ainda não identificados que foram mortos, outros quatro homens foram presos.

Com eles foram encontrados revólveres e uma certa quantidade de drogas não divulgada. Ainda segundo a 34ª DT, a operação iniciou 16 horas, foi finalizada por volta das 21h e teve o objetivo de desarticular pontos de venda de drogas no bairro.

O local da troca de tiros, no Pé Preto, é o mesmo onde aconteceu uma chacina em outubro deste ano. A chacina foi motivada por disputas ligadas ao tráfico de drogas.

Chacina de Portão
No dia 18 de novembro, a polícia apresentou o traficante que seria o suspeito de ser mandante da chacina que matou três pessoas em Portão no dia 10 de outubro deste ano. Ele foi preso com quatro comparsas.

Segundo o delegado Cláudio Meireles, titular da 34ª DT, a chacina de Portão foi motivada pela disputada de pontos de tráfico entre Djavan Santos Conceição (na foto, de amarelo) e Diego Reis da Silva, capturado no início deste mês, por policiais militares da Rondesp. Diego era o alvo dos ataques.

Três pessoas morreram no local e uma quarta ficou ferida.“Hoje as duas quadrilhas responsáveis pela chacina de Portão estão desarticuladas e presas”, enfatizou Meirelles.

DEU NO A TARDE

22/11/2011 às 18:11
| COMENTÁRIO (0)

Acidente com morte congestiona a Estrada do Coco

Henrique Mendes

Um ciclista morreu no fim da tarde desta terça-feira, 23, após ser atropelado por uma carreta em frente ao Shopping Litoral Norte, na região da Estrada do Coco (BA-099), em Salvador.

Segundo testemunhas, Caio César Costa Santos Neiva, 19 anos, foi fechado por uma van e, ao tentar desviar, acabou sendo atingido pela lateral do veículo que vinha no sentido oposto. Com a colisão, o ciclista morreu na hora.

De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Estadual, o corpo do jovem permance na região, aguardando os trabalhos da perícia. No local do acidente, estão os agentes da 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga), que investigarão o caso, além de técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O acidente, que ocorreu por volta das 16h, provoca um grande engarrafamento na Estrada do Coco, sentido Salvador. Segundo a PRE, o congestionamento chega a 8km na região.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE LAURO DE FREITAS ANTONIO ROSALVO GARANTE QUE NÃO TEM NENHUMA LEI TRAMITANDO PARA ESSA FINALIDADE

LARGO SÊO ANTONIO CARANGUEJO, SE ACOMPANHAR O PROJETO, VAI FICAR UM LUXO!!!

Projeto de revitalização do Largo do Caranguejo, custeada pela Lei de Contrapartidas viabilizados sem custos, por Rosalvo e pelo escritório do renomado arquiteto baiano Fernando Frank

O Presidente da Câmara de Lauro de Freitas, Antonio Rosalvo (PSDB), acabou de entrar em contato, através da rede social (facebook), que não existe nenhuma Lei tramitando na Casa Legislativa com essa finalidade, de mudar o nome do Largo do Caranguejo, e que está sendo recentemente, realizada uma revitalização. No projeto está um LUXO!!! Só quero ver, pois se ficar do jeito que estão divulgando, dou a mão a palmatória a atual gestão.

Esta notícia, nos deixou mais tranquilo, e com certeza, os familiares e os antigos moradores do bairro de Itinga, estão neste momento, menos desconfiados. Esperamos que a prefeita Moema Gramacho, tenha este pensamento de valorizar a nossa história e a nossa cultura.

Mas vamos acompanhar e ficar ligados, para que não mudem o nome deste boêmio largo, que tem muita história pra nos contar, enriquecendo a nossa cultura popular.

O LARGO DO CARANGUEJO NÃO PODE MUDAR DE NOME - SÊO ANTONIO, MERECE RESPEITO!!!

O bairro de Itinga, merece ser olhado como um dos principais polos culturais de Lauro de Freitas. E no Largo do Caranguejo, acontece as maiores efervescências da cultura popular de nossa cidade, uma origem que surgiu das manifestações do seu povo. Talvez o que Jorge Amado, Caribé, Batatinha, Mãe Minininha do Gontois, Edil Pacheco, Mestre Bimba etc foram pra Salvador, SÊO ANTONIO CARANGUEJO É PARA ITINGA. Um homem de origem simples, humilde, que tem a cara dessa comunidade peculiar.

O ex-prefeito, Gerino de Souza Filho, que também foi uma personalidade importante para a nossa cidade, e sempre valorizou este povo, que por sinal na foto acima, ele se está ao lado de Antonio Caranguejo, com certeza, acharia uma injustiça que este largo não tivesse o nome desta figura da nossa cultura.

O largo tem uma identidade que ninguém tira e já tem por força popular o seu nome. O LARGO, EXPRESSA A SUA VIDA, A SUA ALMA E A NOSSA CULTURA!!!

O ex-prefeito de Lauro de Freitas, que muito respeito, sou amigo do seu filho Gilvan Souza, desde a infância, merece que tenha outras homenagens, como o estádio do centro, avenida e etc... Mas o Largo do Caranguejo, tem a mais pura essência daquele povo...

VIVA A SÊO CARANGUEJO!!! VIVA AO LARGO SÊO ANTONIO CARANGUEJO!!!

Duzinho Nery

LARGO DO CARANGUEJO, UM NOME DADO PELO POVO.
VAMOS FAZER JUSTIÇA!!!

A Itinga já foi conhecida como “Terra de índio sem Cacique”, pelo grande índice de violência. Sempre nas segundas-feiras nas capas dos jornais, estava em destaque o bairro mais populoso de Lauro de Freitas, mas não com matérias bonitas e sim estampando a criminalidade e os homicídios que ocorriam.

Mas vamos pular esta parte que se refere à violência e vamos focar um pouco da história e da cultura do povo deste bairro, que tem uma particularidade.

A Itinga é um bairro formado praticamente por famílias que vieram da Pituba, Nordeste de Amaralina e Rio Vermelho, tem outras localidades, mais com menor expressão. Pessoas que em sua formação profissional traziam a cultura popular enraizada em seus corações, por serem pescadores, artesões, feirantes, carpinteiros, e outros, que escolheram o município de Lauro de Freitas, precisamente o bairro de Itinga para criarem os seus filhos.

Dentre muitos destes personagens anônimos e populares, destaco o saudoso Antônio Caranguejo, que com o seu velho balaio cheio de crustáceos, naquela velha esquina de barro, vendeu o seu produto e sustentou toda a sua família.

Homem de poucas palavras mais de grande personalidade, caracterizou aquele velho largo, denominando não por sua vontade, mas pela manifestação popular, de Largo do Caranguejo, pois naquela região, sêo Antônio, todos os sábados, vendia o seu produto abençoado por Deus e produzido pela Natureza.

A sua participação cultural, destacou-se no último dia da Lavagem, criada pela sua filha Tânia e seu amigo pai Cesar, em que pegou o seu balaio e soltou na praça, os caranguejos, caracterizando e afirmando aquilo que o povo já havia batizado, como Largo do Caranguejo.

“A voz do Povo é a voz de Deus” já afirmaram isso, e digo mais, a democracia é a prova do respeito à sociedade, da condição máxima de dizer “eu tenho voz”, vamos respeitar aquilo que o povo já caracterizou como, Largo do Caranguejo, como também a Praça de Zé Ramos, Praça Matriz e outros.

Texto de Fabiano Bluz.

DEU NO TRIBUNA DA BAHIA

Segurança
Homem que passava de carro morre ao ser atingido por bala perdida em Portão
Publicada: 21/11/2011 09:34| Atualizada: 21/11/2011 09:34

Um homem foi atingido dentro do carro por uma bala perdida neste domingo, na localidade de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Amaro dos Santos, 49 anos, passava próximo a um tiroteio entre traficantes quando foi baleado.

De acordo com informações da 34ª Delegacia (Portão), Amaro do Santos foi atingido no pescoço, no momento em que passava de carro pela rua Queira Deus, inde acontecia uma intensa troca de tiros entre traficantes da região.

A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Publicada: 21/11/2011 09:34| Atualizada: 21/11/2011 09:34