sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SEM A PRESENÇA DA PREFEITA E DOS PRINCIPAIS GRUPOS CULTURAIS VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA ACONTECE SEM BRILHO

Na noite de ontem (7/10), no Auditório da Ex-Escola de Cadetes Mirins, foi realizada a abertura oficial da VI Conferência Municipal de Cultura, com o tradicional atraso, desta vez de quase duas horas. Com o pitoresco tema: "PLANEJAR É PRECISO - CONSOLIDAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA", que está mais, pra ser um título de uma piada, do que de um tema amplo para ser discutido com a comunidade.

CONSOLIDAR O QUÊ?

* A inoperância da gestão do Secretário Antonio Lírio e de toda a sua corja?

* As mazelas que se encontram os grupos culturais, que se dependessem desta secretaria, estariam extintos. (Sendo que muitos acabaram).

* A valorização de técnicos altamente importados (OS ESTRANGEIROS), colocando a mão de obra local no escanteio?

* O não apoio as atividades culturais de nossa cidade com dignidade (quando apoiam), humilham os agentes culturais, que se esforçam para realizar os seus objetivos?

Pois bem, a Ex-Escola de Cadetes, estava muito bem decorada, até um enorme tapete vermelho colocaram, como forma de ironizar a todos nós, como se fôssemos "ESTRELAS" de um céu nebuloso. Mas o que vi, foi o total desprestígio da secretaria, que mais uma vez, não conseguiu mobilizar os artistas e os grupos da cidade. O que ainda conseguiu dar um pouco volume de pessoas no local, foi a presença dos funcionários, se não houvesse, estava consolidado mais um fiasco da secretaria.

Nem mesmo a nossa prefeita Moema Gramacho (PT), compareceu ao local, ela estava muito preocupada com a festa de filiação de João Oliveira no seu partido, que ocorreu poucas horas depois. Gatos pingados ficaram até o final da abertura, onde foi ouvidos muitos blá blá blá, e um histórico de realizações da secretaria, que com certeza não foi a de nossa Lauro de Freitas.

Belíssima apresentação do Terno Estrela Dalva de Portão.

Nesta noite, só teve umazinha atividade positiva, a apresentação maravilhosa do Terno Estrela Dalva de Portão, liderado pela guerreira Aidê, com as batidas percussivas do Bloco Afro Bankoma, o que salvou a noite.

Hoje (8/10), a partir das 8h, inicia o credenciamento dos interessados em participar da Conferência, talvez apareça outra meia dúzia de pessoas, para ouvir as mesmas estórias da carochinha, que sempre são contadas por eles.

DEU NO CONSULADO SOCIAL

Lauro de Freitas: Palhaçada, mais uma vez não tem sessão por falta de quórum

A sessão que era para ser realizada na tarde de hoje (6), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas mais uma vez não houve por falta de quórum. Desta vez, havia o número legal de edis na casa legislativa, porém, na hora em que o presidente Rosalvo Neto (PSDB) estava lendo a ata da última sessão, os parlamentares começaram a se ausentar do plenário, para assim, forçar a “queda” da sessão de hoje.

Isso está acontecendo constantemente, e é o momento do povo presente na casa, observar essas posturas dos vereadores, e nas próximas eleições, deem a resposta nas urnas, não reelegendo estes edis que não tem compromisso com a sociedade.

Quem frequenta a casa, sabe quem são os parlamentares que agem desta forma. Uma vergonha!!

NOTÍCIAS DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE)

06 de outubro de 2011 - 08h15

Para concorrer em 2012, cidadão deve se filiar até esta sexta-feira (7)



Calendário eleitoral

Termina neste dia 7 de outubro de 2011, um ano antes do primeiro turno das eleições municipais de 2012, o prazo para que os cidadãos que pretendem disputar cargo eletivo se filiem a um partido político com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o calendário eleitoral de 2012, aprovado pelo Plenário do TSE, o pleito será realizado no dia 7 de outubro de 2012, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Apenas por intermédio de um partido político o cidadão pode requerer o registro de sua candidatura. E para disputar um cargo eletivo deve se filiar ao partido pelo qual pretende concorrer, com pelo menos um ano de antecedência do pleito, de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Em caso de fusão ou incorporação de partidos após o prazo estipulado (um ano antes da eleição), será considerada, para efeito de filiação partidária, a data de filiação do candidato ao partido de origem.

De acordo com a área de estatística do TSE, nas eleições municipais de 2008 o TSE recebeu 814 recursos questionando a filiação partidária de candidatos. Nas eleições gerais de 2010 foram 332 recursos questionando esse requisito.

Os candidatos aos cargos em disputa serão escolhidos pelas legendas nas convenções partidárias, que se realizam entre os dias 10 e 30 de junho de 2012. Os registros poderão ser solicitados à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho, pelos partidos, e até o dia 10 de julho, por candidatos escolhidos em convenção que não tiverem os registros requeridos por sua legenda.

O partido político pode estabelecer, em seu estatuto, prazo de filiação superior a um ano para a candidatura a cargo eletivo. No entanto, esse prazo não pode ser alterado no ano da eleição, tendo por base o princípio da segurança jurídica.

A filiação partidária é o vínculo formal que se estabelece entre um partido político e o eleitor e é uma das condições de elegibilidade conforme estabelece o artigo 14 da Constituição Federal. Só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver na plenitude do gozo de seus direitos políticos.


BB/MB