terça-feira, 16 de agosto de 2011

PERSONALIDADES CULTURAIS DA CIDADE PARTICIPAM DO CARURU DE BADINHA

RAIMUNDA CIGANA, BADINHA E ALINE OLIVEIRA

EXCLUSIVO CATIRIPAPU

Na festa de Vivaldina Conceição, a queridíssima Badinha, não faltou gente. O povo da cidade se fez presente, para prestigiar e saborear o delicioso caruru. Muitas personalidades da nossa cultura, na verdade, os que mais realizam com o sem apoio, esteve com Badinha para celebrar a São Lázaro e São Roque.

Esteve presente, dona Antonia (mãe de Ká, Kinho), dona Ciana, Raimunda Cigana, Aline Oliveira (Casa dos Artigos Religiosos), Artêmio Luz (Grupo Bambolê), Mestre Saci, Xita, Júlio César (Careca), Silí, Professor Gildásio Freitas e eu, Duzinho Nery.

PROFESSOR GILDÁSIO FREITAS E A ANFITRIÃ BADINHA

MESTRE DE CAPOEIRA SACI E ARTÊMIO LUZ.
UM BEBENDO E O OUTRO COMENDO,
E TODOS SE DIVERTINDO ENTRE AMIGOS.

ALINE OLIVEIRA E BADINHA, UM GRANDE ABRAÇO PELA FESTA.

EU, DUZINHO NERY E MINHA AMIGA,
QUE ME VIU CRIANÇA, BADINHA

DONA ANTONIA E FILHAS E DONA CIANA, PRESTIGIANDO A FESTA DA AMIGA BADINHA.

VIVALDINA CONCEIÇÃO, A POPULAR BADINHA FESTEJA DESDE SEUS 10 ANOS DE IDADE A FESTA DE SÃO LÁZARO NO DIA DE SÃO ROQUE

EXCLUSIVO CATIRIPAPU

Com muito orgulho o CATIRIPAPU participou desta festa, esta é uma tradição de quando Lauro de Freitas ainda era a velha Santo Amaro de Ipitanga, tempo quando ainda uma criança de 10 anos de idade inciou sua devoção a São Lázaro, mas curiosamente festejando no dia 16 de agosto, festa de São Roque.

Para Badinha, uma das mais tradicionais baianas de Lauro de Freitas, uma fiel participante das lavagens e festas populares da cidade, São Lázaro, que no Candomblé é Obaluaê é irmão de São Roque. Este conceito deve ser respeitado, mesmo na sua essência, não ter nada a ver um com o outro na história da Igreja Católica.

SÃO LÁZARO: DIA 17 DE DEZEMBRO

São Lázaro teve a sorte de ser o protagonista de um dos milagres mais impressionantes de Jesus Cristo, já que foi ressuscitado pelo Senhor depois de quatro dias de haver falecido.

Segundo as Sagradas Escrituras, Lázaro adoeceu gravemente e duas de suas irmãs Marta e Maria enviaram com urgência um mensageiro ao lugar onde se encontrava Jesus com a seguinte mensagem: "Aquele a quem Você ama, está doente". Muito belo modo de dizer com poucas palavras muitas coisas. Se o amar, estamos seguros de que virá, e se vier, livrará-se da morte.

SÃO ROQUE: DIA 16 DE AGOSTO

Na Itália e França já se venerava São Roque no século XV, pouco depois de sua morte. São Roque era filho do governador de Montepellier, lugar onde nasceu em 1378, e à idade de 20 anos ficou órfão de ambos os pais. Durante a epidemia de peste que se desatou por aquela época na Itália, o santo se dedicou a assistir os doentes e conseguiu curar a muitos mais tão somente fazendo sobre eles o sinal da cruz.

"Omolu, ou Obaluaiê, é a divindade das doenças contagiosas. Recebe sacrifícios de bodes e porcos. Gosta de pipoca e aberém (massa de milho branco assado em folhas de bananeira). Identifica-se com são Lázaro e são Roque. Sua saudação é "Atotô!".

Talvez a semelhança dos dois Orixás, Omolu e Obaluaiê tenha concebido na querida Badinha, encontrar a semelhança nos Santos Roque e Lázaro. Mas na verdade, o que vale de tudo isso é a sua sabedoria "SABENÇA", algo que surge das entranças, de uma concepção hereditária que não tem antropólogo ou historiador que conseguirá arrancar da sua consciência. Isso é lindo, é poético, é cultura popular, que só o povo baiano tem.

A nossa mais querida e amada baiana, se dedica anualmente para preparar a festa da sua devoção, para gradecer a vida, a saúde e acima de tudo, dar continuidade a sua tradição. Isso porque o seu caruru, feito com mil quiabos, rende para todo mundo que chega para a sua festa. Todos comem felizes, e a sua casa humilde, que mais parece um coração de mãe, cabe sempre mais um, e o sorriso de Badinha não some do seu rosto, que todo tempo traduz a sua felicidade.

Na festa, além dos amigos, não podia faltar o samba de roda, Badinha com seus pedaços de madeiras, ecoando o som que só ela faz, se divertia sapateando e rodando ao som das suas músicas prediletas. Só mesmo Badinha, mãe de família guerreira, artista popular e uma mãe que muito sofreu com a perda de dois filhos, mas nunca se rendeu a tristeza, no qual ela não quer conta em quanto vida tiver. Êta mulher danada, que traduz como nenhuma outra nesta cidade, a verdadeira genética da cultura da minha cidade que tanto amo que é Santo Amaro de Ipitanga.

Por Duzinho Nery

LAURO DE FREITAS GANHARÁ ESCOLA TÉCNICA POR TER ALTO PERCENTUAL DA POPULAÇÃO EM EXTREMA POBREZA

Programa cria critérios para implantação de 120 novas escolas

Agência Brasil

Os 120 municípios que vão receber as novas escolas técnicas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram selecionados a partir de diversos critérios, entre eles, o percentual da população em extrema pobreza. Foram privilegiadas cidades muito populosas e com baixa renda per capita, além daquelas que apresentaram resultados ruins em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e têm um percentual maior de jovens atrasados na escola. O anúncio das cidades que serão atendidas será feito hoje (16) pela presidenta Dilma Rousseff.

A Bahia é o estado que vai receber o maior número de escolas técnicas: nove, no total, nos municípios de Santo Antonio de Jesus, Lauro de Freitas, Euclides da Cunha, Juazeiro, Brumado, Alagoinhas, Xique Xique, Itaberaba e Serrinha. Em seguida vem o Maranhão (oito escolas), São Paulo (oito escolas), Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro (sete escolas). Todas as 26 unidades da Federação receberão pelo menos uma nova unidade que será administrada pelos institutos federais locais já existentes.

Além das 120 novas escolas, a presidenta Dilma irá inaugurar 88 unidades que começaram a ser construídas ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A previsão, segundo o Ministério da Educação (MEC), é que todas as escolas estejam funcionando até o fim de 2014. O esforço faz parte do plano do governo federal de ampliar a oferta de educação profissional. Além do aumento das vagas nos institutos federais, o Pronatec prevê a distribuição de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino.

VEREADOR GILMAR OLIVEIRA DISSE QUE É ALIADO DA PREFEITA MAS QUE NÃO FICARÁ "APIADO" COM AS IRREGULARIDADES DA GESTÃO

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada hoje, terça-feira,16/8, o vereador Gilmar Oliveira (PP), que é o mais novo aliado da prefeita, teceu várias críticas ao governo, mas desta vez, críticas construtivas, para ao menos tentar contribuir com a chefa do executivo norteando para um caminho menos sinuoso.

Ele desta vez foi feliz, em assumir seu novo posicionamento e bastante decidido em cobrar principalmente dos secretários municipais, uma melhor atuação para o bem estar da comunidade. Gilmar Oliveira disse que está aliado do governo, mas que não vai ficar "apiado", calado com os descasos que poderão surgir.

Fica o exemplo de Gilmar, para que os outros vereadores também tenham a mesma postura, porque senão a função dos vereadores em nossa cidade perde o sentido, de fiscalizar!!! Caso não aconteça, acho melhor que feche o nosso legislativo, pois estará deixando de ser de fato do interesse do povo de Lauro de Freitas.

O Catiripapu está ligado!!!

ADILSON BORGES DIZ QUE O ESPORTE ESTÁ CAPENGA E QUE TEM SAUDADE DO EX-SECRETÁRIO DE CULTURA E ESPORTE CARLOS TABAJARA. E AÍ???

Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O tempo passa, a saudade fica. Este é o sentimento de um dos mais ativos desportistas de Lauro de Freitas, que faz das tripas, coração, para tentar que o seu desejo não morra através da incompetência e irresponsabilidade dos nossos gestores.

O querido Adilson Borges, só deseja ter instrumentos para desenvolver o que mais gosta, que é se doar para a comunidade e presentear o povo com a sua boa ação, que mesmo sofrendo todas as perseguições e empecilhos, vem dentro da sua possibilidade, mesmo suando a camisa literalmente, consegue sem quase nenhum apoio, realizar o seu sonho.

A entrevista descontraída, concedida ao repórter exclusivo do Catiripapu Xita Santos, Adilson Borges revela a sua dor pela falta de políticas públicas para o esporte, onde ele diz está capenga, deficiente, e sem medo fala da saudade so ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Tabajara, onde ele era feliz e não sabia.

Veja a entrevista clicando no link abaixo:


ADOLESCENTE É BALEADO EM VIA PÚBLICA EM LAURO DE FREITAS

O jovem chegou na unidade por volta das 2h. O motivo e autoria do crime não foram informados pela vítima e pela madrastra, que o socorreu para o HGE

Redação CORREIO

Um adolescente de 17 anos foi baleado no tórax e no abdômen, na madrugada desta terça-feira (16), em Vida Nova, no município de Lauro de Freitas, Região metropolitana de Salvador, segundo informações da Central de Polícia. A vítima J.A.J foi socorrida pela madrasta para o Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com informações do posto policial do HGE, o adolescente foi baleado em via pública. O jovem chegou na unidade por volta das 2h. O motivo e autoria do crime não foram informados pela vítima e pela madrastra. O crime será encaminhado para investigação na 23ª delegacia, em Lauro de Freitas.

===========================================


NÃO ESQUEÇA QUE LAURO DE FREITAS É A TERCEIRA CIDADE MAIS VIOLENTA DA BAHIA.

O CULPADO, QUEM É? O POVO!!! QUE VOTOU NESTA PREFEITA QUE ESTÁ AÍ!!!

DENÚNCIA ANÔNIMA: PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA ALUGAR EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA POR 12 MESES E POR MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS

Objeto: Locação de sistemas de informática para os setores da Administração Pública atendendo as quantidades, características e especificações técnicas constantes deste Edital.

Data de abertura: 27/09/11 às 09:00


VALOR DO EDITAL:R$ 1.324.000,00 (HUM MILHÃO TREZENTOS E VINTE QUATRO MIL REAIS)


MAS PARA SE TER ACESSO AO CONTEÚDO DA LICITAÇÃO É PRECISO PAGAR R$ 100,00 (CEM REAIS). ESSE É O REFLEXO DA NOSSA TRANSPARÊNCIA, A MESMA QUE A PREFEITA GANHOU O PRÊMIO.


Mas o CATIRIPAPU teve acesso ao conteúdo, veja a imagem a baixo:


POR QUE AO INVÉS DA PREFEITURA COMPRAR ESTES EQUIPAMENTOS ELA PREFERE ALUGAR? MUITO ESTRANHO ESTA ATITUDE DA PREFEITURA TRANSPARENTE.

A PREFEITURA ALUGA OS EQUIPAMENTOS POR 12 MESES, INCRIVELMENTE O MESMO PERÍODO DA GARANTIA DE 12 MESES DE FÁBRICA. NO FINAL DE 12 MESES, A EMPRESA LEVARÁ OS EQUIPAMENTOS ALUGADOS E A PREFEITURA FARÁ NOVA LICITAÇÃO, E QUEM PAGA SOMOS NÓS.

PARA DIFICULTAR O ACESSO AO CONTEÚDO DA LICITAÇÃO É PRECISO PAGAR R$ 100,00 (CEM REAIS).

NOSSO QUESTIONAMENTO: ONDE ESTÁ A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS? MPE, SOLICITAMOS TRANSPARÊNCIA PÚBLICA JÁ!!!

A PREFEITA MOEMA GRAMACHO TEM QUE COLOCAR O CONTEÚDO DESTA LICITAÇÃO NA INTERNET, PARA QUE TODOS E TODAS VEJAM A SUA TRANSPARÊNCIA DE VERDADE!!! O CATIRIPAPU vai cobrar!!!

Recebemos esta denúncia e está exposta no seguinte blog:

Solicitamos resposta da Prefeitura, estamos a inteira disposição para maiores esclarecimentos.

GOVERNO DOS EQUÍVOCOS: INSCRIÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO É SUSPENSO EM LAURO DE FREITAS

"CORREÇÃO DOS EQUÍVOCOS"
FAZ PREFEITURA SUSPENDER INSCRIÇÕES

Se for corrigir todos os equívocos desta gestão, a prefeitura tem que parar de funcionar por muito tempo... isso pelo montante de equívocos que acarretam sobre esta atual gestão e que ainda consigo ouvir pessoas defender sem nenhuma vergonha e muita cara de pau de alguns deles.

Como não bastasse os sete anos para reforma do estádio municipal, a precariedade do Programa Segundo Tempo, conclusão da reforma do Mercado Municipal, a péssima gestão cultural, o ginásio de esportes interditado, greve dos professores, falta de médicos e remédios, ruas esburacadas, enfim, um catatau de problemas, mas agora, mais um agravante: AS INSCRIÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO SUSPENSAS!!!

Está no site da Prefeitura de Lauro de Freitas, segue o link:

A Prefeitura de Lauro de Freitas informa que republicará o edital do Concurso Público para preenchimento de vagas com a correção de alguns equívocos em relação aos salários divulgados no edital anterior. A republicação não interferirá nas inscrições que prosseguem normalmente na Secretaria Municipal de Administração, situada à Praça João Thiago dos Santos s/n, Centro, ou através dos sites www.libri.com.br e www.laurodefreitas.ba.gov.br.

Pois é meus leitores, a coisa está feia nesta prefeitura de minha amada e querida cidade, tem coisas que não acredito que aconteça, mas nesta Lauro de Freitas tudo está sendo possível. Será que não se tem planejamento, claro que não!!! Como é possível querer CORRIGIR EQUÍVOCOS? O que este povo anda fazendo tanto que não conseguiram enxergar os erros mil que estão acontecendo? Este EQUÍVOCO é apenas a pontinha do iceberg de tantas irresponsabilidades que deve está dentro deste angú mal temperado.

Mas sempre quem paga com isso é o povo, que está no segundo plano e que nunca foi prioridade. Eles estão neste momento mais preocupados em cooptar lideranças em troca de cargos públicos, ato ridículo, o que demonstra a fraqueza desta gestão.

Mas o povo está atento a tudo e as coisas vão mudar muito, a consciência das pessoas mudaram, pra quem pensa que o povo ainda está besta. Catiripapu neles!!!

ESTE É O GOVERNO DOS EQUÍVOCOS!!!