quarta-feira, 27 de julho de 2011

LENTIDÃO NO TRÂNSITO NA ESTRADA DO COCO POR CAUSA DE ACIDENTES

Dois acidentes sem vítimas deixaram o trânsito congestionado na Estrada do Coco (BA-099), no início da tarde desta segunda-feira, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Um dos acidentes ocorreu por volta das 14h, quando um carro-forte bateu num poste de iluminação pública perto do Hospital Aeroporto, no sentido Arembepe. Cerca de 30 minutos mais tarde, ocorreu um outro acidente entre uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma van, mas no sentido Salvador. Com isso, o trânsito ficou congestionado perto da lanchonete Mc Donald’s. A PRE (Polícia Rodoviária Estadual), ainda não tem detalhes dos acidentes. (A Tarde)

BABADINHOS DE HOJE

* Ontem, 26/7 o nosso amigo Yuri Carvalho completou 35 aninhos de vida. Que Deus conceda a ele e a toda a sua família, muita saúde, paz e realizações. Mas o babado da festa, foi feito pelo baixo astral, dono do BLOG INIMIGO, que insinuou no seu bloguinho, que dinheiro que o nosso amigo assessor de imprensa da Câmara de Vereadores foi comemorar seu niver, em um dos luxuosos RESORTS do complexo hoteleiro da Costa do Sauípe, foi da Câmara. Yuri está muito chateado com isso, e me disse a seguinte frase: "O TROCO É UMA BANDA QUE SE COME FRIA". Se segure, que pelo jeito vai ter troco!!!

* O vereador José Alves, o Bitinho (PR), me disse hoje no restaurante Flor de Oxum, que ele que é vereador retado. Isso porque, foi o único vereador que se recusou se aliar da prefeita Moema Passos (PT), e que ele recusou 3 SECRETARIAS - MEIO AMBIENTE - ADMINISTRAÇÃO - TRANSPORTE. O poderoso Bito, disse que é homem sério e que jamais iria se aliar a um governo irresponsável como este. E que não entende como pessoas que se dizem sérias, mudam de lado como se mudam de roupa.

* J.P da TV Diferente está tirando o sono dos invejosos. As pessoas o criticam porque ele está fazendo o seu trabalho e ajudando a comunidade. Diabos que o espaço está aí pra todo mundo e ninguém faz merda de nada. O que é isso? Deixa o cara trabalhar. Se é pra fazer nome pra ser eleito, um problema dele, nada o impede. Faça o mesmo, e vamos assim, construir uma cidade melhor. Se a prefeitura não faz, deixe-o fazer.

* Dr. Márcio Paiva a cada dia que passa está na graça do povo de Lauro de Freitas. Segundo os homens das pesquisas, o nome do doutor, está despontando em todas, e não dar pra ninguém. Se segurem, que o PP vem forte, com o nome do prefeiturável que vem badalando os quatro cantos de nossa cidade. Dr. Márcio terá o apoio do Ministro das Cidades Mário Negromonte e dos deputados João Leão e Cacá Leão. Acabaram os boatos!!! A cidade já tem o doutor que vai tirar nossa cidade da UTI.

PREFEITURÁVEL LULA MACIEL CONVIDA POPULAÇÃO PARA ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Quadra poliesportiva coberta, pedido de Lula,
será entregue em Vila Praiana


Quadra poliesportiva coberta, pedido de Lula, será entregue em Vila Praiana

Os eventos acontecerão no sábado e no domingo (30 e 31/07), na Praça da Matriz. O cortejo cultural, no dia 30, a partir das 9h, leva às principais ruas do centro, escolas da rede municipal e 16 grupos culturais.

No dia 31, também na Praça da Matriz, atrações artísticas terão espaço garantido. Das 14h às 16h: Azânia, Atikum, Axé Lata, Bambolê, Bankoma, Comando Negro, Orquestra de Berimbau, Samba de Roda Saia Rendada, Samba de Roda Renascer do Quingoma, Fanfarra Renascer do Sol, Fanfarra Filhos da Bahia, Toque Mania, Vem Dançar e Zâmbia. às 16h, O Prumo, às 18h30, Anjos do Arrocha e às 2h a Banda Calypso, encerrando a festa.

As inaugurações também marcam o aniversário dos 49 anos de emancipação da cidade de Lauro de Freitas. Além de uma escola na Lagoa da Base e uma praça no Cají, o vereador Lula Maciel (PT) e a prefeita Moema Gramacho (PT) entregam à população quadra poliesportiva coberta, na Escola Fênix, em Vila Praiana.


A conquista é resultado do empenho do Vereador Lula Maciel que, através da bancada Federal do PT, conseguiu investimento de R$300 mil e teve o seu pedido atendido pela prefeita Moema, em atenção a comunidade de Vila Praiana. Iniciativas como estas são exemplos do importante trabalho em parceria com o Vereador Lula Maciel, que vem dando especial atenção aos pedidos recebidos e as necessidades identificadas durante visitas de rotina pelo município.


DEPUTADO CACÁ LEÃO HOMENAGEIA OS 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE SALINAS DAS MARGARIDAS


Para registrar a passagem do aniversário de emancipação política e administrativa do município de Salinas das Margaridas, que está sendo comemorado hoje, 27 de julho, o Deputado Estadual Cacá Leão protocolou moção de congratulações na Assembléia Legislativa.

No ano de 1881, eram inauguradas as primeiras Salinas, a região era despovoada até então, pois os núcleos habitacionais existentes na área concentravam-se na barra do Paraguaçu de um lado e Encarnação do outro, nos limites de Salinas. A Companhia Salinas da Margarida passou a existir de fato em 20 de março de 1891, pois nesta data foram aprovados os seus estatutos.

Inconformado com o atraso de sua terra natal, Salinas da Margarida, então distrito de Itaparica, o Sr. Manoel Dias de Albuquerque, conhecido como tenente Lozinho, trabalhou junto ao deputado, Padre Luís Palmeira, seu amigo desde Vitória da Conquista, e conseguiu aprovar o projeto de lei que emancipava Salinas, desmembrando-o de Itaparica, mesmo contra a vontade de alguns políticos locais da época. Em 27 de Julho de 1962, foi aprovado o projeto, sendo as eleições realizadas em outubro e o inicio do município com instalação da câmera de vereadores, ocorreu em 7 de abril de 1963.

A industrialização do sal atraiu muitos operários dando lugar à formação e desenvolvimento do povoado. Além do sal, havia também a exportação de piaçava nativa do dendê, mas a pesca sempre foi a principal atividade econômica. Outro aspecto de observação é a diversidade de paisagens produzidas pela geomorfologia traduzindo-se em baixada litorânea, planícies marinhas, fluviomarinhos e tabuleiro do recôncavo.

SALINAS tem área de 148,327 km², com uma população de aproximadamente 13 465 mil habitantes, esta a uma distância de 270 ou 69 (via ferry-boat) km de Salvador. A cidade realiza anualmente o melhor Festival de Mariscos da Bahia, concentrado milhares de turistas, o que contribui significativamente para o desenvolvimento local.

O município de SALINAS DA MARAGARIDA vive atualmente um período de progresso e desenvolvimento e a cidade respira ares de realização com a administração do Prefeito WILSON RIBEIRO PEDREIRA, que imprime a sua gestão a competência administrativa dos grandes gestores tornando realidade o sonho de todos em ver sua cidade viver os grandes dias de progresso e desenvolvimento.


ESTÓRIAS, RITMOS E MITOS DE UMA ARTE IPITANGUENSE

Amantes do Conhecimento

Realiza Sarau nas Aldeias SOS


Será realizado no dia 07/08, (Domingo), às 09h30min, o evento ”Amantes do Conhecimento: Estórias, Ritmos e Mitos de uma arte Ipitanguense “. Esse Sarau acontecerá nas Aldeias Infantis SOS (Av: Amarilio Thiago dos Santos, centro, n-144) e contará com a participação de ilustres artistas e educadores de Ipitanga e Salvador. O objetivo desse encontro é promover, através da arte e do lúdico, uma profunda reflexão acerca dos Valores Humanos e de alguns aspectos da cultura e História de Ipitanga, antigo nome de Lauro de Freitas, além de apresentar a comunidade o projeto: “Oficinas Amantes do Conhecimentos”, que ofertará aos adolescentes e crianças em situação de risco de Lauro de Freitas cursos de Teatro, Dança e Música. Esse projeto está previsto para ser realizado em setembro nas Aldeias SOS e estamos em busca de patrocinadores.
As oficinas Amantes do Conhecimento defendem uma prática educacional baseada no desenvolvimento integral do ser humano, além do resgate e valorização das matrizes culturais e históricas de Santo Amaro do Ipitanga.

Cronograma do Evento

Abertura: Apresentação musical com Jô Santana e convidados

- Apresentação do projeto das Oficinas: Tássio Revelat

- Apresentação teatral com Marcos Weldes e Eveline Ferraz

- Intervenções poéticas com Aloísio Lisboa, Josué Ramiro Ramalho, Tina Tude, Valdeck de Almeida, Renata Rimet, Rosa Flor, Gibran Sousa, Carlos Alberto Barreto, Boa morte, Marcos Peralta, Luiz Menezes, Mariana Assunção e muito mais

- Apresentação de Dança do Ventre com Miliane Tahira.

- Homenageados do Evento, Amantes do Conhecimento:

- Grupos culturais: Bankoma e Bambolê.

- Professores da cidade

- Exposição de Artes Plásticas com Luiz Ramos


- Dinâmica de finalização: Dança circular com a educadora Dulce Moreira Sampaio

Apoio: Aldeias SOS; Café com Notícias


Tássio Revelat

Historiador / Pós-graduado em Docência do Ensino Superior/ Escritor / Consultoria em Projetos Educacionais/ Elaboração e Gestão de Projetos Sociais Cel: 87017643

Projeto Amantes do Conhecimento:

DEU NO BAHIA NOTÍCIAS: NOVA ORLA DE IPITANGA, ACREDITEM!

Foto Bahia Notícias

A paisagem da praia de Ipitanga mudou muito desde abril. Foram removidas todas as barracas notificadas em decisão judicial e, agora, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), órgão da prefeitura de Salvador, avança na recuperação da área onde houve as demolições. O cenário é mais diferente ainda se comparado com as previsões da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que, na época, chegou a alegar o desabamento da via local, caso estruturas em alvenaria que davam suporte às barracas fossem retiradas. “Temos recebido elogios da comunidade local, demonstrando que a prefeitura de Salvador agiu corretamente”, afirma o superintendente da Sucom, Cláudio Silva. De acordo com o gestor, o impasse provocado pelas demolições seguiu além das discussões dos limites territoriais entre Salvador e Lauro de Freitas, ganhando conotações políticas nas declarações de Gramacho. Três meses após as ações demolitórias em Ipitanga, a revitalização de calçadas, galerias para escoamento de água, acessos, gramados e coqueirais segue em ritmo acelerado.

(Ricardo Luzbel)