segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AGENDA LAURO DIVULGA MICARETA DE PORTÃO

Micareta de Portão deve reunir 30 mil pessoas


Com expectativa de público de 30 mil pessoas, a tradicional Micareta de Portão abre o ciclo de eventos populares do Litoral Norte. No percurso de 3 km da Santo Antônio, rua principal do bairro, desfilarão trios e blocos. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) em parceria com a Associação de Blocos e Trios, a festa começa na sexta-feira, 30, com o desfile do grupo Bankoma, às 19h. Em seguida desfilam os blocos Pé de Samba com 800 integrantes e o Furação que desce a avenida com 1.200 integrantes ao som da Banda A Bronca. A noite termina com o bloco Hêa.

No dia 1º, sábado, às 16h, o bloco Banca Rapp, representante do movimento hip hop de Portão arrasta cerca de 600 foliões pelo circuito Santo Antônio. Em seguida o Bloco Mirim com mais de 500 pequenos foliões e acompanhantes fantasiados de Mulher Maravilha e Super Homem fazem a festa. A camisa rosa dos 1.200 participantes do bloco Primeiro Beijo entra no circuito às 18h. A programação conta ainda com o desfile dos blocos Os Sungas e As Perigosas, travestidos de enfermeiras.

No domingo, o tradicional cortejo cultural sai às 9h da Rua Queira Deus e segue até rua Santo Antônio para lavar as escadarias da igreja. Baianas à frente, o cortejo é considerado ponto alto da festa com direito a banho de água de cheiro. A Trilha da Cachaça e João Expresso desfilarão às 12h, no circuito Queira Deus. A partir das 16h, outro bloco de hip hop, o Arrasta Rapp, leva o discurso de protesto para a folia. Em seguida, animado pelas bandas Zirig e T Swing, com participação de Guto do Pank, o Bloco Mirim volta às ruas de Portão. O terceiro dia de festejo tem ainda o bloco Furacão, Pé de Samba, Primeiro Beijo e As Perigosas de volta ao circuito.

História: Realizada há 31 anos a parte mais tradicional, a Lavagem de Portão, deu origem à festa atual. Reúne baianas, capoeiristas e comunidade, que desfilam ao som dos tambores do Bankoma e dos grupos culturais. A Lavagem foi idealizada por três moradores antigos do bairro.

Estrutura - Nos últimos anos, o que era encontro de amigos do bairro se transformou numa grande festa, atraindo milhares de turistas. Para dar suporte ao evento, a 81ª Companhia Independente da Polícia Militar receberá reforços de outras unidades, da Polícia de Choque e cavalaria com apoio de helicópteros e sistema de videomonitoramento. A Secretaria Municipal de Saúde também vai montar serviço de atendimento no local.

A prefeitura não vai permitir a venda de bebidas em vasilhames de vidro no circuito. Os ambulantes serão orientados sobre medidas de segurança e higiene durante reunião na próxima semana.

PROGRAMAÇÃO

Sexta- feira (30)

Bankoma -- 19h

Pé de Samba – 19h30

Furacão – 20h

Hêa - 20h30

Sábado (1º)

Banca Rapp - 16h

Bloco Mirim – 17h

Primeiro Beijo – 18h

Os Sungas – 19h

As Perigosas – 20h

Domingo (2)

Cortejo Cultura – 9h

João Expresso – 12h

Trilha da Cachaça – 13h

Arrasta Rapp – 16h

Bloco Mirim – 17h

Furacão – 18h

Pé de Samba – 19h

Primeiro Beijo – 20h

Perigosas – 21h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.